A criação de materiais e texturas é fundamental para qualquer projeto relacionado com arte digital, e com o Blender não é diferente. É preciso acertar nos shaders e também texturas de um objeto para que ele fique realista.

O gerenciamento de texturas e mapas UV é de fundamental importância para que você tenha controle sobre a aparência dos objetos.

Uma das melhores ferramentas para fazer gerenciamento de texturas no Blender acabou de ser atualizada. O TexTools agora está na versão 1.10 que adicionou uma série de novidades. Entre os novos recursos estão opções de normais e displacement no modo bake!

Mas, o que TexTools faz? Essa é uma ferramenta que adiciona um painel novo no Blender depois de instalado. O processo de instalação do Add-on é extremamente simples. Você faz a cópia do arquivo zip, depois é só adicionar o mesmo arquivo no painel de preferencias do usuário no Blender.

Você não pode extrair o conteúdo do zip! Caso faça isso o Blender não vai “saber” instalar a extensão no local correto.

Quando o TexTools é instalado no Blender, uma nova barra repleta de opções vai aparecer na janela UV/Image Editor. Nessa barra estão todas das opções relacionadas com o Add-on.

Assim como o Blender o TexTools é completamente gratuito. Você pode fazer o download do Add-on diretamente por esse endereço. Como o autor do Add-on consegue fazer com que algo útil como o TexTools seja gratuito?

Ele utiliza um botão de doação para permitir que artistas 3d possam contribuir com o seu trabalho, pelo menos financeiramente.

Essa é uma versão do TexTools que já tinha sido lançada para o 3ds Max, pelo mesmo autor. Agora ele está convertendo seus plugins para o Blender!

Aprendendo sobre materiais e texturas no Blender

Quer aprender mais sobre materiais e texturas no Blender? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos e treinamentos relacionados com o uso do Blender e o Cycles. Alguns dos cursos são específicos sobre o uso de materiais e texturas: