Curso gratuito de Python Básico

Os meus alunos estão sempre me perguntando sobre novos temas ou assuntos que seriam interessantes para estudar, seja para melhorar seus projetos ou então como forma de adquirir novos conhecimentos. Na minha lista de recomendações sempre menciono fotografia ou então uma linguagem de programação.

No caso da linguagem de programação a minha recomendação acaba sempre sendo Python, pela sua flexibilidade e facilidade. É impressionante a facilidade em aprender e ler rotinas escritas na linguagem, e também a sua flexibilidade. Como diversos softwares gráficos usam Python, você acaba conseguindo aprender uma linguagem única para aplicar em diversos projetos.

A lista de ferramentas que aproveitam o poder do Python vai desde o já conhecido Blender, 3ds max até mesmo o Unity com um interpretador de Python. Então, quando você se dedica ao aprendizado dessa poderosa rotina de programação, as possibilidades relacionadas com aplicação e benefícios são bem amplas.

Quer começar com Python? Agora no EAD – Allan Brito você encontra um curso básico de Python totalmente gratuito. Sim, agora é possível conhecer alguns detalhes da ferramenta como declaração de variáveis, sintaxe básica, estruturas de repetição e expressões.

Python

Esses são apenas alguns dos assuntos abordados no curso, que tem como objetivo principal apresentar a você as características da linguagem de maneira fácil! É um curso voltado para pessoas que não tem experiência com Python, e gostariam de dar os primeiros passos. Você pode usar o intrepretador que desejar para o curso, pois não faremos nenhum script complexo, apenas a apresentação da linguagem do ponto de vista estrutural.

É a oportunidade para desenvolver mais uma habilidade que será útil não só para o seu currículo, mas também para as suas tarefas diárias. Já pensou em criar rotinas para automatizar tarefas no seu cotidiano?

Já mencionei que o curso é gratuito?

Aprendendo linguagens para jogos e animação

Além do Python, você pode aprender diversas outras linguagens úteis no EAD – Allan Brito para os mais diversos contextos:

Curso sobre roteiros para vídeo, animação e jogos

Os projetos relacionados com animação, jogos ou mesmo produção de vídeos sempre tem como ponto de partida uma idéia. O artista responsável pela criação de todo o material deseja inicialmente contar uma história, seja o caminho percorrido por um personagem ou fato. Como ponto de partida para todos esses projetos você encontra um roteiro.

Com um roteiro você é capaz de organizar idéias e criar um arco dramático capaz de inspirar e motivar seu público. A maioria dos projetos de sucesso são baseados em bons roteiros, seja para material tradicional ou interativo. Você já pensou em colocar as suas idéias em prática com o uso de um roteiro? Agora você pode!

No curso sobre roteiros para vídeo, animação e jogos você aprende como organizar suas idéias em formato de roteiro, usando o padrão da indústria. Você tem uma idéia que gostaria de colocar em prática? O roteiro é o primeiro passo para organizar a sua história, para posterior produção. Com um roteiro será possível desenhar a evolução dos personagens e até mesmo direcionar a criação da arte visual do projeto.

Roteiros

Os roteiros são parte fundamental para quer projeto envolvendo material audio-visual pois serve de base para toda a equipe. Você pode sequer estar envolvido com a condução da produção, mas apenas por ser o autor do projeto já terá seu nome colocado como um dos mais importantes da produção.

Essa é uma lista com os assuntos abordados ao longo do curso:

  • Estrutura do roteiro
  • Arco dramático
  • Construção do enredo
  • Design e formação de personagens
  • Divisão da história em atos
  • A jornada do herói (monomito)
  • Aplicação da jornada do herói no seu roteiro
  • Prática de construção do roteiro (com template)
  • Aspectos legais sobre roteiros

Depois de passar pelas aulas do curso você será capaz de construir seus próprios roteiros, e organizar as suas histórias em um formato comercialmente aceito. Comece agora mesmo a criar seus roteiros.

Como dar vida aos seus roteiros?

Com seus roteiros em mãos você terá uma missão depois que será atribuir vida aos seus projetos. Isso pode ser feito com os seguintes cursos do EAD – Allan Brito sobre animação e produção 3D:

Curso básico gratuito de Premiere

A edição de vídeo já foi assunto restrito para um grupo bem pequeno de pessoas que possuam acesso aos equipamentos necessários para capturar imagens em movimento, e principalmente adquirir computadores poderosos o suficiente para manipular vídeo digital. Hoje a edição de vídeo está inserida no nosso cotidiano, seja por meio dos vídeos gravados com nossos telefones ou mesmo em empresas que investem em conteúdo digital como forma de gerar produtos ou comunicação com clientes. É por esse motivo que o conhecimento relacionado a editores não-lineares de vídeo se torna importante para qualquer artista digital.

premiere_sequencia_500px

Hoje o EAD – Allan Brito está lançando mais um curso básico gratuito e dessa vez o software escolhido é o Adobe Premiere. Para quem não conhece a fama do software, o Premire é um dos nomes mais conhecidos em termos de edição e montagem de vídeo. Nesse novo curso do site você tem a oportunidade de aprender o necessário para dar os primeiros passos no software! Aqui estão alguns dos assuntos abordados nas cinco aulas do curso:

  • Interface e configuração do Premiere
  • Configurando projetos no Premiere
  • Funcionamento das sequências
  • Edição simples de vídeos
  • Alteração de áudio nos vídeos
  • Exportação de projetos

Com esses assuntos você já será capaz de fazer as suas primeiras edições dentro do software, e até mesmo ajustar opções avançadas de exportação dos arquivos para plataformas como o YouTube. Esse conteúdo está organizado em cinco aulas que seguem o mesmo padrão de conteúdo do EAD – Allan Brito.

A melhor parte desse artigo, além do lançamento do curso, é que o material é totalmente gratuito! Sim, você pode fazer a sua inscrição no curso de imediato acessando esse endereço. Assim como os outros cursos gratuitos do EAD – Allan Brito esse não oferece certificado na sua conclusão. Mas, o conteúdo é de grande serventia para todos os interessados em desenvolver habilidades em edição de vídeo.

Aprendendo sobre edição de vídeo

Ficou interessado em desenvolver ainda mais seus conhecimentos sobre edição de vídeo? Os seguintes cursos são excelentes complementos para o Premire básico:

Curso de animação com tecidos usando o Blender

As animações baseadas em física existem muito em termos de processamento dos astistas, pois os computadores acabam sofrendo com a necessidade de gerar cache e fazer toda a parte de pré-processamento das imagens. É o caso das animações geradas com o Blender em que nas produções que fazem uso de física, precisamos trabalhar com dois tipos de processamento distintos, para gerar o cache do movimento e depois trabalhar com a animação. As animações que fazem uso de tecidos são um exemplo de como podemos adicionar um contexto de realismo nos movimentos dos personagens, seja com a adição de vestuário ou então na composição da cena.

No EAD – Allan Brito você encontra agora um curso dedicado ao funcionamento das simulações de tecido, que é o Curso de animação com tecidos usando o Blender. Sim, os artistas que desejem trabalhar com  animação com tecidos pode agora aproveitar os recursos do curso para conhecer as novas e melhoradas opções de animação adicionadas ao Blender. Por exemplo, agora existem ferramentas específicas para configurar a simulação de tecidos e controlar uniões de partes da malha, o que seria algo semelhante a costura de tecidos para animação.

086 - BlenderCloth_500

Essas simulações para ser usadas em animação ou mesmo em imagens estáticas, e para isso basta transformar os elementos dinâmicos da animação em objetos estáticos. O motor de animação do Blender pode ser usado nesse caso para criar uma forma de modelar em 3d tecidos digitais! As aplicações para esse tipo de modelagem são as mais diversas, e abrangem desde o uso em personagens mesmo e também cenários e imagens para arquitetura.

Com o uso dos conteúdos apresentados no curso, você será capaz de trabalhar de maneira muito mais rápida e eficiente na criação de projetos relacionados com animação com tecidos.

Aprendendo a criar animações no Blender

Quer expandir os seus conhecimentos em animação com o Blender? Recomendo conferir os seguintes cursos do EAD – Allan Brito para começar seu projeto de animação:

Curso sobre animação em VR com Blender

É muito comum que algumas tecnologias acabem surgindo e revolucionando a maneira com que possamos interagir com conteúdos antes estáticos. Assim foi com a evolução do cinema e animação, mas podemos conferir também outras tecnologias que prometem essa revolução mas estacionam na questão custo. É o caso dos equipamentos de realidade virtual, que durante algum tempo eram o baluarte da evolução tecnológica mas devido ao elevado custo, ficavam restritos a parques e outros nichos bem específicos. Nos últimos anos a tecnologia ficou mais barata e com o uso de idéias simples como o Google Cardboard a realidade virtual ficou acessível para todos.

Uma boa parcela de empresas está trabalhando no desenvolvimento de equipamentos de realidade virtual, pois sabem que o nível de imersão proporcionado por esse tipo de dispositivo é uma das tendências para consumo de conteúdo no curto prazo.

Como produtores de conteúdo você deve estar se perguntando sobre os requisitos para criar material para esse tipo de dispositivo. O que é preciso? Pensando em ajudar na criação de experiências imersivas usando tecnologia VR montei no EAD – Allan Brito o Curso sobre animação em VR com Blender que ensina a criar material para dispositivos com realidade virtual no Blender. Sim, é perfeitamente possível criar esse tipo de conteúdo usando o Blender.

anima_VR_500px_original

No curso você aprende a usar o Google Cardboard para visualizar ambientes e animações usando a tecnologia VR, em que o movimento da sua cabeça aliada com o uso dos óculos permitem ter uma sensação ainda mais realista do projeto.

Essa é a lista de aulas do curso:

  • Aula 01 – O que é animação em VR?
    • O que é animação em VR? (03:21)
    • Equipamentos para reprodução de vídeos em VR (07:16)
    • Software para reprodução de vídeos em VR (02:18)
    • Recursos adicionais para produção de vídeos em VR (03:28)
  • Aula 02 – Animação no Blender
    • Animação no Blender (07:21)
    • Editando animações com keyframes (07:37)
    • Ajustes na câmera do Blender (08:19)
    • Usando constraints na câmera (03:02)
  • Aula 03 – Ferramentas de animação
    • Usando o Graph Editor (06:11)
    • Animação em cíclos (02:52)
    • Controles do NLA Editor (03:18)
    • Renderizando vídeos (02:18)
  • Aula 04 – Preparando o ambiente para animação em VR
    • Entendendo a cena VR no Blender (02:27)
    • Preparando o ambiente para visualização em 360 (04:12)
    • Configurando a câmera para render 360 (03:44)
    • Render e animação em VR (06:08)
    • Visualizando a cena com o Kolor Eyes (02:05)
  • Aula 05 – Render de animação em VR
    • Criando a cena (05:13)
    • Objetos animados (05:22)
    • Configurando o render (01:34)
    • Render no VSE (03:29)
  • Aula 06 – Criando 3D estereoscópico no Blender em VR
    • Configurando 3d estereoscópico no Blender (02:54)
    • Ajustes na câmera 3D (02:08)
    • Renderizando 3d esteroscópico (04:26)
    • visualização de 3D estereoscópico (02:39)
  • Aula 07 – Usando o Google Cardboard ou Oculus Rift
    • Usando o Google Cardboard (04:16)
    • Aplicativos para o Google Cardboard (03:07)
    • Testando o ambiente VR (03:50)

Esse curso é um complemento muito interessante para artistas que já tem conhecimento sobre o Blender e gostariam de expandir as suas possibilidades criativas, usando uma mídia nova e que ainda terá uma grande procura.