Antes de começar o assunto propriamente dito desse artigo, quer apenas avisar que o DEMO do Yo Frankie! Está disponível para download em todas as plataformas. Como o próprio nome mesmo diz, esse é apenas um DEMO do jogo. O download pode ser feito nesse link.

Repare que existem versões com e sem GLSL. Se a sua placa de vídeo não suportar o uso desse tipo de recurso, recomendo que tente usar a versão sem o GLSL. Ainda não tive tempo de jogar o DEMO para avaliar, mas assim que tiver um pouco mais de tempo, faço uma análise mais detalhada e técnica.

Agora, voltemos a falar sobre a Game Engine.

Assim como outras ferramentas 3d, o Blender exige dedicação e prática para que o artista 3d possa aprender e dominar a ferramenta. Apesar da prática com a ferramenta ser ponto fundamental para o aprendizado, sempre é importante visualizar e analisar alguns exemplos de interações complexas, para garantir um perfeito entendimento de como os blocos de lógica funcionam. Mesmo sendo uma ferramenta fantástica, os blocos de lógica do Blender 3D, que permitem que uma animação interativa seja criada sem a necessidade de sequer uma linha de código, esbarram nas mesmas dificuldades que a maioria das pessoas tem ao se deparar com o editor de nós; a quantidade de opções.

A quantidade de opções e variações dos blocos é tão grande, que você fica literalmente sem saber como começar até mesmo as interações mais simples. Por isso, alguns exemplos de interação avançadas na Game Engine são sempre bem-vindos.

Nesse link, que leva a um post no blenderartists.org, um artista 3d publicou vários links para recursos com simulações avançadas com a Game Engine. Cada link apresenta um arquivo .blend com a cena de exemplo, assim como uma breve explicação de como o recurso funciona.

Essas são as cenas, com as respectivas simulações encontradas no link:

  • Cena de exemplo para água animada na Game Engine
  • Cena de exemplo para inteligência artificial na Game Engine – Aqui o objetivo é fazer com que objetos aprendam seu caminho dentro da Game Engine. Por exemplo, ao entrar em um cenário, um determinado personagem poderia aprender como desviar de obstáculos. Nenhuma linha de código é usada, apenas os blocos de lógica
  • Cena de exemplo para chuva em tempo real
  • Cena de exemplo para uma fonte d'água em tempo real
  • Cena de exemplo para partículas em tempo real – As partículas aqui são usadas para simular areia e poeira.

Se você tem interesse em desenvolver jogos com o Blender 3D, recomendo que faça o download os arquivos indicado no post, para estudar a maneira com que os blocos de lógica estão interligados, para que depois seja possível aplicar os mesmos princípios nos seus projetos.