Para qualquer artista envolvido com a criação de conteúdos ou apresentações para a internet, um dos maiores desafios é mesclar a sua formação direcionada com as artes visuais e o ambiente técnico e cheio de códigos da web. Sempre que ministro cursos sobre o Flash ou ActionScript percebo isso de maneira bem evidente, pois quando o público do curso é formado por pessoas interessadas na parte visual, o ActionScript fica meio de lado e quando o público é de desenvolvedores, a parte visual dos aplicativos sempre deixa a desejar. A Adobe está tentando minimizar essas diferenças para o lado dos artistas com o lançamento do Adobe Flash Catalyst. Esse é um aplicativo ainda em estágio beta no Adobe Labs que tem como objetivo criar interfaces para internet, sem o uso de nenhum tipo de código.

O processo de criação no Flash Catalyst funciona com base na importação de arquivos produzidos no Photoshop, Illustrator ou Fireworks. Assim que os arquivos são importados é possível converter os mesmos para elementos interativos como botões. O vídeo abaixo mostra uma demonstração do software em ação:

Se você produz material gráfico e gostaria de testar o Catalyst para criar apresentações, o software pode ser copiado de maneira gratuita no web site da Adobe, enquanto ainda estiver em fase beta. O apelo de criar apresentações interativas sem a necessidade de usar uma linha de código é muito interessante para artistas, que não tenham interesse em estudar linguagens de programação. Para promover o uso do software, existe um treinamento gratuito sobre o Adobe Catalyst disponível nesse endereço, ainda que seja básico é uma ótima introdução ao software.

Essa opção não é tecnicamente a melhor escolha, pois softwares que criam esse tipo de comportamento de maneira automática geralmente adicionam muitos blocos de código desnecessários ao aplicativo.

Ainda acredito que a melhor solução, pelo menos para quem precisa apresentar material em 3d é usar engines 3d para o Flash, caso o trabalho seja apresentado na web. Entre as diversas opções de engines 3d a que mais me agrada é o Papervision 3D, que é totalmente gratuito e de pode criar efeitos muito interessantes para apresentar interfaces e modelos 3d direto no navegador. O ponto negativo do Papervision 3D é que você precisa de conhecimentos intermediários em ActionScript para conseguir elaborar alguma interface interativa em 3D.