FPS Setup: Add-on gratuito no Blender para jogos

O uso dos chamados Add-ons são a forma mais fácil de adicionar e expandir as funcionalidades do Blender, pois funciona como um tipo de plugin. A boa notícia em relação a essas extensões do Blender é que a maioria delas é gratuita. Você precisa configurar ou adicionar recursos ao Blender? É muito provável que já exista um Add-on que ajude na resolução do seu problema.

Uma das tarefas comuns em projetos relacionados com desenvolvimento de jogos ou mesmo visualização para arquitetura, é a criação de uma câmera do tipo FPS. Nesse tipo de projeto, o usuário tem uma visão em primeira pessoa e os controles dos movimentos dessa câmera respondem ao movimento do teclado e mouse, ajudando na percepção geral da cena.

Quando você está criando uma cena como essa é necessário configurar todos os aspectos da câmera na Game Engine do Blender, usando basicamente os contornes dos blocos de lógica. Se você nunca fez isso, o processo acaba sendo bem trabalhoso. Mas, um usuário do Blender resolveu ajudar pessoas interessadas em criar esse tipo de controle usando um Add-on.

blender_fps_500px

O artista se chama ThaTimst3r e o seu Add-on permite gerar os controles para uma câmera do tipo FPS usando apenas um clique do mouse. Depois de instalar o Add-on você precisa apenas acionar um botão, e todos os controles e ajustes necessários são criados de maneie automática. Ainda acho que vale a pena conhecer processo de ajuste com blocos de lógica, mas depois de usar o Add-on uma vez, será difícil passar por toda a configuração dos blocos de lógica novamente.

A ferramenta pode ser copiada de maneira gratuita usando links diretos para o Dropbox ou Google Drive:

O uso do Add-on é recomendado para todas as pessoas interessadas em trabalhar com desenvolvimento de jogos ou visualização interativa com o Blender.

Usando o Blender no desenvolvimento de jogos

Caso você tenha ficado interessado(a) em trabalhar com desenvolvimento de jogos com Blender, recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conferir os cursos relacionados com o tema:

Curso e oficina de Python para a Blender Game Engine

Com a Game Engine embutida no Blender é possível trabalhar com uma boa parcela de interatividade para produção de jogos e animações interativas, usando nada mais do que os blocos de lógica do software. Esses blocos de lógica são uma maneira visual de criar interatividade e possibilitam aos artistas 3d a criação de jogos, sem a necessidade de usar nenhuma linguagem de script. É grande a quantidade de pessoas que gostaria de trabalhar com desenvolvimento de jogos, mas acaba esbarrando na necessidade de estudar lógica ou alguma linguagem de script. É perfeitamente possível criar jogos usando nada mais do que os blocos de lógica.

Mas, em determinados momentos o processo acaba exigindo um pouco mais de interação ou a execução de tarefas que os blocos de lógica simplesmente não conseguem resolver. Como resolver esse tipo de situação no Blender? A solução é usar Python para a Blender Game Engine! Apesar de parecer intimidador, o uso de Python é muito simples de aplicar quando conhecemos a API do Blender e também as características da linguagem Python. Para ajudar nesse tipo de tarefa, acabei de lançar no EAD – Allan Brito o Curso e oficina de Python para a Blender Game Engine que ensina exatamente a aplicação do Python na Game Engine.

069-500

Ao longo do curso você conhece os meios de aplicação de scripts em projetos de jogos, e também as características da API do Blender específicas para jogos. Com o curso você vai aprender que os blocos de lógica não são excluídos do processo, mas você terá mais opções de controle dos blocos usando Python!

Essa é a lista de aulas do curso:

  • Aula 01 – Python na Game Engine do Blender
  • Aula 02 – Integrando Python com jogos
  • Aula 03 – Manipulando sensores e atuadores
  • Aula 04 – Controlando objetos em jogos com Python
  • Aula 05 – Configurando um jogo de nave
  • Aula 06 – Movimentos dos objetos
  • Aula 07 – Finalizando o jogo com Python

No final do curso você aprende a criar um jogo de nave usando controles avançados para o posicionamento de objetos dentro da área do jogo.

Esse curso funciona em paralelo ao Curso e oficina de Python com Blender que aborda o Python no Blender, sem o foco no desenvolvimento de jogos.

Desenvolvimento de jogos no Blender

Tem interesse no desenvolvimento de jogos e animações interativas com o Blender? No EAD – Allan Brito você encontra os seguintes cursos que ajudam você a desenvolver essas habilidades:

Curso e oficina de Python com Blender

Os softwares chamados de suítes 3d são complexos e oferecem uma grande quantidade de opções para os seus usuários em termos de ferramentas, mas algumas vezes você precisa de algo especializado em uma determinada tarefa ou percebe que está trabalhando em algo repetitivo e poderia automatizar o processo. É por esse motivo que na grande maioria desses softwares existe a opção de usar linguagens de script como MAXScript no 3dsmax ou MEL no Maya. Com o Blender não é diferente, sendo que a linguagem usada por ele é o Python. Você já teve curiosidade de aprender sobre Python?

No EAD – Allan Brito você encontra agora o Curso e oficina de Python com Blender que ensina exatamente o processo de configuração, uso e criação de scripts em Python no Blender. Como o curso usa o modelo de oficina do EAD – Allan Brito você passa por uma apresentação inicial do Python e a sua sintaxe, para depois aplicar na pratica os conhecimentos na criação do seu próprio Addon para o Blender.

Curso e oficina de Python com Blender

Mas, o que são Addons? Essa é a forma com que são chamados os scripts criados em Python que se integram na interface ou estão configurados de maneira mais integrada com o Blender. Por exemplo, você pode criar uma rotina que seja útil o suficiente para que a mesma seja necessária sempre que você abrir o Blender. Isso pode gerar um Addon, que pode inclusive ser distribuído na web!

Ficou interessado? Essa é a lista de conteúdos do curso divididos por aula:

  • Aula 01 – Blender e Python
  • Aula 02 – Variáveis e dados com Python
  • Aula 03 – Controle de fluxo com IF e FOR
  • Aula 04 – Funções
  • Aula 05 – Usando a API do Python
  • Aula 06 – Transformações com Python
  • Aula 07 – Usando operadores
  • Aula 08 – Criando seu próprio Addon

Aprendendo mais sobre Addons no Blender

Ficou interessado em saber mais sobre Addons? No EAD – Allan Brito você encontra os seguintes cursos relacionados com Addons e Blender que podem ajudar você:

JARCHI Vis: Modelagem para arquitetura no Blender

O uso de Addons no Blender é muito comum para ajudar o software na realização de tarefas que seria ou trabalhosas de concluir sem ajuda, ou então pelo simples fato de usarmos uma ferramenta que sem os Addons não seria possível aproveitar. Veja o exemplo da animação por captura de movimento no Blender, que sem o uso do incrível Addon Mocap Tools fica limitada apenas ao processo de importação de arquivos como o BVH, sem muitas opções de manipulação ou edição dos dados. A mesma coisa acontece na área de arquitetura, em que podemos expandir de maneira significativa a experiência e opções de modelagem usando Addons.

Já existem inúmeras opções de Addons disponíveis na área, e essa semana encontrei mais um Addon que pode ser de grande ajuda para os interessados em trabalhar com a criação desse tipo de modelo 3d. Com o JARCH Vis é possível criar objetos como:

  • Escadas
  • Pisos
  • Padrões de paredes
  • Padrões para pisos

O Addon não é completo em termos de opções como o Archi Mesh, mas permite criar diversos tipos de padrões diferentes para pisos e paredes que o Addon mais famoso em termos de modelagem para arquitetura no Blender não consegue.

JARCHI_Vis

Com esse tipo de ferramenta, que pode ser copiado e instalado de maneira totalmente gratuita é possível acelerar e muito o processo de modelagem e criação de qualquer volume para arquitetura. Só de pensar que não será mais necessário criar toda a estrutura de uma escada, já podemos aliviar bastante a carga de trabalho demandada para a criação.

O ideal mesmo é saber modelar sem usar os Addons, até pelo simples fato de que eventualmente uma atualização do Blender pode deixar a ferramenta incompatível e você precisará abandonar o Addon, ou então manter diversas versões do Blender instaladas.

Modelagem para arquitetura com Blender

Caso você ainda não trabalhe com modelagem para arquitetura no Blender, inclusive usando Addons, recomendo visitar o EAD – Allan Brito para conchecer os seguintes cursos sobre modelagem para arquitetura no Blender:

Add-on para animação em tempo real no Blender

A criação de animações em softwares 2d ou 3d é sempre um processo que exige muito dos artistas, seja no conhecimento técnico da ferramenta usada para produzir a animação ou então na sensibilidade e habilidade artística necessária para criar dinâmicas interessantes para a animação. O processo tradicional de animação é a chamada interpolação de movimento, que é a base de toda a animação gerada por meio de software. Mais tradicional ainda é o método de movimento chamado de “quadro-a-quadro” em que precisamos fazer todos os quadros da animação, sendo derivado dos sistemas “analógicos de animação”. Nos meios digitais é mais comum trabalhar com a interpolação. Existem outras maneiras? Claro que sim, e podemos usar métodos de animação procedural para gerar movimento, como é o caso das animações baseadas em física.

No Blender ainda é possível usar outro método para criar animações, graças a um Add-on muito interessante chamado de Real Time Animation. Antes que você continue lendo, é importante lembrar que esse Add-on em particular é diferente dos outros existentes para o Blender, pois ele é pago. Sim, para usar na sua totalidade esse Add-on é preciso adquirir o mesmo, mas o autor disponibiliza uma versão de testes gratuita.

Mas, o que faz o Real Time Animation? Muito simples, ele permite que você realize uma animação usando métodos semelhantes aos da Game Engine do Blender. Você pode criar e gravar keyframes com base no movimento dos objetos usando o teclado. Assim, o movimento pode ser criado de maneira “livre” usando o as setas. Esse tipo de animação permite aos artistas 3d trabalhar com métodos bem diferentes e interativos de animação, praticamente como se fôssemos jogar dentro de um ambiente de render em tempo real.

A versão de testes do Add-on funciona com os mesmos recursos da versão paga, mas depois de algumas interações alguns dos botões do Add-on ficam desabilitados, sendo necessário instalar novamente o Add-on. Será que vale a pena adquirir esse Add-on para o Blender? Dependendo da sua necessidade e habilidade em criar animações baseadas em keyframes, pode ser uma ótima solução para gerar movimento. O processo fica mais interativo e direto, dependendo menos do artista para posicionar keyframes.