Aprenda a fazer ilustração 2D com Inkscape

A ilustração vetorial é parte fundamental de qualquer processo de construção relacionado com comunicação visual. Seja para qualquer finalidade, eventualmente você vai precisar trabalhar com a edição e criação de vetores. Por muito tempo o mercado brasileiro foi dominado pelo Corel Draw, que era praticamente sinônimo de edição relacionada com vetores.

Mas, o cenário do mercado hoje é bem diferente e o Corel Draw já não reina mais absoluto, pois a concorrência com o Adobe Illustrator e Inkscape é bem acirrada. Principalmente quando o assunto são gráficos vetoriais para a web, o Inkscape leva grande vantagem.

Um ambiente integrado que consegue publicar material para a Web é fundamental nos dias atuais.

Fora essa característica, o Inkscape ainda possui outra vantagem que o torna muito competitivo. Ele é gratuito e de código-aberto.

No EAD – Allan Brito você já encontrava um curso básico gratuito que ensinava a usar o Inkscape. Depois de muitos pedidos dos nossos alunos, resolvemos expandir a oferta de material sobre o Inkscape! Agora você tem disponível também o curso de ilustração vetorial com Inkscape.

No curso você encontra uma sequência completa de exemplos e orientações, sobre como criar as mais variadas formas vetoriais com o Inkscape. Se você pretende desenhar material relacionado com publicidade, design, arquitetura ou vetores para a Web o curso será de grande ajuda.

Você vai entender o funcionamento das curvas bezier e ferramentas do Inkscape que ajudam na criação de vetores.

Aqui está a lista dos assuntos abordados no curso:

  • Configurar os documentos do Inkscape para ilustração
  • Adicionar gráficos vetoriais
  • Editar e construir ilustrações 2D
  • Transformas imagens em vetores
  • Adicionar efeitos em composições de vetores
  • Exportar e imprimir do Inkscape

Um dos pontos importantes relacionados com o uso do Inkscape, é que ele pode gerar muito mais do que arquivos SVG. Esse é o formato em que os layouts gerados no software são salvos.

Com o Inkscape é possível trabalhar com a criação de arquivos PDF, o que faz do software uma poderosa plataforma de criação! Seja com vetores compostos, imagens ou textos.

Aprendendo ilustração e design

Quer expandir ainda mais seus conhecimentos relacionados com ilustração e design? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com design e manipulação de imagens!

Aqui está a lista dos cursos:

Textura de piso gratuita para arquitetura

Entre os fatores que determinam a velocidade com que você consegue entregar projetos de visualização dentro do prazo, estão o hardware que você tem à sua disposição e o tamanho da biblioteca de texturas e modelos 3d. Com uma boa quantidade de recursos prontos para usom você pode rapidamente “pular” da modelagem para o render.

Quando o projeto exige o uso de algum tipo de material ou modelo 3d que você não possui na sua biblioteca, isso fará com que você pare o desenvolvimento para pesquisar ou criar esse recurso. Esse tempo precioso de pesquisa acaba fazendo falta no estágio de renderização.

Uma das formas de evitar a perda desse tempo e otimizar seus recursos, é construir uma boa biblioteca de recursos ao longo do tempo. É por esse motivo, que sempre estou recomendando para meus alunos que procurem adicionar recursos de maneira regular nas suas bibliotecas de modelos 3d.

Quer incrementar a sua biblioteca de texturas para visualização? Um artista chamado Johnathon Goswick compartilhou na sua página do ArtStation uma textura para pisos, que pode ser útil nos seus projetos de interiores.

Como esse tipo de material é relativamente comum em ambientes internos, é bem provável que você acabe precisando desse tipo de textura para ajudar na criação de imagens para um dos seus projetos.

Seja para a área de arquitetura ou até mesmo jogos, você poderá rapidamente configurar materiais para superficies que precisem desse tipo de aparência. Um dos pontos positivos da textura é o seu formato Seamless que permite fazer a distribuição das imagens lado a lado, sem bordas aparentes.

Isso permite repetir a textura sobre superfíes dos mais variados tamanhos.

Aproveite essa oportunidade para aumentar a sua biblioteca de recursos para visualização de interiores. Quando a necessidade de usar esse tipo de material surgir, você terá o recurso já na sua bibliteca e será muito mais rápido configurar esse material do projeto.

Configurando materiais e texturas

Quer aprender a configurar esse tipo de material nos seus projetos de renderização? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudan a usar texturas, seja em jogos ou arquitetura!

Aqui está a lista de cursos:

10 luminárias 3d gratuitas para 3dsmax

Na composição de cenários para arquitetura você acaba dedicando muito tempo para a escolha dos móveis que devem fazer parte dos cenários, mas esquece que além de móveis são necessários vários pequenos objetos. Esse é o caso de elementos cruciais para ambienteção como são as luminárias.

Caso você não possua uma boa variedade de modelos 3d relacionados com luminárias, você tem a oportunidade de fazer o download gratuito de diversas luminárias 3d para seus projetos de visualização! Como? Continue lendo o artigo para descobrir.

Um artista grego chamado Fotis Kazantzidis, compartilhou uma pequena coleção com luminárias 3d que podem ao mesmo tempo servir como base para composição de ambientes 3d ou referência para criar novos objetos. A coleção consiste em 10 tipos diferentes de luminárias para projetos de interiores já com materiais.

Existe apenas um pequeno problema na coleção de arquivos, que o artista não se preocupou em resolver. Os modelos 3d estão disponíveis apenas no formato do 3dsmax. Sim, apenas arquivos com extensão MAX. Isso limita a utilização do material apenas para quem possui o software.

Uma simples conversão dos arquivos para OBJ ou FBX já faria com que diversas pessoas pudessem aproveitar o material.

Para fazer o download dos arquivos, basta seguir esse link que leva até a pagina do Behance do artista. Lá é possível encontrar o link para o arquivo. Você precisará de um pouco de paciência para fazer o download, pois os arquivos estão disponíveis no Mediafire apenas.

Apesar dos arquivos possuirem tamanho relativamente baixo, o servidor de arquivos do Mediafire não é dos melhores para oferecer download de material. A coleção de luminárias apresenra no total 20MB em tamanho, considerando os arquivos compactados.

Como bônus para quem realizar o download do material estão as texturas usadas para as bases das luminárias. São apenas duas texturas de marmore preto e branco, que podem eventualmente ajudar você em outros projetos. Mesmo que as luminárias não tenham utilidade imediada, você pode adicionar as texturas na sua biblioteca.

Aprenda a fazer modelos 3d para arquitetura

Quer aprender como criar modelos 3d para arquitetura e interiores? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos que ajudam você a criar os mais variados tipos de objetos:

Chrome adiciona novos recursos para WebVR

O uso da tecnologia VR (Virtual Reality) está ficando cada vez mais comum entre consumidores e artistas digitais. Você encontra acesso facilitado aos softwares e também os dispositivos. Mesmo as plataformas mais sofisticadas estão recebendo cortes de preços, e as mais baratas precisam apenas de um smartphone.

Como forma de entretenimento o VR ainda está tentando encontrar uma fórmula que conquiste os usuários e artistas digitias, mas como plataforma de marketing e vendas a técnica se mostra muito eficiente.

Basta imaginar a eficácia de apresentar projetos de maneira imersiva, usando renderizações ou vídeos em 360 graus para potenciais compradores. O mercado imobiliário já sente o potencial da tecnologia e investe pesado na apresentação de conteúdo na web.

Uma das áreas em que a realidade virtual está engatihando é na navegação pela Web. Você sabia que existe uma tecnologia que permite visualizar projetos na Web usando VR? Ela se chama WebVR e o Google Chrome está para melhorar o suporte para essa tecnoligia, permitindo que você navege por sites em VR.

Isso deve estar disponível em uma futura atualização do Chrome, versão 61, segundo o desenvolvedor François Beaufort compartilhou no seu Google Plus.

A novidade deve expandir ainda mais o uso da tecnologia, que basicamente depende hoje de uma série de ferramentas para gerar aplicativos dedicados para VR. Mas, usando a Web você pode distribuir e criar conteúdo em VR de maneira rápida e otimizada.

Um dos grandes destaques dessa tecnologia é o framework a-frame da fundação Mozilla.

Aprenda a criar conteúdo em WebVR

Quer aprender a criar conteúdo em WebVR? No EAD – Allan Brito você encontra um curso específico sobre a produção de material em WebVR para arquitetura. Não apenas o curso mostra todo o processo desde o princípio, mas também apresenta exemplos.

Você encontra material relaiconado com WebVR e também VR tradicional sendo produzido com o Unity.

Aqui estão os cursos recomendados:

Aprenda a criar lightmaps usando o Blender Cycles

O Blender Cycles é uma ferramemta fantástica para qualquer artista digital usando o Blender, mas ele tem um problema que no curto prazo não será solucionado. Ele só está disponível dentro do Blender. Existe um projeto para oferecer o Cycles como um render isolado do Blender, para conseguir integrar a ferramenta com softwares como o SketchUp.

Mas, ainda deve demorar um pouco até que isso aconteça de fato. A melhor alternativa para conseguir levar o render de alta qualidade do Cycles para qualquer plataforma é usando a gravação de texturas.

Como funciona? Você configura a iluminação da cena como um todo e realiza todos os passos necessários para gerar imagens realistas. Mas, ao invés de renderizar uma imagem a conclusão consistem em processar as texturas com uma técnica chamada de “Texture Bake”.

Você quer aprender como funciona? Agora no EAD – Allan Brito você conta com o curso sobre gravação de texturas com Blender Cycles. No curso você aprende todas as técnicas e procedimentos necessários para trabalhar com a gravação de texturas no Blender.

Essa é a lista com alguns dos assuntos que você aprende no curso:

  • Renderização com Cycles
  • Iluminação de ambientes com Cycles
  • Materiais e texturas no Cycles
  • Criação de mapas UV
  • Gravação de informações de luz em texturas
  • Uso de texturas em formato de repetição
  • Criação de mapas normais
  • Mapas do tipo lightmap para múltiplos objetos com Texture Atlas

Quais as vantagens em saber gravar ilumimação em texturas no Blender? Os benefícios para essa técnica são inúmeros! O primeiro, e mais evidente, é poder levar efeitos de iluminação avançado do Blender para qualquer aplicação.

Por exemplo, a própria Game Engine do Blender pode se beneficiar de maneira significativa! Você consegue gerar texturas com os efeitos de iluminação para usar na game engine. Só para lembrar que a Game Engine do Blender não suporta o Cycles.

Qualquer plataforma ou projeto que utilize texturas pode aproveitar o recurso!

Aprenda a utilizar o Blender Cycles

Quer aprender ainda mais sobre o Blender Cycles? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com renderização usando o Cycles. Os cursos ajudam a usar o software nos mais variados cenários e projetos: