Gerência de projetos 3D com Trello

Os projetos que envolvem a produção de conteúdo visual demandam muita organização e controle, principalmente quando estão envolvidas diversas pessoas distantes geograficamente. É por isso que sempre estou procurando ferramentas que possam me ajudar na gestão desses projetos. Já comentei aqui no blog sobre o uso de ferramentas como o Evernote e Dropbox para fazer a gestão da produção de imagens, como o aproveitamento do Dropbox para fazer a gestão de render em computadores remotos. Você pode acompanhar em tempo real a renderização dos projetos e conseguir  a visualização dos seus projetos até mesmo do seu celular.

Nesses últimos meses estive testando outra ferramenta que ajuda muito na produção de conteúdo, principalmente os que envolvem multimídia. Estou falando do Trello! O sistema é voltado especificamente para organização visual de projetos, usando uma abstração de cartões que simulam a metodologia conhecida como “Just in Time” ou Kanban. Nos projetos que usam os cartões, você pode adicionar inúmeras informações nas estruturas verticalizadas e organizar o trabalho de grandes equipes.

gestao_projetos_3d_500px

A melhor parte disso é que o Trello possui uma versão gratuita que já fornece praticamente todas as ferramentas necessárias, para que você possa organizar os seus projetos. Se for necessário aumentar o tamanho dos anexos e desbloquear outras opções importantes, você pode optar pela assinatura. Mas, já aviso que a opção gratuita é mais do que suficiente!

Um dos pontos positivos no uso dos cartões no Trello é que você pode anexar imagens e informações provenientes de URLs. Isso permite que os cartões sirvam ao mesmo tempo como um controle sobre a produção do seu projeto, como também o local para reunir informações relacionadas ao desenvolvimento do projeto.

Por exemplo, ao desenvolver um roteiro para animação é possível que as referências em texto ou links possam ser adicionadas na descrição do projeto. Isso permite que todos os envolvidos tenham acesso aos mesmos arquivos, e possam adicionar comentários relacionados com a produção. É o ambiente ideal para a pré-produção de qualquer projeto.

Usando a metodologia Kanban nos seus projetos 3d

Quer applicar esses conceitos em projetos reais? Se você ainda não conhece nenhum procedimento relacionado ao meio produtivo 3d, recomendo conferir os seguintes cursos do EAD – Allan Brito que são excelentes para aplicação do conceito:

Seagulls fly fecha as portas

A semana que passou foi muito triste para o mercado brasileiro de computação gráfica, pois um dos maiores estúdios nacionais anunciou no seu web site que estaria fechando as portas. Para quem não conhece a Seagulls fly é, ou era, uma das mais renomadas empresas especializadas em produção de material baseado em computação gráfica para as mais variadas mídias seja o mercado publicitário, jogos digitais e cinema. O portfólio deles era um dos mais legais e impressionantes em termos de quantidade e qualidade em território nacional, mas tudo isso não foi suficiente para manter a empresa, e por motivos que não foram divulgados a empresa não conseguiu se manter com uma combinação que muitos tentando conseguir que é a do portfólio com os recursos humanos!

Restaurant's "Sorry we're Closed" sign

Os motivos que fazem uma empresa como essas fecharem são os mais diversos e levantam questões sobre como devemos lidar com situações semelhantes, para não ver nossos projetos indo no mesmo rumo. Assim como existem empresas que não conseguem se manter por 1 ou 2 anos, é fácil encontrar exemplos de empresas que perduram por 10, 20 ou 30 anos. A área de tecnologia é cruel com corporações, pois as mudanças no mercado são rápidas o suficiente para deixar qualquer diretor de empresa de cabelos em pé! Se a empresa não for rápida o suficiente para adaptar o seu meio de produção e ambiente as realidades e mudanças no mercado, é muito fácil perder o rumo.

Para iniciativas no Brasil as coisas são um pouco mais complicadas, pois o nosso sistema tributário que coloca o governo como sócio de absolutamente tudo e os altos encargos trabalhistas, deixam a gestão financeira dessas empresas um verdadeiro malabarismo. A minha especialidade não é em contabilidade ou gastos trabalhistas, mas em algumas situações esses encargos passam de 50% do valor pago ao funcionário!

A variação cambial é outro fator determinante, pois muito do que é adquirido e contratado nesse tipo de mercado está ligado ao dólar, e uma dívida adquirida em dólar na época em que o mesmo estava próximo de 1,50 deve ter explodido as finanças da empresa com a subida para a faixa dos 2,00 Reais.

Isso é apenas parte dos desafios de manter uma produtora ou estúdio, e nenhuma delas se aplica ao caso da Seagulls fly, até pelo simples motivo de não terem sido divulgados os motivos pelos quais a empresa anunciou o seu fechamento.

É inevitável pensar nesse tipo de dificuldade, quando você encontra situações como essa, e fica como alerta para as pessoas interessadas em trilhar esse caminho. Os benefícios são muitos, mas é preciso ter cuidado ao longo do trajeto.