Download gratuito de arquivos de vídeo para edição

A grande maioria dos artistas que trabalha do softwares de animação, tem como objetivo produzir material que resulta em arquivos de video. Esses vídeos são gerados fora de ordem e com partes que precisam ser inevitavelmente cortadas ou ajustadas na pós-produção. Nesse ponto entram as ferramentas de edição não-linear de video como é o caso do Adobe Premiere e o Final Cut da Apple. Um dos desafios para aprender a trabalhar comesse tipo de software é encontrar material que possa servir para esse tipo de propósito, como vídeos de assuntos diversos para fazer montagens.

Keith cutting away

Sempre que preciso ministrar aulas relacionadas com montagem de video usando o Premiere ou Final Cut, acabo usando material produzido em softwares 3d por ser mais rápido e pratico. Mas, se você quiser uma boa gama de materiais para exercitar a montagem de vídeos, existe um excelente recurso que é o Worldclips. Esse web site oferece uma gama com mais de 5000 vídeos em formato NTSC que podem ser copiados de maneira totalmente gratuita para estudar a montagem de vídeos com esses softwares.

Os vídeos estão salvos com o container MOV e dispõe de resoluções em 720 por 480 pixels que é o padrão de moldura dos vídeos em NTSC.

Esse tipo de recurso é uma fonte riquíssima de material para editores de video iniciantes, pois com ele é possível fazer as mais diversas montagens e projetos com temas envolvendo:

  • Animais
  • Austrália
  • Negócios
  • Paisagens no deserto
  • Europa
  • Montanhas e paisagens montanhosas
  • América do norte
  • América do sul

Como sugestão para os interessados em aprender montagem de video, recomendo copiar vários vídeos sobre o mesmo tema, e com esse material tentar montar algo próximo de um clip usando as imagens do site.

Mas, e o audio? Um recurso muito rico para material em audio é o ccmixter, que reúne diversos remix de usuários e entusiastas de audio disponíveis inclusive para uso comercial. É importante verificar o tipo da licença oferecida no web site, para assegurar que a música pode ser aproveitada de maneira correta no seu projeto.

Agora você não tem mais desculpas para começar a colocar em prática os seus conhecimentos sobre montagem de vídeo, pois material para criar exemplos com riqueza de imagens e trilha sonora é o que não falta.

Vídeos gratuitos para estudar composição de vídeo e tracking de câmera

O estudo de assuntos e temas como a edição de vídeo ou a composição de elementos digitais e elementos 3d, sempre esbarra em um pequeno problema que é o acesso a vídeos e material próprio para esse fim. Por exemplo, ao estudar softwares como o Photoshop a temática da edição de fotografias é facilmente suprida com uma simples máquina fotográfica e um pouco de imaginação. Mas, quando o assunto é estudar ferramentas como o Adobe Premiere ou Adobe After Effects o acesso a material já produzido com fundo verde ou preparado, para receber tracking de câmera é bem mais complicado.

Mesmo que você parta para uma produção própria, o custo de montar esse tipo de aparato com a iluminação certa e a reserva do espaço acaba deixando a produção ou o estudo inviável. Sempre que posso estou tentando reunir material de apoio para minhas aulas sobre o tema, apesar de fazer um tempo que não ministro aulas sobre After Effects ou Premiere, sempre é bom estar preparado.

É com esse intuito que recomendo o download de alguns vídeos produzidos e disponibilizados por um web site chamado Hollywood Camera Work, que compilaram vários clipes de vídeo em resoluções bem altas como Full HD (1920×1080), com material gravado em Chroma Key e preparado para receber tracking de câmera.

video-chroma-key-adobe-premiere.jpg

O Chroma Key é um tipo de efeito bem conhecido para quem já teve curiosidade de estudar um pouco a área de edição e efeitos para vídeo, e consiste na gravação de uma cena com atores, em que o plano de fundo é totalmente verde com alta saturação ou algumas vezes azul. Nesse caso, podemos usar softwares como o Adobe Premiere, After Effects, Vegas e vários outros para substituir esse fundo verde por outro vídeo ou então alguma imagem que esteja dentro do contexto do projeto. O download dos vídeos preparados para Chroma Key pode ser feito nesse link.

Já o material destinado a câmera tracking, apresenta algumas marcações próprias na imagem para que possamos rastrear o seu movimento na tela, ou então pessoas segurando placas pintadas na mesma cor do Chroma Key. Isso é excelente para criar efeitos em que uma pessoa está segurando um display interativo. Um dos vídeos apresenta um computador com a tela toda pintada com o verde do Chroma, o que nos permite substituir a interface do sistema apresentado na tela por qualquer composição. Os vídeos para câmera track podem ser copiados nesse endereço.

O melhor de tudo é que o download do material é totalmente gratuito! Como as resoluções são bem altas, os vídeos tem tamanho relativamente grande. Mesmo assim, valem cada MB!

Estudo sobre estabilização de vídeo usando computação gráfica 3D

A criação de vídeos usando equipamento de filmagem amadora ou semi-profissional para produções de baixo custo apresenta vários desafios, entre eles encontramos a estabilização da câmera. Uma das principais características que identificam um vídeo amador é aquele efeito em que o foco da câmera nunca fica fixo. Isso é resultado da gravação em vídeo que não usa nenhum equipamento especial para estabilização. As produções com mais recursos tem como aplicar técnicas de estabilização para o vídeo, usando trilhos ou outros equipamentos. Hoje existem softwares especializados em fazer a estabilização do foco da câmera, mas os mesmos ainda são caros e não resultam na estabilização completa da câmera.

Um estudo científico realizado por pesquisadores da Universidade de Winsconsin-Madison em conjunto com a Adobe, conseguiu desenvolver uma técnica que promete revolucionar esse tipo de ferramenta, permitindo que pessoas sem nenhum tipo de equipamento especial, ou com problemas de estabilização possam criar material com aspecto profissional. Esse estudo científico será apresentado na Siggraph 2009 que acontece no próximo mês.

O vídeo abaixo demonstra o estudo que a equipe realizou e compara com diversas situações e material gravado sem nenhum tipo de estabilização.

Ficou interessado? O artigo científico, assim como vários vídeos de exemplo podem ser copiados nesse endereço que agrega as informações sobre essa técnica de estabilização de vídeos usando computação gráfica 3D.

A técnica é bem engenhosa e faz uso do Voodoo camera tracker, que serve para fazer o mapeamento do vídeo e simular o movimento estável da câmera. O processo funciona com a identificação de diversos elementos e pequenos desvios de movimento na câmera. Com esses desvios de movimento identificados, o sistema processa uma seqüência de imagens levemente esférica. Essa imagem esférica é que consegue passar a impressão de estabilidade no vídeo.

O processo é muito bem descrito no artigo disponível para download em PDF. Esse é mais um recurso indispensável para as pessoas que pretendem realizar algum tipo de estudo ou trabalho acadêmico envolvendo computação gráfica.

Mesmo com o artigo sendo público, ainda é cedo para esperar algum tipo de software público em que seja possível avaliar o resultado do estudo em algum material produzido em vídeo. Como a pesquisa foi realizada em parceria com a Adobe, não seria surpresa alguma se esse tipo de recurso estivesse disponível na próxima atualização do Adobe Premiere ou Premiere Elements.

Adobe Premiere CS4: Editando trilhas de áudio

A criação de material visual é apenas parte do trabalho relacionado com animação ou edição de vídeo, pois é necessário sincronizar e ajustar trilhas de áudio, para que as suas produções relacionadas com animação ou mesmo vídeo ganhem ainda mais vida. Nesse ponto os artistas 3d encontram o desafio de conhecer o áudio digital e todas as suas características, para poder adicionar e editar áudio em suas animações. Em grandes produções o ideal é que profissionais especializados na edição de áudio assumam essa tarefa, mas nem sempre o orçamento do projeto suporta esse tipo de contratação.

Para conseguir realizar esse tipo de tarefa o artista 3d pode recorrer a algum software especializado na edição de áudio, para facilitar em parte o seu trabalho. Entre os editores de vídeo mais usados em estúdios está o Adobe Premiere, e com os vídeos abaixo você pode começar a trabalhar com alguns dos recursos para ajustar áudio do software.

O primeiro vídeo aborda uma tarefa relativamente simples e comum na parte de edição de áudio em animação, que é a chamada normalização do áudio. Esse tipo de edição é necessária quando os níveis de volume da trilha de áudio, que pode ser uma música ou então a gravação das vezes para os personagens, está em diferentes níveis. Isso acaba gerando um desconforto e efeito estranho ao áudio e pode ser corrigido de maneira relativamente simples.

Como é possível perceber no vídeo, o procedimento para normalizar o áudio é muito simples e requer apenas o acionamento de um menu no Premiere CS4. Com isso as suas trilhas de áudio ficam com níveis de volume constantes.

O segundo tutorial que indico nesse artigo é sobre a manipulação de arquivos estéreo, na verdade é uma técnica para transformar arquivos com apenas um canal de áudio em estéreo. O tutorial foi gravado no Adobe Premiere CS3, mas o procedimento é bem semelhante no CS4.

Para realizar esse tipo de edição o autor do tutorial usou os filtros de áudio do Premiere para conseguir passar o áudio de um canal e distribuir para o outro.

As dicas são simples, mas podem ajudar muito na edição e finalização de uma animação. Como as ferramentas de edição e ajuste de áudio são pouco usadas por editores de vídeo, que estão mais interessados em trabalhar nos cortes e edição do material visual, qualquer dica de como usar as ferramentas para editar áudio no Premiere CS4 é muito bem-vinda!

Tutorial Adobe Premiere: Como criar animações com base em fotografias?

A primeira coisa que todas as pessoas interessadas em trabalhar com vídeo digital quer fazer é trabalhar nas suas próprias produções. Um dos exercícios que sempre faço nas minhas aulas sobre produção de vídeo é a criação de animações do tipo stop-motion. Para trabalhar com esse tipo de animação você precisa apenas de uma máquina fotográfica digital é um pouco de imaginação. Mas, para transformar esse tipo de imagem em vídeos compatíveis com os displays e modernos monitores de alta definição, é necessário tomar cuidados com os ajustes e características do vídeo e da trilha de áudio, caso você decida usar uma na sua animação.

Para exemplificar o procedimento necessário para criar uma animação assim no Adobe Premiere, um artista de vídeo digital chamado Craig Baldwing publicou no seu blog um ótimo tutorial, mostrando como é possível criar animações no Premiere, usando como base seqüências de fotografia.

premiere-pro-animacao-tutorial.jpg

No final do tutorial você vai ter uma excelente idéia de como produzir uma animação em Full HD, com nítidos 1920 por 1080 pixels de resolução.

No Adobe Premiere existem várias pequenas configurações no projeto que podem ao mesmo tempo, facilitar a produção das animações, como também atrapalhar o desenvolvimento do projeto. A primeira coisa que o tutorial aborda é a configuração padrão do Premiere, para a duração de cada fotografia nas seqüências de vídeo.O ajuste correto desse parâmetro é fundamental, pois pode fazer com que o movimento dos seus objetos na animação fique mais rápido ou lento.

Depois de apontar alguns ajustes na importação das imagens, o autor mostra vários atalhos e ferramentas do Adobe Premiere que podem ajudar nos ajustes da animação, como o posicionamento e alteração dos tempos do vídeo. A parte final do tutorial é de interesse dos artistas que gostariam de aprender um pouco mais sobre parâmetros de configuração de vídeos.

Por exemplo, você sabe qual é o melhor bitrate ou codec para publicar esses vídeos na internet, em web sites como o Youtube ou Vimeo? Pois, no final do tutorial o autor dá várias dicas de configuração e compactação do vídeo para que o material fique com a melhor qualidade possível, em resoluções próprias do Youtube e até mesmo em HD (1280×720).