Palestras sobre Blender

Uma das coisas que mais gosto de fazer é difundir conhecimento relacionado com computação gráfica 3d e outros assuntos relacionados com tecnologia. É por isso que acabei dedicando muito do meu tempo a ensinar e também na produção de material educacional, sejam livros ou cursos online. Mas, a oportunidade real de conhecer pessoas interessadas em usar o Blender nos mais diversos lugares do Brasil é uma grande satisfação. É por isso que estou sempre viajando para ministrar cursos ou palestras, geralmente envolvendo o Blender ou o seu uso, em eventos e instituições de ensino por todo o Brasil.

Caso você não tenha percebido ainda, existe até uma página aqui no blog que explica um pouco sobre as palestras que ministro e também os workshops. Na maioria das vezes essas palestras fazem parte de algum ciclo de tecnologia ou evento relacionado com arte digital, em que a instituição quer promover o uso do Blender em conjunto com outros softwares ou tecnologias.

palestra_vector

Se você está planejando ou ajudando a organizar um evento, e gostaria de uma demonstração do que o Blender pode fazer em áreas como:

Use o formulário de contato para que possamos conversar sobre a possibilidade de combinar uma palestra! Sempre procuro organizar a palestra de acordo com a temática do evento. É uma oportunidade perfeita para difundir ainda mais o uso do software como ferramenta de criação democrática e potencializar a criação de material!

Os temas listados na página sobre as palestras são apenas sugestões, e podem ser alterados sem problema algum!

Palestras gratuitas sobre 3ds Max, Softimage, Maya e Mental Ray

Na maior conferência sobre computação gráfica do mundo, a Siggraph que acontece todos os anos no segundo semestre, a maioria das empresas que desenvolve ferramentas de computação gráfica participa com palestras e apresentações dos seus produtos. Com a Autodesk não é diferente, e esse ano foram muitas palestras e apresentações que fariam qualquer usuário de softwares como 3ds Max, Maya ou Softimage querer fazer uma visita a Nova Orleans. Caso você também não tenha conseguido visitar a feira e assistir as apresentações da Autodesk, assim como eu, pode conferir os vídeos das apresentações diretamente no web site da empresa.

A maioria desses vídeos é narrada em inglês, o que consiste uma grande barreira para boa parte dos usuários e artistas que não dominam a língua, principalmente ouvir uma apresentação. Se existisse ao menos uma transcrição das apresentações já seria uma grande ajuda. Pois, agora podemos conferir praticamente todas as apresentações realizadas pela Autodesk na Siggraph 2009 legendadas em português também!

palestras-gratuitas-3dsmax-maya-mentalray-softimage

Para acessar os vídeos é necessário visitar esse link que leva ao web site da Autodesk, em que você precisará se registrar para ter acesso ao material. Caso você já possua uma conta na AREA, o canal de tutoriais e blogs para usuários da Autodesk, basta fazer o login antes de visitar esse endereço. Esses são os títulos das palestras disponíveis:

  • 3ds Max: Renderização do tipo toon para criar imagens estilizadas
  • Mental Ray: Como usar opções avançadas de shaders do Mental Ray para integrar objetos virtuais com a realidade
  • Softimage: Usando o ICE para criar deformações realistas em personagens virtuais
  • Maya: Criando fraturas procedurais em objetos com base em colisões e dinâmica
  • Mudbox: Como trabalhar com escultura digital no Mudbox e integrar o material em outras ferramentas 3d
  • MotionBuilder: Configurando personagens usando técnicas de captura de movimento

Essas são as chamadas Master Classes, que a Autodesk sempre oferece aos visitantes da feira e também disponibiliza com freqüência no seu web site. As legendas em português não estão disponíveis para todos os vídeos, mas apenas pelo fato de poder acompanhar o que a pessoa está falando, por escrito, ajuda no entendimento dos termos técnicos e nuances dos softwares.

Só para reforçar, o acesso aos vídeos é totalmente gratuito.

Animações para Web com o Papervision 3D e animações científicas com Blender 3D

Depois de um pouco de atraso, aqui estão mais duas excelentes palestras ministradas na conferência Blender 2008. Caso você não lembre, estou fazendo a descrição e comentando as palestras gravadas da conferência Blender 2008, realizada em Amsterdã no final do mês de Outubro. Todos os vídeos da conferência podem ser copiados em vários formatos nesse endereço.

A primeira palestra fala sobre a aplicação do Blender 3D para a internet, com o uso da engine Papervision 3d, que permite usar a tecnologia do Flash para criar gráficos vetoriais em 3d. Esse tipo de ferramenta é extremamente importante para os profissionais de web design, interessados em aplicar modelos 3d em web sites. Mas e as novas opções 3d do Flash CS4? Não credito que o Flash CS4 seja concorrência para o Papervision, pois são produtos com objetivos bem diferentes.

A palestra sobre o Papervision foi ministrada por Bruno Maldonesi, que trabalha com a produção de conteúdo para web sites. No início da apresentação ele comenta mais sobre o que é, e como funciona o Papervision, para depois mostrar alguns exemplos de objetos 3d funcionando diretamente no Firefox.

No final da palestra, temos a melhor parte para quem quiser aprender o processo completo de integração entre as duas ferramentas. O palestrante abre o Blender 3D e mostra os passos necessários, para elaborar uma cena ou modelo 3d, e exportar esse material para o Papervision 3D, com dicas e projetos comerciais criados com essa tecnologia.

Se você tem experiência com o Flash e principalmente com o ActionScript, vai gostar de usar o Blender 3d em conjunto com o Papervision para elaborar material interativo 3d para web sites.

Agora a segunda palestra, sobre o uso de Blender 3D para visualização científica e simulação de interações moleculares. O foco dessa palestra é mais acadêmica a não tem muita aplicação no mercado de visualização, a não ser que você trabalhe com esse tipo de simulação ou em algum laboratório. Mesmo assim é muito interessante assistir as demonstrações, e visualizar alguns dos scripts em Python elaborados pelos pesquisadores para simular, as interações entre células. A palestrante se chama Monica Zoppe.

Para as pessoas interessadas em elaborar algum tipo de trabalho científico, como monografias e artigos científicos, essa pode ser uma excelente referência.

Bem, dentre as duas palestras gostei mais da que fala sobre o Papervison pela parte prática. Estou terminando de reunir minhas anotações sobre as outras palestras e amanhã, publico mais comentários sobre as outras apresentações.

Stream de video gratuito de palestras da Siggraph 2008

Todos os profissionais em suas respectivas áreas devem se atualizar sobre novidades e novas tendências, para evoluir na sua área de conhecimento. Uma das melhores maneiras de fazer isso é visitar convenções, congressos e feiras com palestras e mini-cursos. Bem, quem trabalha com computação gráfica fica privado disso, pois esse tipo de evento praticamente inexiste por aqui. A solução é fazer uma pequena viagem até outros países para visitar as feiras internacionais, como a maior do mundo que acontece anualmente na Califórnia, a Siggraph.

Quem sabe um dia eu ainda consiga fazer essa viagem, para cobrir o evento aqui no Blog, mas esse momento ainda está longe. Como tenho que adiar a viagem novamente esse ano, a solução é acompanhar de longe.

3D lecture for visiting Finnish students

Esse ano existe uma opção muito boa para quem quiser assistir algumas palestras da Autodesk na Siggraph! Eles estão prometendo um canal de vídeo por streaming ao vivo, de algumas das palestras organizadas por eles no evento. Pela lista de palestras divulgadas, o conteúdo é imperdível!

Antes de falar sobre as palestras, o link em que o vídeo estará disponível com as palestras é esse no Autodesk Area. Qual a data? As palestras começam no dia 11 de Agosto. Na página tem até um relógio regressivo, fazendo a contagem para a primeira palestra.

Agora, veja a lista das palestras que devem ser transmitidas:

  • Industrial Light & Magic e os efeitos para Homem de Ferro
  • Industrial Light & Magic e os efeitos para Indiana Jones e o Reino da caveira de cristal
  • Animação da Lucasfilm para Star Wars Clone Wars
  • LucasArts e a produção de The Force Unleashed
  • Produzindo o Kung Fu Panda pela DreamWorks animation

Ficou animado? Pois é, eu também pretendo dar um jeito de assistir as palestras na íntegra. Não é todo dia que você tem esse tipo de oportunidade. Para quem não entende inglês, como a transmissão será ao vivo, muito dificilmente teremos opções de legendas, portanto a necessidade de conhecer a língua é fundamental. Sempre digo para meus alunos que esse tipo de necessidade, em entender inglês, deve ser encarado como um incentivo a estudar a língua e não como uma dificuldade.

Por falar em Siggraph, o pessoal do Instituto Blender vai estar lá, falando sobre o Big Buck Bunny. Nesse post no blog do projeto Apricot o Ton Roosendaal prometeu começar o trabalho no Blender 2.50 assim que ele retornar da Califórnia.

Agora é só esperar.

Vídeos da conferência Blender 2007 disponíveis!

Depois de muita espera a fundação Blender finalmente disponibilizou para download, os vídeos da conferência Blender 2007. Você lembra o que aconteceu com os vídeos da conferência de Nova Iorque? Apesar da notícia já ter sido publicada na BlenderNation, que por sinal foi o motivo que derrubou o servidor que estava hospedando os vídeos, acredito que esses vídeos não saiam do ar tão cedo. Pelo menos a fundação Blender deve estar preparada para o alto tráfego que isso gera. Só para você ter uma idéia, qualquer notícia com indicação de link publicada na BlenderNation pode gerar facilmente dois mil acessos em um dia.

Agora imagine duas mil pessoas fazendo download ao mesmo tempo de vídeos com 50 MB em média. O servidor precisa ser bom mesmo!

Conferência Blender 2007

Voltando aos vídeos, o número de apresentações disponíveis é praticamente igual a do material disponibilizado na conferência de NY. Ainda não tive a oportunidade de assistir a todos eles, mas com certeza é download obrigatório!

Veja algumas das palestras disponíveis:

  • Palestra de abertura com Ton Roosendaal: Como de costume o Ton faz a abertura do evento, falando um pouco sobre o que os participantes podem esperar das palestras e eventos. Ele usa novamente aquele sistema de apresentação que simula slides, mas na verdade é o Blender! Preste atenção no vídeo que você percebe.
  • Fundação e Instituto Blender – Fazendo negócios com conteúdo livre: Essa palestra tem Ton Roosendaal falando sobre a fundação e o instituto Blender.
  • Plumíferos – Claudio Andaur: Aqui temos uma palestra bem legal sobre o andamento do projeto Plumíferos, dos nossos amigos animadores Argentinos.
  • Fábrica de Criaturas – Andy Goralczyk: Esse workshop é imperdível! Caso você não conheça, o Andy é um dos mais renomados artistas que usa Blender. Ele mostra aqui alguns conceitos de criação de personagens.
  • Desenvolvimento do projeto Peach – Brecht van Lommel: Aqui temos uma breve amostra do desenvolvimento e melhorias propostas para o Blender com o projeto Peach.

Essas são apenas algumas das apresentações, visite esse link no web site oficial do Blender, para fazer o download das outras palestras. Se você não pode ir para Amsterdã, essa é a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que está sendo feito com o Blender no mundo.