O uso de tecnologias relacionadas com a produção de jogos digitais para criar animações é uma tendência sem volta, pois a técnica apresenta inúmeros benefícios sobre a produção de animação tradicional. Além de ser um processo mais rápido, o uso de placas de vídeo modernas permite que os produtores de conteúdo possam criar material com o mesmo nível de qualidade.

Um dos pontos negativos relacionados com a produção de qualquer animação é o temido processo de renderização, que podem muitas vezes demorar algumas horas ou dias por quadro. Tudo vai depender da complexidade do seu projeto e também do equipamento usado na renderização.

A quantidade de projetos relacionados com animação que nunca são terminados pela dificuldade em conseguir renderizar é significativa. Hoje existem diversas opções para viabilizar esse tipo de animação, como é o caso das render farms. Mas, isso envolve investir na contratação de serviços que podem encarecer demasiadamente a produção do material.

Quer ver um exemplo de como tudo isso pode ser resolvido usando tecnologia relacionada com produção de jogos? Conheça o projeto Valymdia, que é de autoria de um artista 3D chamado botumys. O projeto é um curta de animação que faz uso do Unity e Maya, para criar toda a sua estrutura.

Todo o curta de animação foi produzido por apenas uma pessoa!

A grande vantagem em produzir esse tipo de material usando o Unity, é que você pode gerar o vídeo com base nos movimentos em tempo-real dos objetos. Como é tudo apresentado com base em gráficos de jogos, você pode fazer alterações e pré-visualizar as cenas do projeto sem a necessidade de renderizar tudo novamente.

Quando todo o processo estiver concluído, basta você configurar o Unity para exportar o material no formato de vídeo. O processo é muito mais rápido e simples do que criar animações de maneira tradicional.

É bem provável que no futuro as animações que assistimos nos cinemas sejam todas criadas usando essa mesma técnica.

Aprenda a fazer animação com Unity

Ficou interessado(a) em trabalhar com animação desse tipo usado o Unity? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com o uso do Unity. Seja para a criação de jogos digitais ou mesmo animações comum essa apresentada no artigo.

Além do Unity é possível encontrar material relacionado com outros softwares para fazer a modelagem 3D, pois o Unity não vai ajudar você na criação dos objetos: