Criação de roteiros para animações e jogos

A criação de roteiros é fundamental para qualquer iniciativa que envolva animações, jogos ou mesmo apresentações interativas. É desnecessário comentar que ao contar uma história o roteiro é a base para a organização do enredo e desenvolvimento de toda a linha de raciocínio que será apresentada para o espectador. Nas minhas aulas sobre animação e jogos seja em 3d ou 2d sempre recomendo para os meus alunos a elaborar um pequeno roteiro, que será a base para a criação do produto final. Quando você começa um desses projetos sem um roteiro definido, já posso afirmar com muita segurança que você deu um passo perigoso em direção ao fracasso!

Qual o problema de começar sem roteiro? Um projeto que tem como objetivo contar histórias precisa ter o enredo bem definido, assim como falas e cenas que compõe a estrutura visual do projeto. No caso de jogos o roteiro precisa se somar ao documento de design gerado no processo de game design, que eventualmente servem de base para o desenvolvimento do projeto.

roteiros para jogos e animações

Uma das coisas que observo com mais frequência na condução de projetos como animações ou desenvolvimento de jogos, é a afobação das equipes ou artistas responsáveis em sentar na frente do computador e começar a fazer o produto! Isso acarreta diversos problemas:

  • Criação de um produto sem enredo cativante
  • Estrutura narrativa ruim
  • Falta de empatia com o público
  • Exclusão de cenas ou trechos do projeto

Essa última situação é a consequência mais grave, pois representa horas de produção perdidas que representam prejuízo financeiro e também atrasos na conclusão do projeto.

Como criar bons roteiros?

A criação de roteiros deve sempre levar em consideração um enredo principal e também um objetivo. Esse objetivo deve ser claro para quem tem contato com a animação, jogo ou projeto finalizado. Sem esse tipo de tratamento será difícil vender o seu projeto ou mesmo conseguir convencer alguém a gostar dele.

Se a sua história gira em torno de um personagem, a melhor dica nesse caso é seguir a trilha da “jornada do herói” que pode ser encontrada nesse endereço. Mas, o que é isso? Nada mais do que uma sequência cíclica de fatos que ajudam a desenvolver uma boa história para o seu roteiro.

Ferramentas para coletar e organizar idéias

Entre as minhas ferramentas preferidas para organizar e montar roteiros, posso destacar o Evernote como sendo a minha opção principal! Como é possível trabalhar com a captura e organização de documentos, podemos usar o Evernote em várias tarefas diferentes relacionadas com a criação de roteiros.

PSD com elementos da interface do iOS 7 – gratuito

O design de qualquer aplicativo para dispositivos móveis envolve a criação de interfaces e telas que utilizam diversos artifícios gráficos complexos e demandam muito planejamento pela equipe de design. É por isso que antes mesmo de partir para a parte de projeto e execução dessas aplicações são criadas as telas em forma de rascunho para depois ser criar um “mockup” da interface em formato digital. Nesse caso é muito importante ter a mão uma boa referência com elementos gráficos de uso comum do sistema para o qual o aplicativo será desenvolvido. Se você pretende trabalhar em interfaces para o iOS 7 da Apple que foi lançado algumas semanas atrás, encontrei um arquivo arquivo PSD com elementos da interface do iOS 7 disponível para download gratuito.

PSD com elementos da interface do iOS 7

O estúdio de design Teehan+Lax publicou um PSD com elementos da interface do iOS 7 de maneira totalmente gratuita no seu web site. O arquivo é fundamental para qualquer artista ou designer de interface que tenha interesse em projetar para o iOS 7 da Apple, pois com os elementos disponíveis no arquivo PSD é possível montar interfaces de maneira rápida no Photoshop sem a necessidade de fazer montagens complexas! Já está tudo organizado e devidamente separado em camadas no arquivo PSD com elementos da interface do iOS 7!

PSD com elementos da interface do iOS 7

O arquivo PSD abrange os elementos da interface que foram apresentados com a beta 1 do sistema que abrange por enquanto apenas o iOS para iPhone, mas provavelmente o estúdio deve também atualizar o material para também adicionar elementos gráficos dos próximos betas e também elementos para telas do iPad.

Se você é estudante de design ou gostaria de trabalhar com design de interfaces, o material será de grande ajuda! E claro, para conseguir editar perfeitamente o arquivo e fazer os mockups de interfaces, é altamente recomendável o uso de versões mais recentes do Photoshop!

Esse é um assunto pouco comentado aqui no blog, mas achei o recurso de extrema utilidade para designers de interface, e como é gratuito pode ser o que faltava para que você coloque prática aquele projeto de aplicativo móvel.