Um dos melhores recursos do Blender 2.79 é o chamado denoising que permite reduzir a granulação gerada pelos renders no Cycles aplicando um pequeno desfoque nas imagens. Como resultado você pode trabalhar com imagens complexas renderizando com quantidades de sample mediadas, para gerar resultados “usáveis”. Por exemplo, imagens com 500 samples geralmente resultam em resultados bem medianos.

Mas, aplicando o processo de denoising nos renders com essa quantidade de samples, é possível conseguir excelentes resultados com pouco tempo de render. Basta acionar o recurso para que o Blender comece a aplicar um leve desfoque nos arredores dos pixels. Assim a quantidade de granulação nas imagens é “maquiada”.

Algumas cenas produzidas para interiores e arquitetura podem ser complexas o suficiente, para que a ferramenta denoising sozinha não seja suficiente para reduzir a granulação até mesmo com 2000 samples.

Quer um exemplo disso?

Veja essa projeto chamado White and Grey Bedroom criado por um artista digital chamado giridc, e compartilhado nos fóruns BlenderArtists.

O projeto foi renderizado usando o Blender 2.79 e faz uso do recurso que reduz a quantidade de granulação. Mesmo usando 2000 samples para cada render, o artista ainda encontra pixels que não estão totalmente livres de “ruído”.

Além de aprender um pouco sobre as dificuldades passadas pelo artista para conseguir renderizar esse tipo de cena, você acompanha também as dicas que outros artistas passam para reduzir a quantidade de granulação, mesmo sem o uso do denoising.

É uma excelente fonte de informação para para artistas que estão aprendendo a usar o Blender 2.79, e todos os seus novos recursos para criar renders com menos granulação.

Aprenda a usar o Blender Cycles

Ficou interessado(a) em usar o Blender Cycles para os seus projetos relacionados com arquitetura? No EAD – Allan Brito você encontra não só recursos e material ensinando o Cycles mas também modelagem 3d com o Blender.

Caso você use outros softwares, você pode aproveitar até mesmo modelos oriundos de ferramentas como o SketchUp.