A modelagem poligonal é uma mistura de arte e conhecimento técnico que podem ser dominados com um pouco de esforço e muito estudo. As ferramentas da modelagem poligonal são muito parecidas entre as ferramentas que suportam a técnica como o Blender, Maya, Cinema 4D e 3dsmax. Uma vez entendendo o funcionamento das opções é necessário apenas adaptar o seu fluxo de trabalho para começar a criar modelos 3d em todas as ferramentas. Mas, ainda existem algumas situações em que precisamos aplicar um pouco de criatividade para resolver problemas de topologia. Por exemplo, a redução de polígonos em malhas 3d podem ser um problema.

Para quem gosta de estudar e praticar modelagem poligonal, encontrei uma ótima referência divulgada pelo site Pixel and Poly que ensina a fazer redução de polígonos de maneira otimizada, e também mostram o resultado da redução quando a malha for suavizada.

Modelagem poligonal

Esse tipo de procedimento é especialmente importante na criação de modelos 3d orgânicos como seres humanos ou criaturas em geral. Quando o artista precisa criar adaptações para cabeça, braços ou outras partes em que a forma do modelo 3d muda de maneira significativa, exigindo eventualmente a redução ou aumento no número de polígonos.

Como fazer uso do gráfico? Observe na parte superior da legenda que existe uma identificação como 4 to 2 que mostra o processo de adaptação de 4 para 2 polígonos ou o inverso. Basta seguir a organização da topologia e edge loops e você terá um modelo 3d mais organizado. Na imagem que está na parte inferior a mesma divisão é apresentada com a subdivisão da malha 3d.

O mapa de adaptação de polígonos é fundamental para os artistas 3d que pretendem melhorar as suas técnicas de modelagem 3d.

Aprendendo sobre modelagem poligonal

No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com modelagem poligonal, em que você pode aplicar esses recursos de gerenciamento da malha 3d e configurar a estrutura dos seus projetos: