3000 vídeos em 4K, transições e efeitos gratuitos para After Effects, Premiere e Blender

Nos seus primeiros projetos relacionados com edição e montagem de vídeo usando softwares como After Effects, Premiere, Final Cut e outros você vai perceber a importância dos assets. As situações e contextos podem ser as mais diversas, desde um pequeno documentário ou vídeo para o Youtube. Em algum momento você vai sentir falta desses recursos.

Pode ser uma transição ou plano de fundo para uma explicação em texto. Os assets ou stock footage são um recurso indispensável para quem trabalha com edição de vídeo ou produção de material audiovisual. Boa parte das bibliotecas de recursos online são pagas, principalmente as que dispõe de material em alta resolução como 4K.

Você quer fazer o download de vídeos, transições, efeitos e outros recursos para montagem de vídeo? Um artista chamado footageforfree que é bem significativo dado o contexto, compartilhou uma lista com mais de 3000 desses recursos em uma publicação do Reddit.

Tudo está separado por categorias e pode ser aplicado nos mais diferentes tipos de projetos. Para ter acesso aos arquivos sequer é necessário fazer cadastro ou registro, basta escolher o a animação desejada e realizar o download.

Os arquivos estão com codec H264 usando container MP4, o que torna o material compatível com praticamente qualquer editor de vídeo moderno.

Como ponto negativo da coleção está o fato de que você não pode copiar tudo de uma só vez! É preciso visitar a página de cada um dos recursos, para acionar o respectivo download. No próprio post você encontre algumas pessoas solicitando um arquivo único, mas o autor não preparou esse tipo de link.

Aproveite enquanto os recursos estiverem disponíveis, pois a qualquer momento o artista pode alterar a licença de uso, ou links. No momento em que esse texto está sendo publicado já realizei o download da grande maioria, e posso garantir o funcionamento dos links.

Já mencionei que é tudo gratuito?

Aprenda a trabalhar com animação e vídeo

Quer aprender a usar recursos como esses para criar animação e vídeo? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com a produção de material em vídeo ou animação:

Kdenlive: Editor de vídeo para substituir o Premiere

As opções relacionadas com uso de softwares adotando código aberto são bem extensas, mas alguns desses projetos não estão disponíveis para todas as plataformas. Um dos segmentos que é carente de opções para diversas plataformas é a edição de vídeo. Existem opções, mas uma boa parcela delas está disponível apenas para uma única plataforma.

Entre essas opções relacionadas com edição de vídeo baseada em código aberto tínhamos o Kdenlive que estava ficado apenas em ambiente Linux. Na sua última atualização o software passou a ganhar uma versão compatível com Windows! Isso abre uma série de possibilidades para pessoas querendo alternativas para softwares como Vegas ou Premiere.

Um dos pontos positivos em relação ao software é a sua natureza aberta e totalmente gratuito. Sim, você pode fazer o download desse editor de vídeo sem custo algum. Basta visitar o site do projeto e fazer o download gratuito do software.

kdenlive_500_px_85

Quais os destaques em termos de recursos para o Kdenlive? Aqui estão alguns dos detalhes:

  • Editor de vídeo não-linear completo
  • Compatível com praticamente todos os formatos de áudio e vídeo
  • Ferramenta para criação de títulos
  • Suporte para transições e efeitos
  • Suporte a saídas de vídeo por hardware para visualização do projeto
  • Efeitos e transições com suporte a quadros-chave (Animação)

Pela lista de recursos do software você pode perceber que o Kdenlive é uma alternativa muito viável para softwares como o Adobe Premiere e o Final Cut. Caso você não precise de nenhum tipo de recurso exclusivo dessas ferramentas, as chances do seu projeto se adequar apenas com o Kdenlive são muito grandes.

Além dos recursos você tem a vantagem de não precisar arcar com mensalidades ou tarifas para usar a ferramenta, é tudo totalmente gratuito.

Editando e produzindo vídeo

Quer aprender a trabalhar com edição e manipulação de vídeo com os mais diversos softwares? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos relacionados com a produção de vídeo digital:

Download gratuito de vídeos em 4K

As produções relacionadas com vídeo estão aos poucos sofrendo upgrades de qualidade e passando do material em 1080p para 4K. Isso ao mesmo tempo é positivo para quem apenas consome o material, mas acaba se tornando um grande problema para os produtores.

Os vídeos em 4K demandam equipamentos melhores não só para captura, mas também manipulação e edição. Quando você precisa renderizar projetos em vídeo usando esse tipo de resolução, os assets também acabam necessitando de upgrades.

Quer fazer o download gratuito de vídeos em 4K para uso nas mais diversas produções? O diretor de fotografia Mitch Martinez compartilhou alguns vídeos capturados por ele, e oferecendo tudo em 4K. Os temas são os mais diversos e possivelmente um dos vídeos podem servir para o seu projeto.

Download gratuito de vídeos em 4K

Mesmo que você não esteja precisando do material nesse exato momento, recomendo fazer o download dos vídeos. Os motivos são simples:

  • É tudo gratuito
  • A variedade de conteúdo é ampla
  • Todos os vídeos são de excelente qualidade

Quer motivo melhor?

Entre os diversos tipos de vídeo que podem ajudar você está o material relacionado com backgrounds abstratos que podem servir de plano de fundo para diversos projetos. Por exemplo, você pode fazer a introdução de uma história ou apresentação, usando um dos vídeos em loop.

A minha categoria favorita de vídeos na lista são as partículas! Esse é o tipo de vídeo que pode literalmente hipnotizar os observadores. Você só vai precisar respeitar a licença do conteúdo, pois o autor requer apenas que você faça a menção da fonte do material, em qualquer projeto.

Todos os vídeos foram capturados usando a incrível câmera Red Epic. Aproveite, pois a qualquer momento o conteúdo pode ser removido do site, e como o conteúdo é relativamente “pesado” a chance que tudo seja compartilhado novamente é bem difícil.

Edição e produção de vídeo

Quer saber como você pode aproveitar o material relacionado com vídeos em 4K? No EAD – Allan Brito existem diversos cursos relacionados com a produção de vídeo, seja com Blender e After Effects:

Câmeras 360: Comparando modelos e marcas

O conteúdo produzido para dispositivos em VR pode surgir de várias formas, sendo renderizado por softwares 3D ou mesmo gravado em forma de vídeo. Para conseguir vídeo nesse formato é necessário usar câmeras 360 que podem variar bastante em termos de qualidade e resultado. Uma das principais dúvidas relacionadas a esse tipo de equipamento está na escolha da melhor opção, em termos de custo benefício.

O mercado de câmeras 360 já possui opções para os mais variados bolsos, indo de soluções profissionais até mesmo modelos mais baratos. Uma das grandes diferenças entre essas câmeras é a resolução das imagens e vídeo, sem mencionar os preços.

Algumas das soluções são baseadas em um único equipamento que faz a captura ou então um rig com múltiplas lentes. Entre as soluções disponíveis os resultados são melhores com os rigs formados por várias câmeras GoPro. Mas, qual é a melhor opção entre elas? Como escolher?

Para ajudar a responder essas perguntas o IMMERSIVE BLOG organizou uma comparação entre as diversas câmeras existentes no mercado, e publicou também vídeos gravados com os equipamentos. As diferenças de resolução e preço são bem significativas. Mas, o que realmente faz a diferença é a qualidade da imagem, e os equipamentos capazes de gravar vídeos em 4K são os que resultam em experiências mais imersivas.

câmeras 360

O mercado ainda deve ver outras soluções de câmeras 360 que são capazes de gerar conteúdo para ambientes VR. Infelizmente esses equipamentos não estão a venda oficialmente no Brasil, mas é uma boa referência para quem precisa investir em câmeras 360 e tem como importar. É a maneira mais fácil de gerar conteúdo para dispositivos VR com base em vídeo.

A escolha deles no final foi para a câmera da Kodak, que seria a minha também. Mais detalhes na tabela comparativa disponível no artigo deles. Mas, se o custo não fosse problema e a pós-produção o rig com a GoPro é muito mais interessante!

Usando material das câmeras 360

Quer criar conteúdo para ambientes em VR? No EAD – Allan Brito você encontra diversos cursos e treinamentos relacionados com animação que ajudam a entender esses equipamentos e também a criação de vídeos para VR:

Download gratuito de 1500 vídeos em 4K

A produção de material envolvendo vídeo demanda muito trabalho de bastidores e pesquisa, para que o conteúdo esteja de acordo com o projeto que você desenvolveu e chegar com mais tranquilidade no resultado final. O conjunto de roteiro e storyboard ajudam a visualizar como será o conteúdo final, mas muito do material precisará ser capturado com câmera ou então adquirido de bibliotecas externas. Nessa situação é igualmente importante ter à disposição uma boa biblioteca de stock footage que nada mais é do que um conjunto de vídeos de uso geral, que podem ser aproveitados em praticamente qualquer tipo de projeto.

Nesse tipo de biblioteca você encontra uma boa base de categorias de vídeos como cenários urbanos, natureza ou temas diversos. A vantagem é que você pode pegar esses vídeos e inserir em produções próprias sem a necessidade de gastar recursos com câmera, deslocamento e assim otimizando a produção. Agora, algumas dessas bibliotecas são relativamente caras para fins de produção e exigem um pouco de recurso financeiro para aquisição.

Já pensou se existisse uma biblioteca desse tipo, e que fosse gratuita? Nesses últimos dias localizei uma dessas bibliotecas que oferece mais de 1500 videos em 4K. Isso mesmo, arquivos de vídeo (stock footage) capturados com uma câmera Red Epic que podem ser copiados de maneira totalmente gratuita, prontos para serem usados nos mais variados projetos!

download_videos_4k

O material está sendo oferecido pelo diretor de fotografia Mitch Martinez, e todo o conteúdo está hospedado no próprio site dele. A minha sugestão é fazer o download do material o quanto antes, pois além de ser muito bom, a qualquer momento pode ficar indisponível. Se você tem um HD sobrando e pode armazenar uma boa quantidade de informação, faça o download dos vídeos em 4K! Nunca se sabe quando será útil.

Aprendendo sobre edição de vídeo

Você ainda não tem boas habilidades relacionadas com edição de vídeo ou produção de material áudio-visual? No EAD – Allan Brito você encontra uma vasta gama de cursos  material voltado para a edição e montagem de vídeo: