Nvidia oferece US$ 30.000 para criação de aplicações VR

A Nvidia está organizando uma conferência em Maio para falar especificamente sobre aplicações aproveitando GPU. Como forma de incentivar as pessoas e grupos que trabalham com VR, a empresa está com um painel sobre projetos não relacionados com jogos usando VR.

Esse painel oferece um prêmio de US$ 30.000 para um desses projetos, e potencial investimento da própria Nvidia no material para futuro investimento. É uma excelente oportunidade para pequenas empresas, grupos ou startups que estão apenas começando.

Além de ganhar um espaço na área do evento, que acontece no vale do Silício a equipe terá a oportunidade de expor o seu trabalho para empresas e profissionais de todo o mundo. Como forma de incentivar ainda mais o desenvolvimento de projetos, a empresa ainda coloca como benefício um potencial investimento no aplicativo VR.

O que é preciso fazer para participar? A primeira coisa é fazer a inscrição para submissão, até o dia 15 de março (2017).

Depois você precisa focar na criação do projeto. Alguns dos requisitos:

  • Usar placas da Nvidia com as tecnologias embarcadas;
  • Não ser relacionado com jogos
  • Aproveitar alguma das plataformas da Nvidia

Como não é possível usar dispositivos VR baseados em celulares, será necessário investir em equipamentos como o HTC Vive ou Oculus. É um investimento considerável, principalmente quando levamos em consideração que os dispositivos necessitam de um poderoso computador para serem usados.

Vale a pena participar? Claro que sim! Esse é o tipo de projeto perfeito para Startups e pequenas empresas. Se você está participando de um curso de graduação que possa aproveitar a estrutura da instituição, é o momento de correr para criar o projeto.

Pode parecer complicado no início do processo, mas talvez essa seja a oportunidade que você estava esperando para conseguir apresentar seu projeto para uma ausência disposta a “comprar” a idéia.

Aprendendo a usar VR

Quer aprender a desenvolver material para ambientes VR? No EAD – Allan Brito você encontra diversos materiais relacionados com o desenvolvimento de material VR. Seja com o uso do Unity para criar aplicações ou então animações VR com o Blender:

Palestra na FLISOL 2016 Curitiba: Software livre para design

Quem acompanha o site já faz um tempo sabe que além de escrever e trabalhar na criação de documentação, seja por meio de livros ou cursos, procuro sempre divulgar formas diferentes de aprendizado relacionado com computação gráfica para artistas digitais. Boa parte dissa divulgação funciona muito bem usando a internet, mas algumas coisas ficam melhor contextualizadas de maneira presencial.

É por isso que sempre tenho interesse em divulgar o uso de compartilhar os assuntos abordados no site, seja por meio de palestras ou então na participação em eventos. Os leitores e alunos do site que residam na região de Curitiba, e tenham interesse em assistir a uma apresentação sobre software livre para design tem compromisso no próximo dia 16/04 (sábado) às 15:00.

Flisol

Nessa data vou visitar a PUC-PR para ministrar uma palestra na FLISOL 2016 que é um grande evento, realizado em todo o Brasil, e por vários anos a edição paranaense é realizada na PUC. A organização do evento me convidou a participar, e com muita satisfação aceitei estar lá nesse dia para falar sobre aplicação de software livre para design. Quais assuntos vou abordar?

A palestra será focada em softwares como Blender, FreeCAD, Inkscape, GIMP e outros. Você irá encontrar exemplos da aplicação dessas ferramentas em tarefas triviais para atividades envolvendo criação como a concepção de idéias, ou mesmo a execução de projetos. Seja por meio de desenhos técnicos ou mesmo modelos 3D animados. Além das tarefas comuns, pretendo abordar assuntos como produção de VR é impressão 3D usando essas ferramentas. E desenvolvimento de jogos!

As informações sobre o evento e o horário, podem ser conferidas no web site da FLISOL 2016 em Curitiba. Mesmo que você não resida em Curitiba ou arredores, pode procurar por uma FLISOL no seu estado ou região consultando o web site do evento nacional. As palestras e apresentações são diferentes, mas todas envolvem o uso de software livre.

Para os que forem assistir a palestra, aguardo você lá na PUC-PR.

Se você tem interesse em levar uma palestra nesse formato para a sua instituição ou evento, entre em contato pelo formulário do site. Assim como comentei no início do texto, essa é uma oportunidade de conhecer os leitores e alunos do EAD – Allan Brito.

VR para paisagens: Concurso oferece prêmios

Os temas relacionados com a renderização e produção para VR vão começar a aparecer com muita frequência aqui no blog, e principalmente quando o uso desse recurso pode render alguns prêmios. É o caso do concurso que a Planenetside software acabou de lançar com o Terragen. Já pensou em produzir VR para paisagens e ter a possibilidade de ganhar prêmios?

O software especializado no render de paisagens naturais chamado de Terragen é o tema central desse concurso, que tem como tema a produção de VR para paisagens. O objetivo é simples, e consiste no uso do Terragen para criar imagens em 360 graus para uso em dispositivos como o Google Cardboard. Você precisa usar o Terragen para o projeto.

VR para paisagens

Esse software é especializado na criação de paisagens naturais e já comentei aqui no blog sobre ele algumas vezes, principalmente pelas suas ferramentas especializadas no render de cenários. Se você já precisou criar imagens de céus ou paisagens e não sabia onde trabalhar, o Terragen pode ser a resposta. Existe uma versão paga e outra gratuita do Terragen, que funciona muito bem para fins educacionais.

A única limitação é que a versão gratuita só renderia imagens em baixa resolução que não chegam nem a Full HD. Mas, ainda assim é uma opção interessante para criar imagens em baixa resolução de paisagens.

Caso você tenha interesse em participar do concurso, que pode usar a versão gratuita do software funcionando por 30 dias com todos os recursos, o primeiro prêmio é composto por 500 dólares e uma licença da versão profissional da ferramenta. Além do software você recebe diversos outros recursos.

É a sua oportunidade para aplicar habilidades e conhecimentos com a produção de VR para paisagens. Quer um motivo melhor para aprender um novo software do que a possibilidade de receber um prêmio em dólares? Para mais informações sobre a produção de VR para paisagens, visite a página do concurso.

Desenvolvendo VR para paisagens

Além de usar o Terragen com o objetivo de produzir VR para paisagens, você pode conferir os seguintes cursos do EAD – Allan Brito para produzir esse tipo de conteúdo:

Conferência Blender 2013

No último final de semana entre os dias 25 e 27 de Outubro aconteceu em Amsterdã na Holanda, mais uma conferência Blender organizada pela fundação que toma conta do software e do seu desenvolvimento. Esse ano eu juro que cheguei a fazer a inscrição ainda em agosto, e realizei cotações de passagens aéreas com hospedagem, mas no meio do caminho acabei tendo que postergar novamente a minha participação na conferência mais uma vez, devido a outras duas viagens longas que precisaria fazer em outubro e outra em novembro a trabalho. Mas, para a minha alegria e dos outros usuários que não tem como transpor o pequeno obstáculo existente entre o Brasil e a Holanda, chamado oceano atlântico com frequência, a organização da conferência fez live streaming das palestras e gravou tudo para posterior publicação.

Conferência Blender 2013

Onde os vídeos estão disponíveis? No canal do Youtube da Blender Foundation você já pode conferir a maioria dos vídeos das apresentações, inclusive a conversa de abertura feita por ninguém menos do que o presidente da fundação Ton Roosendaal.

A única coisa que poderia ter ficado um pouco melhor no vídeo é a captação do áudio, pelo menos a palestra do Ton é que apresenta mais problemas, pelo menos entre as que já consegui assistir. Como todas as palestras estão inevitavelmente em inglês, e não existem legendas será necessário um pouco de paciência para assistir, ou então recorrer ao recurso de legendas automáticas do Youtube, mas acho que esses vídeos não tem o recurso habilitado ainda.

Entre os outros destaques nas apresentações, recomendo aos que estão interessados em conhecer mais sobre a proposta do Andrew Price para a reformulação da interface do Blender, a sua apresentação é bem esclarecedora e mostra a interface e um pouco das reações das pessoas em relação a sua proposta. O assunto é complexo e irei tratar do mesmo em outro artigo no futuro, mas já funciona como uma boa explicação resumida em apenas 30 minutos sobre o tema.

Quem sabe no próximo ano consigo participar presencialmente da conferência e faço os meus próprios vídeos sobre as apresentações. Se você tem interesse em expandir os seus conhecimentos com o Blender, recomendo muito assistir as apresentações!

Sorteio de livros sobre arte digital no EAD – Allan Brito

Estamos no início de um novo mês aqui no blog, e chegou o momento de começar mais uma promoção no EAD – Allan Brito! Já faz alguns meses desde que fiz o último sorteio ou promoção no EAD – Allan Brito, e o tema agora será voltado para livros de arte. Como o pessoal do Blender Cookie está organizando o livro Art of Blender: Volume I resolvi fazer um sorteio com o tema do livro no mês de Outubro/2013. Mas, para deixar a coisa um pouco mais interessante, o sorteio não vai incluir apenas o livro Art of Blender: Volume I, mas também uma cópia do Exposé 11 da ballistic publishing que mostra arte digital de artistas usando os mais diversos softwares 3d.

Sorteio de livros

Sorteio no EAD – Allan Brito

No total são 4 livros que fazem parte do sorteio, sendo três cópias do Art of Blender: Volume I e uma cópia do Exposé 11.
Como fazer para participar do sorteio? O procedimento para participar do sorteio é muito simples, basta que você se inscreva em qualquer curso do EAD – Allan Brito, excluindo os gratuitos. Depois de realizar a sua inscrição, você precisa curtir a página do EAD – Allan Brito no Facebook e compartilhar o esse post! Apenas seguindo todas esses requisitos você receberá um “cupom” virtual para participar do sorteio dos livros. Esse sorteio será realizado no dia 10/11/2013 usando o site random.org que irá informar os vencedores por meio de escolha totalmente aleatória.

O livro Art of Blender: Volume I ainda está em pré-venda e não foi lançado, mas já fiz a reserva das cópias dos livros para esse sorteio, e os participantes vão receber as cópias nas suas casas, sem precisar se preocupar com frete ou qualquer outro tipo de custo. Já o Exposé é editado na Austrália e também já fiz a reserva de uma cópia desse incrível livro sobre arte digital.
Bem, agora você já sabe como participar do sorteio do EAD – Allan Brito! Já tem pessoas com inscrições nos cursos em Outubro, basta que as mesmas curtam a página do site no Facebook e compartilhem esse post lá, para começar a concorrer.

Quais cursos estão participando do sorteio? Todos! Essa é a lista:

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]