Entre os principais recursos que um artista digital especializado em arquitetura precisa no seu portfólio é uma boa biblioteca de móveis e objetos 3D. É o tipo de recurso que pode acelerar de maneira significativa o desenvolvimento de qualquer projeto.

Quer fazer o download gratuito de alguns móveis e objetos que devem incrementar ainda mais a sua biblioteca para arquitetura?

Um artista chamado Alex compartilhou no web site do seu estúdio uma incrível coleção com mais de 30 objetos e móveis 3D já com texturas. Os objetos abrangem desde sofás e cadeiras de design até eletrônicos como notebooks e smartphones. É o tipo de coleção perfeita para quem pretende começar a produzir imagens de interiores para arquitetura.

Os arquivos estão todos disponíveis no formato FBX que é compatível com uma grande quantidade de softwares 3D, seja para fins de edição ou então análise dos arquivos para fins de aprendizagem.

Algumas considerações importantes relacionadas com os arquivos dessa coleção:

  • O material é livre de direitos autorais para uso em projetos com fins comerciais! Você só não pode redistribuir os arquivos em outras mídias.
  • Os arquivos FBX dessa coleção estão em formato ASCII, o que pode impedir os mesmos de serem importador em alguns softwares. Por exemplo, o Blender só consegue ler os arquivos FBX em formato binário. Mas, você pode converter os mesmos para esse formato com um software gratuito fornecido pela própria Autodesk.
  • Para os casos em que o seu software não seja compatível com o formato FBX, use o Blender para converter o material para OBJ. Esse é um formato universal aceito pela grande maioria dos softwares 3D.

Como essa é uma coleção sem fins comerciais é interessante fazer o download dos modelos 3D o quanto antes, pois nada impede que o autor acabe removendo os links ou mudando os arquivos a qualquer momento.

Para ter acesso aos arquivos não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro, apenas visitar a página relacionada com o recurso desejado e usar o link direto para download.

Já mencionei que é tudo gratuito?

Aprendendo modelagem para arquitetura

No EAD – Allan Brito você aprende a criar móveis e objetos para arquitetura usando diversos softwares como o Blender, SketchUp e 3ds max. Os cursos ensinam não só a criar os modelos 3D mas também renderizar e aprensentar o material: