Design de móveis: 50 perfis de encaixe para madeira

Ao longo dos últimos anos o design de móveis e objetos relacionados com madeira dos softwares especializados na criação de objetos 3D. Hoje é muito fácil preparar um projeto de móvel ou marcenaria em ferramentas gratuitas como SketchUp ou Blender. E assim economizar um bom tempo fazendo a pré-visualização do seu móvel.

É possível até mesmo adicionar o objeto em ambientes reais fazendo com posição digital.

Você utiliza ferramentas digitais para trabalhar com design de móveis ou marcenaria? Caso faça uso de ferramentas digitais, aproveite para colocar em prática alguns dos conceitos apresentados por esse incrível painel com tipos de juntas de encaixe para madeira.

O painel é um arquivo PDF que pode ser impresso, mostrando como trabalhar com 50 tipos de encaixes para madeira que não necessitam de nenhum parafuso ou prego para fixação.

Esse é o tipo de “tecnologia” usada por algumas das culturas que dominam a construção com madeira, sem nunca terem usado nenhum tipo de artifício ou recurso para manter as partes diferentes da madeira conectadas.

Um exemplo desse tipo de aplicação são as construções orientais, em que diversos templos e residencias feitas totalmente em madeira usam apenas encaixes, sem nenhum tipo de parafuso ou prego.

Se você pretende trabalhar com design de móveis ou marcenaria, é um excelente recurso para ter sempre à disposição nos seus projetos. Mesmo que não seja o método principal adotado para criar as conexões das peças.

O material é de autoria de Meredith Scheff-King e está disponível em uma licença Creative Commons de atribuição.

Aprendendo a trabalhar com design de móveis

No EAD – Allan Brito você aprende a trabalhar com o design de móveis e objetos usando softwares como o Blender ou SketchUp. Essas ferramentas ajudam em todos os estágios do projeto, seja na sua concepção final ou mesmo na apresentação e vendas.

Mesmo que você escolha apenas trabalhar com o SketchUp, é possível aproveitar os modelos 3d para renderizar vistas realistas no Blender Cycles.

O processo completo de design pode ser realizado com softwares totalmente gratuitos:

Download gratuito de grama animada na Unreal Engine

As chamadas engines gráficas estão tomando de assalto o mercado de visualização para arquitetura, e em um futuro não muito distante será mais fácil encontrar projetos que sejam apresentados apenas em softwares como a Unreal Engine, Unity ou outros. Hoje a balança ainda pende para o render tradicional, mas o barateamento das placas de vídeo deve desequilibrar a balança.

É por esse motivo que sempre recomendo para os meus alunos e leitores que o momento de investir nesse tipo de software é agora, pois a tendência é que a demanda cresça no futuro. Assim você já vai estar preparado(a) para quando os potenciais projetos ou oportunidades surgirem.

Saber usar ferramentas como a Unreal Engine não é suficiente, você precisa também conseguir montar uma boa biblioteca de recursos para usar com essas ferramentas.

Quer fazer o download de um material pronto com grama animada para a Unreal Engine? Foi exatamente isso que um artista chamado Andrew Hurley produziu e compartilhou nos fóruns da Epic Games.

Você pode fazer o download do recurso para uso direto em superfícies na Unreal Engine. Uma das grandes vantagens desse recurso de grama, é que você pode criar ambientes externos com animação. Como a grama nesse material já está se movendo graças a uma simulação de vento, o realismo da cena será potencializado.

O arquivo está hospedado em uma conta do Google Drive do artista, portando você deve fazer o download o quanto antes, pois o link para o recurso pode ser removido a qualquer momento! O material está otimizado para funcionar com a Unreal Engine na sua versão 4.16.

Caso você ainda esteja montando sua biblioteca de recursos para a Unreal Engine, esse é um item que não pode faltar! Principalmente para os casos em que você precisa trabalhar com ambientes externos.

Aprendendo a usar a Unreal Engine

Quer aprender a usar a Unreal Engine para os mais variados projetos? No EAD – Allan Brito você encontra cursos relacionados com a Unreal Engine para projetos de jogos e também arquitetura. Além dos cursos específicos sobre a aplicação da Unreal em arquitetura é possível também aprender como funcionam os Blueprints.

Que são os blocos responsáveis pela lógica dos jogos na Unreal. Essa é a lista de cursos disponíveis:

Design de móveis com SketchUp: Criando listas de corte

Com o uso das ferramentas certas o SketchUp pode se transformar em uma opção extremamente interessante para profissionais envolvidos com marcenaria. A facilidade de uso do software aliado ao uso de algumas técnicas e plugins deixa o SketchUp pronto para atuar como plataforma de desenvolvimento de móveis.

Qual plugin é indispensável para uso em marcenaria com o SketchUp? Caso você queira aproveitar o software para ajudar na sua produção, o ideal é encontrar um recurso que crie não só os objetos tridimensionais, mas uma lista do que precisa ser cortado e produzido.

É nesse ponto que entra um plugin chamado CutList para o SketchUp.

A função dele é muito simples, e consiste na criação de uma tabela com os nomes e dimensões de cada uma das peças de madeira necessárias para conseguir produzir um móvel real. O segredo é criar modelos 3d que estejam de acordo com os objetos, e nas dimensões corretas.

Ao utilizar nomes que ajudam na identificação dos objetos 3d, você acaba também ajudando o plugin na organização dos objetos. Cada item da planilha gerada é correspondente ao nome de um objeto. Então, ao utilizar nomes que atribuem significado nas peças do móvel, você acaba tendo uma forma organizada de identificar o seu trabalho.

Isso transforma o SketchUp em uma poderosa plataforma de desenvolvimento e criação de móveis e objetos relaciondos com marcenaria. A melhor parte de todo esse conjunto de ferramentas é que tudo pode ser usado de maneira gratuita! Sem a necessidade de adquirir nenhum tipo de licença, já que o SketchUp Maker funciona com o plugin CutList.

O plugin pode ajudar não só as pessoas que trabalham com marcenaria, mas também todos que usam o SketchUp com fins profissionais. Ao gerar listas que ajudam a identificar as partes e dimensões de estruturas, é possível acelerar o desenvolvimento de orçamentos para diversos tipos de projetos.

Usando o SketchUp para marcenaria e design de móveis

Quer aprender a fazer design de móveis usando o SketchUp? No EAD – Allan Brito existe um curso específico sobre design de móveis com SketchUp e diversos outros treinamentos relacionados com o software:

Comparando Cycles e Corona Render em arquitetura

Quando você está trabalhando com renderizadores comerciais como V-Ray, Maxwell ou Corona render é preciso escolher uma plataforma para gerar os modelos 3d que posteriormente são transformados em imagens. Uma boa parcela dos artistas 3D acaba escolhendo plataformas igualmente comerciais como o 3dsmax, Cinema 4D e outras.

Mas, você sabia que o Blender é capaz de gerar a geometria 3D necessária para a maioria desses renderizadores comerciais? Já houve um tempo em que era difícil integrar o Blender com outros renderizadores externos, e você acabava tendo que escolher ferramentas como o YafaRay ou LuxRender para seus projetos.

São softwares excelentes, mas que boa parte dos artistas digitais não conhece. Então sempre acabavam me perguntando se era possível usar o Blender com renderizadores comerciais.

Hoje em dia o cenário é bem diferente! Você pode usar o Blender com V-Ray, Corona Render e outros. Depois que o Cycles surgiu, a demanda por renders externos no Blender foi reduzida de maneira significativa. Mas, ela ainda existe.

Quer ver um exemplo de projeto modelado no Blender e renderizado no Corona? E depois comparando o resultado com o Cycles? Um artista do estúdio alemão xoio-air resolveu fazer esse experimento.

O artigo é bem longo e cheio de detalhes fazendo um relato da experiência em usar o Blender como base para exportar 3D para o Corona. Além de comentários sobre a comparação de performance com o Cycles.

O resultado muito positivo em ambos os aspectos. Tanto na exportação do modelo 3D para o Corona usando o Add-on próprio para isso, e também a renderização da mesma cena com o Cycles.

Como ponto negativo em relação ao Cycles o artista citou o tempo de render, que sempre demandava períodos maiores para conseguir gerar imagens com menos granulação.

Isso mostra como o software evoluiu em termos de compatibilidade com ferramentas externas. Se você usa hoje algum desses renderizadores, o Blender surge como alternativa para gerar os modelos 3D e economizar na necessidade de manter uma assinatura com a Autodesk.

Aprendendo modelagem 3D com Blender

Ainda não sabe usar o Blender para produzir modelos 3D? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos relacionados com modelagem que podem ajudar você:

Ferramenta gratuita para animação 2D no Unity

A produção de jogos 2D ainda é um grande mercado em potencial, que admite a criação de inúmeros tipos de projetos. Mas, para conseguir acelerar as coisas você tem que investir nas ferramentas e opções certas. Quem já trabalhou com animação 2D sabe que é incrivelmente trabalhoso criar movimento em duas dimensões. No Unity existem pacotes especializados em trabalhar com esse tipo de movimento em jogos 2D.

Um dos pacotes mais poderosos para trabalhar com animação 2D de personagens em jogos desenvolvidos no Unity, agora será distribuído de maneira gratuita. Até pouco tempo atrás você tinha a possibilidade de adquirir na Asset Store do Unity o Anima 2D que ajuda na criação de esqueletos/rigs para personagens 2D. O que resultava no desenvolvimento mais rápido de animações.

anima2d_unity_500_px_85

No blog da Unity Labs foi anunciado que o pacote agora será integrado com o Unity, e em Janeiro de 2017 você já vai conseguir adicionar o Anima 2D como um pacote personalizado na própria instalação do software. Ainda de acordo com o artigo que divulgou a notícia, o objetivo dessa liberação é integrar os recursos do software na própria Engine.

Então, para quem desenvolve jogos bidimensionais no Unity, será uma questão de aprender as novas opções derivadas do Anima 2D. No site da ferramenta você pode encontrar, por tempo limitado, algumas informações sobre o funcionamento da ferramenta e tutoriais. É bem provável que no futuro tudo seja migrado para a documentação do Unity.

Existe também um arquivo PDF que explica em detalhes o funcionamento do Anima 2D e algumas das suas vantagens. Quem já fez uso de ferramentas relacionadas com animação 2D vai reconhecer diversas opções, até mesmo associadas com animação 3D. É uma adição incrível aos recursos do Unity e deve ajudar bastante na criação de projetos ricos em animação de personagens 2D.

Como fazer o download do pacote? Ele deve acompanhar uma futura atualização do Unity! É só aguardar que ele será adicionado de maneira automática.

Desenvolvimento de jogos no Unity

Aprenda a trabalhar com desenvolvimento de jogos no Unity com os diversos cursos relacionados com o tema no EAD – Allan Brito. Você pode criar não só jogos em 2D mas até projetos usando VR: