VirtualDub Portátil

Agora o VirtualDub faz parte do pacote de aplicativos portáteis oferecidos pela suíte portableapps.com, para quem não conhece esse é um portal que oferece ferramentas baseadas em software livre, com seu código fonte modificado, para que seja possível executar a ferramenta diretamente de uma Pendrive ou drive removível. Mas o que é o VirtualDub e em que ele pode ajudar? Para quem não conhece, essa é uma ferramenta de processamento e edição de vídeos. Com ele podemos editar arquivos de vídeo, além de processar esse vídeo, fazendo várias alterações como mudança de tamanho. Entenda edição como alteração de propriedades, porque a capacidade de montagem de vídeo é muito limitada. Dificilmente ele poderia substituir um Final Cut ou [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:215]Adobe Premiere[/BP].

VirtualDub Portátil

Para as pessoas que não conhecem, essas são algumas das tarefas de edição que podemos executar de maneira fácil com o VirtualDub:

  • Alteração de tamanho dos vídeos
  • Cortes em trechos específicos do vídeo
  • Extração de quadros
  • Unir vários arquivos de imagem para gerar um vídeo
  • Reprocessamento do vídeo para fins de compactação
  • Borrar o vídeo (Blur)
  • Alterar brilho e contraste
  • Converter as cores do vídeo para escala de cinza
  • Girar o quadro do vídeo
  • Adicionar Motion Blur
  • Renderizar uma imagem sobre o vídeo (logotipo)
  • Extrair a trilha de áudio de um vídeo
  • Adicionar uma nova trilha de áudio

Essas são algumas das tarefas que podemos realizar com o VirtualDub. O melhor container de vídeo para trabalharmos no VirtualDub é sem sombra de dúvida o AVI, mas ele também aceita os formatos MPV e MPG.

Para os usuários de Blender, essa ferramenta é muito útil para fazer compressão dos vídeos produzidos em animação. Dessa forma, podemos gerar as nossas animações em seqüências de arquivos PNG, depois abrimos essa seqüência no VirtualDub para criar o vídeo com algum tipo de compactação, como o XVID.

Outra utilidade para os usuários do Blender é a possibilidade de adicionar trilhas sonoras aos vídeos editados no Video Sequencer do Blender. Como ele não adiciona os arquivos de áudio nos vídeos prodizidos, apenas gera o arquivo WAV, separado do vídeo. Temos que utilizar outra ferramenta para adicionar a faixa de áudio no container AVI. A melhor opção é o VirtualDub.

Visite o portal portableapps.com para fazer o download do VirtualDub portátil. São apenas 1,2 megas.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

E o VirtualDub?

Uma pergunta que me fazem com freqüência: O VirtualDub, consegue substituir o Premiere ou o Final Cut? A resposta nem sempre agrada as pessoas que perguntam. O correto é afirmar “depende”. Para quem não sabe o VirtualDub é um editor de vídeo digital, principalmente arquivos com extensão “avi”. Mas existem outras funções para esse software que tem aproximadamente 1000kb, sendo um dos seus principais objetivos processar e transformar arquivos de vídeo das mais variadas formas.

Continuar lendo E o VirtualDub?