Yo Frankie! está pronto para o lançamento: DVD`s só no final de setembro

O projeto Apricot, que deu origem o jogo chamado Yo Frankie! está finalizado. O desenvolvimento e edição do jogo chegou ao fim, depois de longos meses de dedicação da equipe responsável pelo desenvolvimento. Agora eles têm a missão de finalizar a autoração do DVD, para que os usuários do Blender possam receber nas suas casas antecipadamente o jogo, antes que o material seja disponibilizado para download gratuito. Sim, mesmo que você não tenha comprado o DVD, poderá fazer o download das imagens ISO do DVD de maneira totalmente gratuita. Tudo disponível sob a licença Creative Commons.

Esse foi um projeto que fugiu um pouco do escopo abordado pelas animações abertas Elephants Dream e Big Buck Bunny, em que o Blender 3D era usado para potencializar uma animação 3d com personagens e cenários virtuais. O Apricot foi direcionado para uma área que parecia esquecida no Blender, o desenvolvimento de jogos e animações interativas.

O motivo do esquecimento era a falta de atualizações para a Game Engine do Blender, que passou alguns meses estagnada, enquanto as ferramentas de modelagem e animação eram constantemente melhoradas.

Agora as coisas mudaram, com o projeto Apricot a Game Engine respirou novamente.

Quer conferir como o jogo ficou? No vídeo abaixo, a equipe do projeto faz testes em todas as fases do jogo, no meio do vídeo ainda é possível conferir alguns comentários do Ton.


Yo Frankie! – Premiere Demo Video from Pablo Vazquez on Vimeo.

O vídeo mostra a versão final do jogo, que usa o Crystal Space como Engine. O Blender 3D foi usado como ferramenta de modelagem e composição dos cenários virtuais.

Como é possível perceber pelo vídeo, os cenários e animações do jogo estão em excelente nível de qualidade. A interação com os elementos do cenário e até mesmo sistemas de partículas, quando um personagem colide com a água. Um dos cenários apresenta até lava!

O uso do Crystal Space como Engine foi motivo de muita polêmica, quando o projeto foi anunciado, mas como é possível perceber a escolha foi correta. Alguns usuários queria que a Engine do próprio Blender fosse usada, mas em decisão acertada o Ton resolveu que seria melhor usar uma ferramenta mais madura, como o Crystal Space e focar o Blender na parte de modelagem e prototipagem.

Mesmo assim, a GE do Blender recebeu muitas melhorias no projeto como os shaders GLSL, Ferramentas de Snap melhoradas e atualizações nos blocos de lógica, sem falar na prossibilidade de simular sombras em tempo real, que era um dos recursos mais solicitados pela comunidade de usuários.

Então fica a dica, se você tem interesse em trabalhar com desenvolvimento de jogos, o DVD do Yo Frankie! é uma excelente oportunidade para aprender mais sobre modelagem e produção de jogos, com ferramentas abertas. Sim, caso você não saiba, todo o conteúdo do jogo foi produzido com ferramentas de código aberto.

Segundo o web site oficial do projeto, o DVD deve ser enviado para os usuários que fizeram a pré-compra até o final de Setembro. Portanto, espere pelo download do material completo do jogo, apenas para meados de Outubro.

Tutorial Blender 3D e Crystal Space 3D: Introdução e instalação

Hoje finalmente terminei de escrever um tutorial, ensinando como iniciar a integração do Blender com a Game Engine open source usada no projeto Apricot, o Crystal Space 3D. Se você não estava acompanhando as notícias do Instituto Blender, esse é o projeto que irá trazer para a comunidade de artistas do Blender, um Open Game, totalmente modelado no Blender e que usa o Crystal Space como engine. Como a maioria dos artistas e usuários do Blender, usa apenas a própria engine do Blender 3d, resolvi escrever esse tutorial, mostrando como começar a exportar cenas do Blender para o Crystal Space no Windows. O procedimento para o Linux é um pouco diferente, apenas na configuração das variáveis do sistema, o resto é praticamente igual.

Blender2Crystal Logo

Antes de mais nada, você vai perceber agora, como a Engine do Blender é prática. Quem está acostumado com a facilidade dos blocos de lógica, vai ficar um pouco decepcionado com a quantidade de detalhes e edições necessárias para usar o Crystal Space, mas no final o processo vale à pena. A engine é muito poderosa e supre todas as eventuais deficiências do Blender, como plataforma de desenvolvimento de jogos. Por exemplo, as tão solicitadas sombras em tempo real, que só podem ser produzidas no Blender com o uso de scripts ou truques com texturas.

Todas as informações desse tutorial, foram baseadas na Wiki dedicada a integração do Blender com o Crystal Space 3d.

Para começar, será necessário realizar o download de vários arquivos e instalar o Python no seu computador. Tenha paciência, pois alguns deles são relativamente grandes, algo em torno de 50 MB.

Depois de fazer o download de tudo! Vamos aos passos necessários antes de abrir o Blender.

  1. Instale o Blender 3D (Mas esse você já tem não é?)
  2. Instale o Python
  3. Instale o PyXML
  4. Instale o Python Imaging Library
  5. Copie o blender2crystal. Descompacte o arquivo com o blender2crystal para um diretório. Lá você encontra um arquivo chamado “crystalspace_export.py”, junto com um diretório chamado “bpymodules”. Copie o arquivo “crystalspace_export.py” para a pasta de scripts do Blender. Na mesma pasta de scripts do Blender, você vai perceber que existe uma pasta com o mesmo nome daquela que estava compactada no blender2crystal. Então, copie os arquivos da pasta “bpymodules” descompactada, para a pasta com o mesmo nome existente na pasta de scripts do Blender. Manipule os arquivos! Se você copiar diretamente a pasta, os arquivos da sua instalação do Blender localizados na “bpymodules” podem ser perdidos!
  6. Copie o arquivo pycelstart-7.8. Descompacte o arquivo “pycelstart-7.8.zip”. Nele encontramos duas pastas, com os nomes de CS e CEL.

E agora? Bem, antes de abrir o Blender, precisamos configurar as variáveis do sistema para que seja possível localizar as pastas CS e CEL, no Windows XP, clique com o botão direito do mouse no Meu Computador, escolha propriedades e depois Avançado, lá escolha a opção avançado.

Variáveis do ambiente Windows

Depois clique em Variáveis do ambiente. Lá crie duas novas variáveis, com o nome CRYSTAL direcionando para a pasta CS e o nome CEL para a pasta CEL. Não utilizo o CEL nesse tutorial, mas assim você já o deixa configurado.

Variáveis do sistema

Pronto! Está tudo instalado, boa parte do processo está concluída. Agora precisamos abrir o Blender para começar a fazer alguns testes.

Abra o Blender e escolha a opção File -> Export -> Crystal Space, caso você não esteja visualizando essa opção, alguma coisa saiu errado na instalação.

Exportar para o Crystal Space 3D

Ao acionar essa opção, veremos uma tela de exportação, mas não será essa tela que iremos usar. Apenas acionamos o Script, para que o Blender carregasse o script. Escolha a opção Quit para sair dessa tela.

Menu do Blender2Crystal

Agora, acione o menu View da 3D View e na opção Space Handler, escolha a opção blender2crystal.py. Quando fizermos isso, um pequeno menu com as configurações de escolha do Crystal Space aparecerá na 3D View do Blender.

Esse é o menu que usaremos para fazer todas as alterações e configurações para o Crystal Space.

Menu do Blender2Crystal na 3D View

Quer fazer um teste? Como o objetivo desse tutorial era apenas ajudar na instalação, faremos apenas uma pequena alteração, para usar sombras na simulação do Crystal Space. Para fazer isso, acesse o World Settings.

Menu do Blender2Crystal na 3D View

Depois escolha a opção shadowed no renderloop, para que a simulação física apresente sombras.

Blender2Crystal Shadows

Estou usando a cena padrão do Blender para esse artigo, apenas adicione o plano de tamanho razoável a cena. Assim quando iniciarmos a simulação, as coisas não caem no vazio. Sim, a cena já começa com uma simulação de gravidade. Até a própria câmera pode cair no vazio.

Blender2Crystal Cena básica

Para finalizar, vamos rodar a simulação e usar efetivamente o Crystal Space! Clique no ícone da engrenagem e escolha a opção Run.

Blender2Crystal Run

Pronto! Se tudo foi seguido à risca, você vai visualizar a tela do Crystal Space com a simulação da sua cena. A câmera já é configurada automaticamente para receber interatividade, use as setas direcionas do teclado para navegar. Com as teclas Pg Up e Down, podemos olhar para cima e baixo respectivamente.

Blender2Crystal Cena de teste

Esse tutorial tinha como objetivo apenas mostrar como iniciar a interação entre o Blender 3D e o Crystal Space. Você já sabe agora o básico da tecnologia usada no projeto Apricot. Que tal começar a pensar em criar um jogo? Em futuros artigos veremos mais detalhes avançados sobre como criar interação avançada e trabalhar com animações.