Um dos grandes desafios para qualquer artista digital com demanda relacionada com realidade virtual, é criar material que seja compatível com o máximo de plataformas. O mercado possui as mais diversas opções de dispositivos VR. Alguns mais acessíveis e baratos e outros com um pouco mais de sofisticação e custo elevado.

Entre as soluções para atender essa demanda está o WebVR, que permite compartilhar material VR entre essas plataformas. Seja com o acessível Google Cardboard ou então o Rift e Vive.

Apesar de ser compatível com o Rift e Vive, o uso de WebVR nos dispositivos ainda estava em estágios iniciais de desenvolvimento. Mas, agora é possível aproveitar ainda mais essas sofisticadas plataformas com a última atualização do Firefox.

O navegador chegou na sua versão 55 com suporte melhorado para WebVR no Rift e Vive. Além de suporte melhorado, você também pode adicionar instruções para interagir com os controles de ambas a plataformas.

Por exemplo, agora é possível criar 3d real e navegar pelos ambientes e interagir com objetos usando os controles. Tudo com base na Web! Sem mencionar os controles de movimento das plataformas que ajudam a localizar o usuário dentro do espaço tridimensional.

Antes dessa atualização era preciso baixar versões especiais dos navegadores que possuem suporte para essas plataformas. Agora tudo ficou mais fácil, o que deve impulsionar ainda mais a demanda pelo uso de material relacionado com WebVR.

É uma das formas mais imersivas para apresentar projetos de arquitetura ou design, pois você oferece uma visão realista dos projetos. Seu potencial cliente pode avaliar os ambientes do ponto de vista real.

Se você já trabalha com WebVR é extremamente recomendável atualizar o seu Firefox para a última versão, assim você pode aproveitar todos os novos recursos. Em questão de minutos você terá um ambiente VR!

Aprendendo a desenvolver material em VR

Quer aprender a criar material em VR? Seja usando o WebVR, que é multiplataforma e pode ser distribuído para qualquer pessoa no mundo ou então aplicações dedicadas para Android ou iOS. No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam na criação desse tipo de projeto: