Mais de 400 tutoriais gratuitos sobre o Softimage XSI

Um dos softwares que sempre aparecem nos pedidos de tutoriais e material educacional nas mensagens do blog, e pelo Twitter é o Softimage. Como são poucas as pessoas que utilizam essa ferramenta no Brasil, quantidade de tutoriais e material de apoio é bem pequena. Até mesmo em língua inglesa a quantidade de material relacionada com Softimage é significativamente menor se comparado com o Maya, 3ds max e outros. Mas, hoje vou recomendar um conjunto de materiais de estudo para o Softimage XSI que deve deixar qualquer usuário interessado no software ocupado por várias horas!

O recurso foi disponibilizado nos fóruns de usuários do Softimage XSI por um usuário chamado AceMastermind, que relacionou uma lista com dezenas, para não dizer centenas de tutoriais para Softimage XSI. Pela minha contagem parcial dos materias, o número total passa de 400 tutoriais! O vídeo abaixo é apenas um desses tutoriais disponíveis que aborda modelagem poligonal no Softimage XSI.

Quais são as áreas abordadas nesse conjunto de tutoriais? A lista abaixo mostra um pouco do que você vai encontrar na lista:

  • Modelagem 3d
  • Manipulação de objetos
  • Componentes
  • Modelagem geral
  • Modificadores e deformadores
  • Superfícies e curvas
  • Ferramentas de transformação de objetos
  • Texturas
  • Texturas e edição de camadas
  • Animação
  • Transformações
  • Misturando animações
  • Usando clipes de vídeo
  • Animação do tipo Morph
  • Adicionando som
  • Usando constraints
  • Esqueletos e cinemática inversa
  • Processo de Skinning
  • Criando esqueletos de personagens
  • Kit de desenvolvimento de personagens
  • Animações com deformações
  • Configurações de animação
  • Simulações físicas
  • Usando Rigid Body
  • Exemplos de Rigid Body
  • Criando cabelos para personagens
  • Exemplos de cabelo
  • Otimizando cabelos
  • Introdução ao sistema de partículas
  • Conceitos de partículas
  • Exemplos de partículas
  • Renderização
  • Técnicas de renderização
  • Criando efeitos com gradientes
  • Usando filtros
  • Adicionando mapas de bump
  • Iluminação
  • Usando Final Gathering
  • Entendendo render em camadas
  • Usando render em camadas
  • Aplicando antialiasing
  • Usando motion blur
  • Mapas de displacement

Só para ressaltar que essa é uma lista com os tópicos principais abordados no conjunto de tutoriais, em que para cada tema existem entre 5 e 12 vídeos. Se você queira aprender a usar o Softimage XSI e nunca teve a oportunidade, esses vídeos devem ajudar bastante! Os vídeos faziam parte de um treinamento comercial do Softimage que foi disponibilizado de maneira gratuita pela própria empresa que desenvolveu o material.

Tutoriais sobre animação e efeitos com Softimage ICE

Uma ferramenta que aparentemente seria esquecida no meio do vasto leque de softwares mantidos pela Autodesk é o Softimage, que depois de ser adquirido pela empresa levou vários usuários ao desespero. Ainda lembro-me de encontrar mensagens em fóruns especializados em que pessoas colocavam em cheque os esforços para se especializar na ferramenta, pois temiam que o foco da Autodesk ficasse direcionado para a dupla 3dsmax e Maya.

Para a alegria de muitos desses usuários esse esquecimento não se concretizou, e o Softimage aparece como uma das opções mais avançadas em termos de efeitos e dinâmica. O módulo ICE traz uma gama incrível de ferramentas e opções baseadas em sistemas de nós. Esse é um sistema semelhante ao que temos em vários softwares hoje em dia, e que permite criar elementos de grande complexidade.

Um desses exemplos é o sistema de física Lagoa Multiphysics que mostrei aqui no blog, usando o Softimage para gerar os efeitos e animações baseadas em física.

Se você tem curiosidade em aprender o funcionamento dessa ferramenta, encontrei vários tutoriais em vídeo gratuitos que podem ajudar a ter uma idéia melhor sobre o funcionamento do Softimage. Os vídeos estão hospedados no próprio web site da Autodesk e foram produzidos pelo pessoal da Digital Tutors com o Softimage 2011.

tutoriais-softimage-ice-2011.jpg

No total são dezesseis vídeos com os seguintes títulos:

  • Introdução ao Softimage 2011
  • Criando projetos e simulações simples com o Softimage ICE
  • Adicionando forças aleatórias na simulação com ICE
  • Usando partículas volumétricas e nós de densidade
  • Usando texturas para controlar a densidade de partículas
  • Entendendo a importância do tamanho das partículas e sua densidade
  • Criando uma chaminé (2 partes)
  • Usando o ICE para criar nuvens
  • Renderizando nuvens realistas (3 partes)
  • Controlando o render no Softimage
  • Renderizando chamas e fogo no Softimage (3 partes)

O material é de excelente qualidade e pode ajudar muitos artistas que tem interesse em aprender o funcionamento dessa ferramenta. Aproveite que as licenças educacionais para softwares da linha 2011 foram estendidas para 13 meses. Portanto, estudantes inscritos e aprovados no programa educacional da Autodesk podem fazer o download do Softimage 2011 para fins educacionais de maneira gratuita.

Lagoa Multiphysics promete simulações realistas no Softimage

A animação usando simulações físicas sempre delegada para plugins ou softwares especializados devido a sua complexidade e competência em resolver problemas complexos, que seriam incrivelmente trabalhosos de criar usando apenas técnicas tradicionais de animação. Esse sempre foi o legado dos plugins que a cada dia ficam mais sofisticados. O 3dsmax é uma das ferramentas que apresenta a maior quantidade de plugins para esse tipo de animação com destaque para Fume FX e o Krakatoa que permitem criar animações complexas e com grande apelo visual. Outro sistema que oferece grandes possibilidades para a simulação física em animação é o Softimage com o seu incrível e poderoso sistema ICE.

Um sistema de simulação física para o Softimage que usa o ICE foi apresentado essa semana e deixou muita gente de queixo caído. A qualidade e complexidade das animações, sem mencionar a variedade de simulações, acaba transformando esse software em um dos mais promissores na área de efeitos baseados em física. O seu nome é Lagoa Multiphysics e uma demo em vídeo mostra em imagens o que acabei de descrever com palavras:

Lagoa Multiphysics 1.0 – Teaser from Thiago Costa on Vimeo.

O software ainda não está disponível para download ou sequer foi lançado, mas podemos acompanhar recursos avançados como materiais granulados com diferentes índices de fricção, fluidos com densidades variadas, estruturas elásticas e muito mais.

Mas, afinal o que é esse ICE? Para quem não está acostumado a usar o Softimage a plataforma ICE (Acrônimo para Interactive Creative Environment) é uma plataforma que permite expandir o Softimage usando nada mais que uma estrutura de nós. É a tendência de todos das suítes de computação gráfica 3d oferecer esse tipo de sistema, pois ele permite criar sistemas complexos e escalonáveis para projetos de animação e visualização.

Mesmo sem a popularização do Softimage aqui no Brasil a plataforma ICE é muito bem conceituada entre artistas especializados em efeitos especiais, e principalmente no mercado publicitário pela sua flexibilidade.

O autor do Lagoa Multiphysics se chama Thiago Costa e mesmo sem maiores informações sobre o sistema no seu web site pessoal, lá é possível conferir vários dos seus trabalhos usando o Softimage ICE. É uma excelente fonte de informações para usuários do Softimage e também para quem estuda a produção de animações 3d.

Autodesk Softimage XSI: Tutorial completo de modelagem 3d por subdivisão

A técnica mais simples que podemos usar para trabalhar com modelagem 3d é a chamada subdivisão, que consiste na criação de primitivas geométricas que devem ser transformadas e deformadas para criar objetos mais complexos. Isso se aplica a praticamente qualquer tipo de topologia ou elemento 3d, desde objetos orgânicos até os mais geométricos. Quais transformações são essas? Sempre que me refiro as transformações que um objeto 3d pode receber, estou falando sobre translação, rotação e escala. Essas são as três operações básicas da modelagem 3d, base para qualquer tipo de modelagem.

Para exemplificar o poder que esse tipo de modelagem com princípios simples e práticos pode ter nas mão de um artista paciente, encontrei um tutorial em vídeo que mostra o processo de criação de um objeto futurista no Autodesk Softimage, usando basicamente esse conjunto de técnicas. O mais interessante do vídeo é que a mesma técnica pode ser reproduzida em qualquer software 3d, pois a grande maioria dos softwares suporta a técnica, diferente de tutoriais que abordam o uso de NURBS.

Só existe um pequeno detalhe em relação ao tutorial que você deveria saber antes, é que o mesmo tem uma hora e meia de duração. Isso mesmo, é possível acompanhar a modelagem 3d no Softimage em detalhes nesse vídeo.

Poligon modelleme – Autodesk Softimage XSI from Emre Şan on Vimeo.

Outro detalhe interessante em relação ao vídeo é que o artista manipula tudo usando apenas uma tablet e um mouse 3d, que é aquele dispositivo com um cilindro na qual é possível determinar ângulos de visão e a inclinação da câmera. Se tem uma coisa que particularmente nunca consegui fazer foi manipular softwares 3d usando tablets, mesmo nos locais em que ministro aulas e que dispõe desses dispositivos em todos os computadores para uso no 3ds Max, acabo levando meu próprio mouse.

No que diz respeito ao tutorial e os métodos usados para construir o modelo 3d, podemos observar que ao longo de todo o processo o autor usa basicamente as mesmas técnicas para construir o modelo, repetindo o processo de maneira levemente diferente para conseguir variações na topologia. Mas, no final é tudo baseado em modelagem por subdivisão. Esse é um excelente exercício de modelagem para usuários que ainda estão aprendendo um software 3d, ou pretendem tentar aprender outra ferramenta. Basta seguir as transformações realizadas nas primitivas e aplicar os extrudes nos locais em que o autor do vídeo indicar.

Palestras gratuitas sobre 3ds Max, Softimage, Maya e Mental Ray

Na maior conferência sobre computação gráfica do mundo, a Siggraph que acontece todos os anos no segundo semestre, a maioria das empresas que desenvolve ferramentas de computação gráfica participa com palestras e apresentações dos seus produtos. Com a Autodesk não é diferente, e esse ano foram muitas palestras e apresentações que fariam qualquer usuário de softwares como 3ds Max, Maya ou Softimage querer fazer uma visita a Nova Orleans. Caso você também não tenha conseguido visitar a feira e assistir as apresentações da Autodesk, assim como eu, pode conferir os vídeos das apresentações diretamente no web site da empresa.

A maioria desses vídeos é narrada em inglês, o que consiste uma grande barreira para boa parte dos usuários e artistas que não dominam a língua, principalmente ouvir uma apresentação. Se existisse ao menos uma transcrição das apresentações já seria uma grande ajuda. Pois, agora podemos conferir praticamente todas as apresentações realizadas pela Autodesk na Siggraph 2009 legendadas em português também!

palestras-gratuitas-3dsmax-maya-mentalray-softimage

Para acessar os vídeos é necessário visitar esse link que leva ao web site da Autodesk, em que você precisará se registrar para ter acesso ao material. Caso você já possua uma conta na AREA, o canal de tutoriais e blogs para usuários da Autodesk, basta fazer o login antes de visitar esse endereço. Esses são os títulos das palestras disponíveis:

  • 3ds Max: Renderização do tipo toon para criar imagens estilizadas
  • Mental Ray: Como usar opções avançadas de shaders do Mental Ray para integrar objetos virtuais com a realidade
  • Softimage: Usando o ICE para criar deformações realistas em personagens virtuais
  • Maya: Criando fraturas procedurais em objetos com base em colisões e dinâmica
  • Mudbox: Como trabalhar com escultura digital no Mudbox e integrar o material em outras ferramentas 3d
  • MotionBuilder: Configurando personagens usando técnicas de captura de movimento

Essas são as chamadas Master Classes, que a Autodesk sempre oferece aos visitantes da feira e também disponibiliza com freqüência no seu web site. As legendas em português não estão disponíveis para todos os vídeos, mas apenas pelo fato de poder acompanhar o que a pessoa está falando, por escrito, ajuda no entendimento dos termos técnicos e nuances dos softwares.

Só para reforçar, o acesso aos vídeos é totalmente gratuito.