Download gratuito de sons e músicas para uso em filmes e animações

A produção de qualquer projeto que envolva imagens e sons demanda grande quantidade de trabalho e pesquisa, para que tudo acabe resultando ou refletindo as idéias dos idealizadores daquele projeto em especial. E uma parte extremamente importante desse processo é a escolha de sons e trilha sonora para uso no projeto. A escolha equivocada de sons e músicas para projetos pode ser catastrófica em algumas situações se não for feita com muito critério e se encaixar no contexto do projeto, seja ele na área de animação ou mesmo interfaces para web.

Mas, apesar da escolha da música ser importante, os produtores desse tipo de material devem estar atentos a pequenos detalhes no processo como a licença de uso da música ou sons, para não enfrentar problemas futuros. Até mesmo o processo de publicação do material em web sites como o Youtube pode ser prejudicado, pois o site já conta com sistema de verificação de sons que identificam material protegido por direitos autorais e notificam o autor do vídeo.

download-musicas-gratuitas.jpg

Como resolver isso? A melhor maneira é reunir uma boa biblioteca de sons e músicas livres de direitos autorais, ou que sejam distribuídas usando licenças mais flexíveis como a Creative Commons.

Download gratuitos de músicas para projetos multimídia

E caso você esteja interessado em fazer o download gratuito de diversas músicas ou efeitos sonoros, que podem ser usados sem grandes restrições em projetos audiovisuais, recomendo uma visita ao web site MusicScreen que está disponibilizando diversos arquivos para download. Ao acessar o link você poderá fazer a seleção do estilo musical no player que está na parte inferior da página, e depois poderá selecionar as faixas individuais que são do seu interesse.

Existem opções para download nos mais variados estilos que englobam desde a música clássica até percussão e instrumentos isolados como solos de piano.

Para usar o material em projetos, você deve ficar atento as recomendações de uso do autor do site, que exige a citação da fonte dos sons e também que você siga algumas regras descritas no site.

Para uso em projetos a equipe de criação não precisa pagar absolutamente nada para o autor das músicas, mas caso o vídeo ou produto seja exibido em TV ou Cinema, é necessário enviar um formulário com informações relacionadas as datas de exibição. Mas, esse valor é pago pela emissora ou responsável pela transmissão e não pelos produtores.

Adobe Premiere CS4: Editando trilhas de áudio

A criação de material visual é apenas parte do trabalho relacionado com animação ou edição de vídeo, pois é necessário sincronizar e ajustar trilhas de áudio, para que as suas produções relacionadas com animação ou mesmo vídeo ganhem ainda mais vida. Nesse ponto os artistas 3d encontram o desafio de conhecer o áudio digital e todas as suas características, para poder adicionar e editar áudio em suas animações. Em grandes produções o ideal é que profissionais especializados na edição de áudio assumam essa tarefa, mas nem sempre o orçamento do projeto suporta esse tipo de contratação.

Para conseguir realizar esse tipo de tarefa o artista 3d pode recorrer a algum software especializado na edição de áudio, para facilitar em parte o seu trabalho. Entre os editores de vídeo mais usados em estúdios está o Adobe Premiere, e com os vídeos abaixo você pode começar a trabalhar com alguns dos recursos para ajustar áudio do software.

O primeiro vídeo aborda uma tarefa relativamente simples e comum na parte de edição de áudio em animação, que é a chamada normalização do áudio. Esse tipo de edição é necessária quando os níveis de volume da trilha de áudio, que pode ser uma música ou então a gravação das vezes para os personagens, está em diferentes níveis. Isso acaba gerando um desconforto e efeito estranho ao áudio e pode ser corrigido de maneira relativamente simples.

Como é possível perceber no vídeo, o procedimento para normalizar o áudio é muito simples e requer apenas o acionamento de um menu no Premiere CS4. Com isso as suas trilhas de áudio ficam com níveis de volume constantes.

O segundo tutorial que indico nesse artigo é sobre a manipulação de arquivos estéreo, na verdade é uma técnica para transformar arquivos com apenas um canal de áudio em estéreo. O tutorial foi gravado no Adobe Premiere CS3, mas o procedimento é bem semelhante no CS4.

Para realizar esse tipo de edição o autor do tutorial usou os filtros de áudio do Premiere para conseguir passar o áudio de um canal e distribuir para o outro.

As dicas são simples, mas podem ajudar muito na edição e finalização de uma animação. Como as ferramentas de edição e ajuste de áudio são pouco usadas por editores de vídeo, que estão mais interessados em trabalhar nos cortes e edição do material visual, qualquer dica de como usar as ferramentas para editar áudio no Premiere CS4 é muito bem-vinda!

Tutorial Audacity: Removendo ruídos em áudio digital

Uma pergunta que sempre recebo por e-mail ou no curso de Audacity, que organizei no início do semestre está relacionado à remoção de ruídos ou defeitos em arquivos de áudio. Não é necessário possuir uma ferramenta como o Cubase para fazer esse tipo de edição, o Audacity pode chegar a resultados excelentes. Lembre sempre que mesmo com os mais modernos softwares é muito difícil e trabalhoso filtrar os ruídos de um arquivo de áudio digital, principalmente se ele estiver com os seus canais mixados. Isso mesmo, muita gente acha que é só conseguir um arquivo de áudio para milagrosamente, separar os vocais e instrumentos musicais em faixas diferentes. Não é assim que funciona, se fosse fácil assim, ninguém usava estúdio para gravar!

No Audacity, podemos remover ruídos ou defeitos no espectro do som com a ferramenta envelope de maneira muito fácil.

Audacity - Interface

Geralmente identificamos um ruído ou defeito no som, com uma disparidade no espectro. Veja a imagem abaixo, em que encontramos um trecho de um arquivo de áudio, no espectro vemos que uma parte do som apresenta uma variação grande.

Audacity - Ruído

Com o envelope, podemos reduzir o volume dessa área para minimizar o efeito e quem sabe até remover o ruído. Para começar a usar a ferramenta, precisamos clicar no ícone correspondente ou então, pressionar a tecla de atalho F2. Quando fizermos isso, uma linha azul aparecerá na parte superior e inferior do canal de som, indicando que o envelope está ativo.

Continuar lendo Tutorial Audacity: Removendo ruídos em áudio digital

Audacity

Essa semana eu comentei que estou disponibilizando um curso gratuito sobre o Audacity, mas ai percebi que eu nunca tinha explicado aqui o que é o Audacity e para que ele serve. Esse software serve para fazer edição e montagem de áudio digital. Caso você tenha vários pequenos arquivos MP3 que você gravou em uma palestra ou durante uma aula, e gostaria de mixar tudo em um arquivo único e retirar ruídos de fundo, aquela tosse no meio do discurso ou o famoso “hãaaaa” (eu também faço isso as vezes…), o Audacity consegue fazer tudo isso.

Continuar lendo Audacity