RedRunner: Jogo gratuito e de código aberto no Unity

Como primeiro passo para um projeto de jogos você deve realizar o chamado game design, em que as mecânicas e regras são elaboradas para garantir que seu jogo seja bem executado. O fator diversão é fundamental e pode ser preparado já no estágio de game design. Depois do game design chega o momento de executar o projeto!

Para quem tem idéias para executar um jogo, mas não possui experiência ou conhecimento em engines como a Unity é possível encontrar diversos recursos quem podem ajudar você de modo gratuito.

Entre esses recursos estão projetos de jogos completos, que podem ser abertos na Unity para analisar e estudar a fundo como um jogo inteiro foi criado.

Os criadores de um jogo do tipo plataforma chamado RedRunner totalmente produzido no Unity, resolveram oferecer o código-fonte do projeto de maneira gratuita no Github. A licença de uso do material que forma todos os assets e lógica do jogo é aberta, o que significa que além de servir como uma forma de diversão acessível é possível aprender com o jogo.

Como todo o material relacionado com o jogo é aberto, os desenvolvedores que estão aprendendo a usar o Unity podem fazer o download de todo o projeto do jogo para analizar seu conteúdo. Todo o código, componentes e Prefabs no Unity estão disponíveis para download gratuito.

Essa é uma forma fantástica de aprender como funciona o desenvolvimento de jogos, e passar da parte básica do Unity para projetos mais complexos. Mesmo que você não tenha como objetivo fazer um jogo totalmente novo, o material pode ser modificado e adaptado com base no código fonte.

A substituição dos assets e música pode gerar um projeto totalmente novo no Unity. Você só precisa respeitar a licença de uso para o material, e verificar se o conteúdo pode ser distribuído de maneira comercial.

Aproveite esse incrível recurso para estudar e aprender sobre desenvolvimento de jogos com Unity! É totalmente gratuito.

Aprenda a fazer jogos usando o Unity

Quer aprender jogos usandfo o Unity? Seja com o uso desse material oferecido com o RedRunner ou então com suas próprias ideías, o EAD – Allan Brito oferece diversos cursos que podem ajudar você na criação do seu projeto de jogo:

Download gratuito de 18 Skyboxes com texturas

No Unity existe um recurso extremamente útil relacionado com a configuração de ambientes para jogos digitais, que são os Skyboxes. Quando você configura o Skybox no software, está nada fazendo o alinhamento de uma textura “gigante” dentro de uma caixa. As normais dessa caixa apontam para dentro, e o seu cenário está dentro desse objeto.

Isso gera a ilusão de que ao mover a câmera dentro do jogo o plano de fundo com nuvens e outros detalhes, são uma composição real. O efeito é importante para adicionar contexto em jogos.

Agora que você já sabe o que são os Skybox dentro do Unity, o que você acha de fazer o download gratuito de 18 Skyboxes? Um estúdio especializado no desenvolvimento de Assets chamado A-Lab Software publicou na página deles uma lista com dezoito dessas texturas, prontas para uso no Unity.

Download gratuito de 18 Skyboxes

Além de conseguir aproveitar os recursos dentro do próprio Unity como é óbvio, a vantagem em conseguir esse material no formato de Skybox são as texturas. Você pode aproveitar esses recursos para extrair e usar as texturas, mesmo que o destino final não seja o Unity.

Para ter acesso ao material é necessário fazer um rápido cadastro no site da empresa, pois os links são enviados apenas por email. Depois que você faz o cadastro, o download dos Skyboxes é liberado e os links compartilhados.

A licença de uso do material é bem permissível, sendo inclusive liberados para uso em projetos comerciais. Isso inclui não só o pacote fechado dos Skyboxes, mas também as texturas que formam a base dos planos de fundo.

Então, seja o seu projeto relacionado ou não com o desenvolvimento de jogos digitais os recursos podem ser muito úteis. A variedade de planos de fundo são excelentes e incluem desde paisagens naturais até mesmo ambientes mais urbanos.

Faça o download o quanto antes, pois a empresa pode remover o recurso a qualquer momento ou então passar a cobrar pelo download. Eu já fiz a minha cópia dos Skyboxes.

Desenvolvimento de jogos com Unity

Quer aprender a usar esses Skyboxes no desenvolvimento de jogos digitais no Unity? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com a criação de jogos no Unity:

Level design no Unity com Sabre CSG

Um dos assets mais usados no Unity para a realização de Level Design agora é mantido fora da Asset Store. Mas, essa não é uma notícia ruim. Muito pelo contrário! Agora você consegue fazer o download do pacote de recursos do Sabre CSG como uma plataforma de código aberta gratuita.

A importância desse tipo de recurso para o Unity reside no fato de que o processo de level design acaba ficando muito mais simples. Para quem nunca usou o Unity isso pode perecer uma surpresa, mas o software possui opções de criação bem limitadas. Boa parte dos modelos 3d precisam vir de outras ferramentas.

Com isso o design dos cenários dos jogos acaba não ficando fluido, pois é preciso fazer a modelagem dos objetos fora do Unity e depois realizar a importação deles na ferramenta. Para apenas depois avaliar a sua disposição e eficácia.

Ao usar o Sabre CSG você será capaz de trabalhar com o design dos cenários direto no próprio Unity, mesmo que o seu objetivo final não seja a produção. Apenas para fins de visualização e avaliação do Level Design dentro do software e fazer testes com a mecânica e organização dos cenários. O segredo é o uso de operações booleanas que permitem criar 3d com as primitivas do próprio Unity.

Level Design

A instalação do pacote é relativamente simples e requer apenas a cópia dos arquivos, que podem ser feitos diretamente nesse endereço. Assim que você tiver o material, basta adicionar os arquivos ao seu projeto no Unity como um Custom Package e os recursos ficam disponíveis na interface. O download pode ser feito nesse endereço.

Com o Level Design bem feito e sendo aliado com o desenvolvimento de um bom documento de design, é muito provável que o seu jogo seja bem executado. Isso pode não garantir o sucesso comercial ou de público, mas pelo menos você e sua equipe devem ter poucos problemas no desenvolvimento do material.

Aproveite o recurso para fazer testes e trabalhar com a organização de cenários para jogos no Unity. Já mencionei que o Sabre CSG é gratuito?

Level design no Unity

O level design no Unity pode ser feito usando essa ferramenta prática, mas ainda assim são necessárias algumas estratégias básicas para organizar seus projetos. No EAD – Allan Brito você encontra não só cursos relacionados com Level Design mas também de Game Design para preparar seus jogos:

170 templates de jogos para o Unity: Download gratuito

Uma grande quantidade de jogos digitais produzidos hoje em dia faz uso de algum tipo de mecânica ou gameplay que já foi aplicado em outros projetos. É algo comum em termos de game design, e muitos desenvolvedores acabam aproveitando esse tipo de situação. Um jogo de plataforma acaba usando muitos dos recursos apresentados em outros jogos parecidos.

É por isso que alguns estúdios mantém templates prontos de jogos para fazer desenvolvimento rápido de projetos. Usando como exemplo os jogos de plataforma, é preciso trabalhar com o sistema de física e outros elementos. Apenas a história e gráficos acabam sendo adaptados. O fato de possuir esses templates ajuda muito na criação dos projetos.

O que você acha de fazer o download gratuito de 170 templates de jogos para o Unity? Você já ouviu falar do GameSalad? Esse é o nome de um marketplace que comercializa recursos para uso em jogos no Unity. Como uma iniciativa para divulgar alguns dos seus próprios jogos eles compartilharam uma incrível coleção de templates que abrangem inúmeros tipos de jogos e recursos.

ATUALIZAÇÃO: No dia 06/11 a empresa mudou a distribuição dos templates. Estão cobrando pelo pacote. Quem visitou o endereço nos três primeiros dias conseguiu fazer o download. Assine a newsletter para ficar sabendo de outros downloads.

Ao visitar esse endereço [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][link restaurado a pedido dos leitores] você poderá fazer o download gratuito de 170 templates de jogos para o Unity incluindo alguns “clones” de jogos famosos, como Angry Birds e até mesmo Zelda. O material está organizado em formato de template, então você pode aproveitar o sistema dos jogos e realizar projetos próprios com os recursos dos arquivos.

170 templates de jogos para o Unity

Por exemplo, você tem alguma idéia para criar jogos com a mesma dinâmica do famoso Temple Run? Isso não será problema ao usar o template que está disponível nessa coleção. Basta ter paciência para localizar os arquivos que estão entre os diversos recursos disponíveis.

O único ponto negativo nesse download gratuito de 170 templates de jogos para o Unity é que os arquivos estão separados em várias fontes diferentes. Cada um dos pacotes agrupa os gráficos, códigos e recursos do Unity. Mas, devido a alta demanda pelos downloads você pode precisar esperar um pouco para que tudo seja copiado.

Desenvolvimento de jogos com Unity

Você não faz idéia de como usar esses recursos no Unity para criação de jogos digitais? No EAD – Allan Brito é possível encontrar diversos cursos e treinamentos relacionados com o desenvolvimento de jogos digitais:

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Blender é mais rápido que Unity em WebGL

Uma boa parte dos artistas 3d que trabalha com a produção de conteúdo audiovisual acaba tendo como objetivo gerar material para vídeo ou então impressão, seja ela bidimensional ou 3D. Mas, é bem pequena a parcela que pensa na Web como destino dos seus projetos. Existem várias formas de converter ou produzir material 3D para a Web, e existem opções usando Blender ou Unity que ajudam você no processo de criar WebGL.

Nos dois casos o resultado é gerado usando uma tecnologia chamada WebGL que permite literalmente criar conteúdo tridimensional compatível com navegadores modernos, até mesmo em dispositivos móveis. Mas, qual deles é capaz de gerar conteúdo que apresenta melhor performance com menor consumo de recursos?

WebGL

De acordo com um artigo publicado no blog do Blend4Web no final de Outubro, o plugin gratuito para o Blender consegue gerar arquivos WebGL com melhor otimização que o Unity!

Os testes foram realizados usando o mesmo tipo de cena e envolveram as seguintes métricas:

  • Tempo e carregamento dos arquivos
  • Framerate (FPS)
  • Uso de memória

Esses aspectos são extremamente importantes para projetos que possuem como dispositivo alvo o uso de celulares ou tablets, pois um consumo exagerado desses recursos é igual menos bateria. Sabe quando você abre um aplicativo e ele acaba consumindo boa parte da bateria do seu telefone? Isso é resultado do consumo excessivo de recursos.

Para fins de comparação foram usados navegadores web em computadores desktop e também modelos de celulares. As comparações são bem interessantes, e você pode conferir os resultados diretamente no artigo da pesquisa. Quer um resumo? O Blend4Web acabou se saindo melhor em praticamente todos os cenários avaliados.

Os softwares são bem diferentes em seus propósitos e estruturas, mas o resultado final deveria ser semelhante. No caso do Blend4Web o processo de criação de arquivos em WebGL já está em desenvolvimento faz um bom tempo. No caso do Unity o suporte para WebGL apareceu apenas no final de 2015, sendo mais recente.

Se você pretende trabalhar com o desenvolvimento de 3D para Web, recomendo muito conferir as duas opções. A vantagem do Blender é que a plataforma é totalmente gratuita. Apenas no caso do Blend4Web SDK é necessário fazer um investimento em licenças. Com o Unity a licença é necessária apenas como resultado do faturamento com o jogo ou simulação.

Aprendendo a fazer 3D e WebGL

Ficou interessado em começar com a produção de conteúdo para Web usando o Blender ou Unity? No EAD – Allan Brito você encontra diversos materiais relacionados com o aprendizado não só do Unity como do Blender: