Editando áudio com Blender e Audacity

Um dos softwares mais conhecidos entre profissionais e entusiastas do áudio digital é o Audacity. Entre os fatores que contribuem para a sua fama está a sua incrível gama de ferramentas e o fato dele ser gratuito. Mas, apesar de possuir essa fama o software não é perfeito e em alguns momentos precisa de complementos para suprir algunas “deficiências”.

O Blender é um complemento fantástico para o Audacity, pois ele consegue fazer exatamente o que o Audacity não é capaz. Como software permite trabalhar com edição não-linear de vídeo e áudio, você pode tranquilamente montar e cortar áudio na janela especializada do Blender.

Alguns projetos podem não demandar esse tipo de recurso, mas outros como podcasts e entrevistas precisam de cortes e montagem de áudio. Seja para remover partes indesejadas ou então adicionar efeitos sonoros ou música. Usar apenas o Audacity para esse tipo de tarefa se mostra não muito prático.

Com o auxílio do Blender é possível realizar esse tipo de tarefa de forma extremamente simplificada.

Você quer aprender como usar o Audacity e o Blender em conjunto? No EAD – Allan Brito você encontra agora o curso sobre produção e montagem de áudio com Audacity e Blender.

No curso você aprende não só a usar os dois softwares, mas todo o processo de preparação do áudio digital e sua produção. A criação de roteiros jornalísticos para condução de entrevistas e produção de áudio.

A última aula do curso é dedicada especificamente a produção, edição e montagem de um podcast no Blender usando áudio tratado no Audacity.

Se você procura por um conjunto de opções flexíveis relacionadas com áudio usando apenas softwares gratuitos, recomendo visitar a página do curso para conferir a lista de aulas e recursos. Todos os arquivos de áudio usados nas aulas estão disponíveis para download, para que você possa colocar em prática os exemplos apresentados.

Aprenda a trabalhar com vídeo e áudio

Quer complementar ainda mais o material relacionado com áudio? Aproveite a oportunidade para conhecer os cursos e material relacionado com vídeo e animação do EAD – Allan Brito:

Download de músicas em MP3 para trilha sonora

Na última semana estava ajudando alguns alunos a criar um portfólio, com algumas imagens estáticas e animações produzidas durante as aulas. Os vídeos até que estavam ficando interessantes, mas faltava alguma coisa para complementar o material. Uma trilha sonora! Nenhum vídeo de portfólio está completo sem a adição de uma boa trilha, principalmente porque ninguém agüenta assistir a um vídeo de 2 ou 3 minutos, apenas com imagens estáticas ou trechos de animação, “mudos”.

Mas, ai vem à pergunta; que música colocar? Pior ainda, qual música usar sem infringir nenhum direito autoral com isso?

Audacity - Logo

Esse é um ponto fundamental, cuidado com o material que você usa nas suas animações. Ele pode estar protegido por direitos autorais. Mas hoje já é possível encontrar vários locais que oferecem músicas em MP3, para download gratuito, sob a licença creative commons.

Caso alguém esteja na mesma situação, resolvi compila uma lista com alguns web sites que oferecem esses recursos para download. Se você ainda tem dúvidas sobre a legalidade e como usar as músicas, a grande maioria dos web sites, possui uma página própria, comentando a licença de uso do material.

Vamos à lista:

  • OverClocked ReMix: Aqui temos várias músicas baseadas na trilha sonora de jogos famosos. Todas as músicas são remixadas.
  • Out of Obscure records: Grande coleção de músicas eletrônicas, gratuitas para download. Essa é uma mina de ouro, já que a grande maioria das trilhas de animação é de música eletrônica.
  • Public Domain 4U: Coleção com vários gêneros, músicas de domínio público de vários artistas.
  • ACIDPlanet: Comunidade de usuários do ACID da Sony.

Com essas músicas já é possível fazer um bom portfólio, com a adição de uma trilha sonora, sem a preocupação de usar material protegido por direitos autorais.

Mas cuidado! Não é só fazer o download da música e jogar lá no seu portfólio, tente sincronizar o ritmo da musica com as animações, transições e efeitos apresentados no vídeo. Isso passará a impressão de uma animação mais trabalhada, sem mencionar o domínio das técnicas de produção e animação.

Então, mãos a obra!

Tutorial Audacity: Removendo ruídos em áudio digital

Uma pergunta que sempre recebo por e-mail ou no curso de Audacity, que organizei no início do semestre está relacionado à remoção de ruídos ou defeitos em arquivos de áudio. Não é necessário possuir uma ferramenta como o Cubase para fazer esse tipo de edição, o Audacity pode chegar a resultados excelentes. Lembre sempre que mesmo com os mais modernos softwares é muito difícil e trabalhoso filtrar os ruídos de um arquivo de áudio digital, principalmente se ele estiver com os seus canais mixados. Isso mesmo, muita gente acha que é só conseguir um arquivo de áudio para milagrosamente, separar os vocais e instrumentos musicais em faixas diferentes. Não é assim que funciona, se fosse fácil assim, ninguém usava estúdio para gravar!

No Audacity, podemos remover ruídos ou defeitos no espectro do som com a ferramenta envelope de maneira muito fácil.

Audacity - Interface

Geralmente identificamos um ruído ou defeito no som, com uma disparidade no espectro. Veja a imagem abaixo, em que encontramos um trecho de um arquivo de áudio, no espectro vemos que uma parte do som apresenta uma variação grande.

Audacity - Ruído

Com o envelope, podemos reduzir o volume dessa área para minimizar o efeito e quem sabe até remover o ruído. Para começar a usar a ferramenta, precisamos clicar no ícone correspondente ou então, pressionar a tecla de atalho F2. Quando fizermos isso, uma linha azul aparecerá na parte superior e inferior do canal de som, indicando que o envelope está ativo.

Continuar lendo Tutorial Audacity: Removendo ruídos em áudio digital

Audacity

Essa semana eu comentei que estou disponibilizando um curso gratuito sobre o Audacity, mas ai percebi que eu nunca tinha explicado aqui o que é o Audacity e para que ele serve. Esse software serve para fazer edição e montagem de áudio digital. Caso você tenha vários pequenos arquivos MP3 que você gravou em uma palestra ou durante uma aula, e gostaria de mixar tudo em um arquivo único e retirar ruídos de fundo, aquela tosse no meio do discurso ou o famoso “hãaaaa” (eu também faço isso as vezes…), o Audacity consegue fazer tudo isso.

Continuar lendo Audacity