Modelagem com Add-ons no Blender

O uso de ferramentas adicionais para ajudar na modelagem de objetos para jogos ou arquitetura é algo comum, pois isso pode acelerar a criação de objetos 3d. Quando você possui uma grande quantidade de elementos como esquadrias ou objetos repetidivos faz sentido usar scripts.

Existem ferramentas próprias para criar os mais variados tipos de objetos como esquadrias, escadas e até personagens inteiros.

Você só precisa tomar cuidado com a geometria adicional que algumas dessas ferramentas acabam adicionando no modelo 3d. Como não temos controle sobre o resultado final, podem surgir algumas partes dos objetos que necessitem de uma “limpeza” posterior.

Mas, ainda assim é uma ajuda que a maioria dos artistas digitais não pode negar. Será que um projeto criado com Add-ons no Blender pode atingir bons níveis de realismo?

Conheça o trabalho de um artista Russo chamado Volden que compartilhou um projeto chamado Cottage nos fóruns BlenderArtists. Além de ter sido renderizado com o Blender Cycles, o artista fez uso de diversos Add-ons para conseguir finalizar o projeto.

Na parte inferior do último screenshot compartilhado pelo autor você encontra a lista com os Add-ons utilizados. Entre as ferramentas usadas pelo artista você encontra o Archimesh, JARCH e Plancher.

Com o uso dessas ferramemtas o artista pôde criar de maneira rápida os seguintes elementos para seu projeto:

  • Esquadrias
  • Deck de madeira
  • Telhado

Na imagem você consegue identificar todos os pequenos detalhes existentes em cada um desses elementos arquitetônicos. Seria possivel criar tudo isso sem o auxílio de Add-ons? Claro que sim! Mas, o tempo necessário para que tudo fosse criado seria muito maior. Os Add-ons permitem com que em apenas alguns cliques de mouse você tenha tudo isso pronto para renderização.

O resultado final do projeto renderizado com o Cycles não deixa dúvida que modelos 3d criados com Add-ons, podem ser bem competitivos no que diz respeito ao seu aproveitamento.

Aprendendo a usar Add-ons para modelagem no Blender

Quer aprender a usar Add-ons para fazer modelagem em arquitetura? Ou quem sabe desenvolver suas próprias ferramentas 3d? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam você a usar ou elaborar esse tipo de ferramenta:

Blender 2.79: Usando o denoiser

Os artistas digitais que fazem uso do Blender Cycles para renderizar seus projetos sabem muito bem como a escolha do número de samples, pode determinar a qualidade do seu render. Mas, além da qualidade os samples também determinam o tempo necessário para finalizar o render de um projeto.

Em arquitetura é comum encontrar projetos que demandam de algo em torno de 2000 samples para conseguir gerar imagens sem nenhum tipo de granulação. Isso é, renders “limpos” que podem ser tranquilamente enviados para clientes e usados em apresentações diversas.

Um recurso do futuro Blender 2.79, que está para ser lançado promete ajudar em muito no desenvolvimento de projetos no Cycles com valores reduzidos de samples. Esse recurso é o denoiser. Com essa ferramenta localizada no mesmo painel dos render layers você pode aplicar um leve efeito de blur nas imagens.

O resultado é que renders com quantidades pequenas de samples acabam gerando resultados praticamente sem nenhuma granulação.

Veja o exemplo a seguir, em que faço a renderização de uma cena usando 300 samples. Isso gera uma quantidade razoável de granulação na imagem. Logo depois o mesmo render sem nenhum tipo de granulação.

Percebeu a diferença no acabamento dos dois renders? A imagem com o recurso denoiser é capaz de gerar imagens com uma incrível qualidade e menos tempo de render. No exemplo exibido a seguir foram usados apenas os valores padrão do denoiser sem nenhum tipo de ajuste, basta acionar a ferramenta.

O impacto no tempo de render é mínimo, algo em torno de 5% do tempo necessário para gerar a imagem sem o recurso habilitado. Isso se deve ao fato to denoiser funcionar na seqüência da renderização. Você pode observar o processo “limpando as imagens” logo depois que o Cycles gera cada bloco de render.

Mas, é preciso tomar cuidado com o uso em excesso do denoiser pois isso pode acarretar a perda de detalhes das imagens. No final você pode acabar ficando com um render borrado.

Aprenda a usar o Blender Cycles

Quer aprender a renderizar projetos com o Blender Cycles? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos relacionados com renderização e criação de imagens usando o Cycles:

Design de móveis: 50 perfis de encaixe para madeira

Ao longo dos últimos anos o design de móveis e objetos relacionados com madeira dos softwares especializados na criação de objetos 3D. Hoje é muito fácil preparar um projeto de móvel ou marcenaria em ferramentas gratuitas como SketchUp ou Blender. E assim economizar um bom tempo fazendo a pré-visualização do seu móvel.

É possível até mesmo adicionar o objeto em ambientes reais fazendo com posição digital.

Você utiliza ferramentas digitais para trabalhar com design de móveis ou marcenaria? Caso faça uso de ferramentas digitais, aproveite para colocar em prática alguns dos conceitos apresentados por esse incrível painel com tipos de juntas de encaixe para madeira.

O painel é um arquivo PDF que pode ser impresso, mostrando como trabalhar com 50 tipos de encaixes para madeira que não necessitam de nenhum parafuso ou prego para fixação.

Esse é o tipo de “tecnologia” usada por algumas das culturas que dominam a construção com madeira, sem nunca terem usado nenhum tipo de artifício ou recurso para manter as partes diferentes da madeira conectadas.

Um exemplo desse tipo de aplicação são as construções orientais, em que diversos templos e residencias feitas totalmente em madeira usam apenas encaixes, sem nenhum tipo de parafuso ou prego.

Se você pretende trabalhar com design de móveis ou marcenaria, é um excelente recurso para ter sempre à disposição nos seus projetos. Mesmo que não seja o método principal adotado para criar as conexões das peças.

O material é de autoria de Meredith Scheff-King e está disponível em uma licença Creative Commons de atribuição.

Aprendendo a trabalhar com design de móveis

No EAD – Allan Brito você aprende a trabalhar com o design de móveis e objetos usando softwares como o Blender ou SketchUp. Essas ferramentas ajudam em todos os estágios do projeto, seja na sua concepção final ou mesmo na apresentação e vendas.

Mesmo que você escolha apenas trabalhar com o SketchUp, é possível aproveitar os modelos 3d para renderizar vistas realistas no Blender Cycles.

O processo completo de design pode ser realizado com softwares totalmente gratuitos:

Download gratuito de grama animada na Unreal Engine

As chamadas engines gráficas estão tomando de assalto o mercado de visualização para arquitetura, e em um futuro não muito distante será mais fácil encontrar projetos que sejam apresentados apenas em softwares como a Unreal Engine, Unity ou outros. Hoje a balança ainda pende para o render tradicional, mas o barateamento das placas de vídeo deve desequilibrar a balança.

É por esse motivo que sempre recomendo para os meus alunos e leitores que o momento de investir nesse tipo de software é agora, pois a tendência é que a demanda cresça no futuro. Assim você já vai estar preparado(a) para quando os potenciais projetos ou oportunidades surgirem.

Saber usar ferramentas como a Unreal Engine não é suficiente, você precisa também conseguir montar uma boa biblioteca de recursos para usar com essas ferramentas.

Quer fazer o download de um material pronto com grama animada para a Unreal Engine? Foi exatamente isso que um artista chamado Andrew Hurley produziu e compartilhou nos fóruns da Epic Games.

Você pode fazer o download do recurso para uso direto em superfícies na Unreal Engine. Uma das grandes vantagens desse recurso de grama, é que você pode criar ambientes externos com animação. Como a grama nesse material já está se movendo graças a uma simulação de vento, o realismo da cena será potencializado.

O arquivo está hospedado em uma conta do Google Drive do artista, portando você deve fazer o download o quanto antes, pois o link para o recurso pode ser removido a qualquer momento! O material está otimizado para funcionar com a Unreal Engine na sua versão 4.16.

Caso você ainda esteja montando sua biblioteca de recursos para a Unreal Engine, esse é um item que não pode faltar! Principalmente para os casos em que você precisa trabalhar com ambientes externos.

Aprendendo a usar a Unreal Engine

Quer aprender a usar a Unreal Engine para os mais variados projetos? No EAD – Allan Brito você encontra cursos relacionados com a Unreal Engine para projetos de jogos e também arquitetura. Além dos cursos específicos sobre a aplicação da Unreal em arquitetura é possível também aprender como funcionam os Blueprints.

Que são os blocos responsáveis pela lógica dos jogos na Unreal. Essa é a lista de cursos disponíveis:

Design de móveis com SketchUp: Criando listas de corte

Com o uso das ferramentas certas o SketchUp pode se transformar em uma opção extremamente interessante para profissionais envolvidos com marcenaria. A facilidade de uso do software aliado ao uso de algumas técnicas e plugins deixa o SketchUp pronto para atuar como plataforma de desenvolvimento de móveis.

Qual plugin é indispensável para uso em marcenaria com o SketchUp? Caso você queira aproveitar o software para ajudar na sua produção, o ideal é encontrar um recurso que crie não só os objetos tridimensionais, mas uma lista do que precisa ser cortado e produzido.

É nesse ponto que entra um plugin chamado CutList para o SketchUp.

A função dele é muito simples, e consiste na criação de uma tabela com os nomes e dimensões de cada uma das peças de madeira necessárias para conseguir produzir um móvel real. O segredo é criar modelos 3d que estejam de acordo com os objetos, e nas dimensões corretas.

Ao utilizar nomes que ajudam na identificação dos objetos 3d, você acaba também ajudando o plugin na organização dos objetos. Cada item da planilha gerada é correspondente ao nome de um objeto. Então, ao utilizar nomes que atribuem significado nas peças do móvel, você acaba tendo uma forma organizada de identificar o seu trabalho.

Isso transforma o SketchUp em uma poderosa plataforma de desenvolvimento e criação de móveis e objetos relaciondos com marcenaria. A melhor parte de todo esse conjunto de ferramentas é que tudo pode ser usado de maneira gratuita! Sem a necessidade de adquirir nenhum tipo de licença, já que o SketchUp Maker funciona com o plugin CutList.

O plugin pode ajudar não só as pessoas que trabalham com marcenaria, mas também todos que usam o SketchUp com fins profissionais. Ao gerar listas que ajudam a identificar as partes e dimensões de estruturas, é possível acelerar o desenvolvimento de orçamentos para diversos tipos de projetos.

Usando o SketchUp para marcenaria e design de móveis

Quer aprender a fazer design de móveis usando o SketchUp? No EAD – Allan Brito existe um curso específico sobre design de móveis com SketchUp e diversos outros treinamentos relacionados com o software: