Download gratuito do Vue 7 Pionner Beta

Uma das ferramentas mais poderosas para criar paisagens virtuais está com uma versão destinada ao uso doméstico e educacional, sendo distribuída gratuitamente pela web. O chamado Vue 7 Pionner é distribuído pela comunidade de usuários do Vue que é especializada em prover tutoriais e modelos 3d para uso nas cenas do Vue, essa comunidade se chama Cornucopia 3D. Antes que você vá com muita sede ao pote, é bom salientar que essa versão de aprendizado do Vue é Beta, portanto não é indicada para uso pesado, sem mencionar a eventual aparição de problemas com o uso do software.

Mas o que é o Vue? Para quem nunca ouviu falar do Vue, o vídeo abaixo mostra muito bem tudo que é possível fazer com esse software. Ele reúne alguns dos melhores trabalhos em termos de paisagens virtuais desenvolvidos com o Vue, no caso a versão profissional chamada Vue Spirit.

Para fazer o download do Vue 7 Pionner, visite esse endereço que leva diretamente ao Cornucopia 3D.

Mesmo sendo uma versão Beta, existem algumas limitações em relação ao uso do software:

  • Manipulação de arquivos: Essa versão do software não consegue abrir arquivos, sendo assim você até pode salvar os seus trabalhos, mas depois não será possível abrir os mesmos para edições futuras.
  • Tamanho do render: O tamanho da renderização esta limitada a imagens com 1920 x 1080, sendo assim o trabalho pode ser visualizado até em Full HD sem problemas. Mas, fica comprometido em termos de qualidade para impressão.
  • Imagens renderizadas: O ponto negativo em relação ao render é que aparece uma marca d'água com o logo do Vue em todas as imagens renderizadas.

Apesar de ser uma versão Beta e com todas essas pequenas limitações, o Vue ainda é muito interessante de usar e testar, pelas suas ferramentas únicas para elaboração de cenários e paisagens virtuais.

Um dos grande chamarizes para o Vue é a possibilidade de usar as opções interativas, manipulando os modelos 3d com opções de iluminação automática, e conferindo os resultados em uma pequena janela de preview.

Como gosto de testar e conhecer vários softwares 3d, já estou fazendo o download dessa versão Beta para testar. Antes já usava o Vue PLE, que tinha uma política de uso semelhante ao Pionner, mas era um pouco mais flexível em relação ao uso de arquivos.

Apresentação das novidades e palestra sobre o Vue 7 para cenários virtuais

Todas as vezes que é necessário trabalhar com uma área em especial na produção de um vídeo, ou animação, os grandes estúdios com bons recursos financeiros, acabam escolhendo a melhor ferramenta para a tarefa. Por isso é que não é certo afirmar que uma ferramenta em especial foi usada para produzir um filme ou propaganda completamente, quando na maioria dos casos é um conjunto em que podem participar 3ds Max, Maya, Softimage e vários outros. Quando o assunto é cenários virtuais, principalmente paisagens a escolha dessas produtoras geralmente recai sobre o Vue. Se você nunca ouviu falar do Vue, ele é uma suíte 3d, mas com o foco direcionado para a criação de paisagens.

Quer ter uma idéia do que ele é capaz de fazer? Esse é o vídeo com a demonstração de alguns trabalhos realizados no Vue, como forma de divulgar a versão 7 do software.

Tudo que foi apresentado no vídeo é criado com o Vue, ou seja, é virtual. Fica evidente então o motivo que faz as produtoras procurarem o Vue para esse tipo de projeto. Caso você tenha assistido aos últimos filmes da séria Piratas do Caribe, boa parte dos cenários e paisagens do filme foi produzida usando o Vue.

Mas como ele funciona? Já publiquei um tutorial básico sobre o Vue aqui no blog, com o uso da versão Personal Learning Edition do Vue que é gratuita, mas e a parte avançada?

Caso você queira saber um pouco mais sobre o processo de criação com o Vue, já mostrando alguns dos recursos da versão 7, um tutorial muito bom foi lançado durante a Siggraph 2008.

No tutorial, o autor mostra vários dos recursos do software, para elaborar uma imagem com a representação de um monumento histórico. Um dos aspectos em que o Vue é incrivelmente flexível é na manipulação de vegetação virtual, como é possível perceber também no tutorial, em que o autor do vídeo posiciona árvores e vegetação, alterando as configurações e propriedades dos modelos 3d de maneira bem rápida.

Mas no vídeo parece à interface do 3ds Max? Sim, o objetivo do tutorial é mostrar a integração do Vue com o Max, como maneira de acelerar a produção de cenários, em que o Vue se encaixa n processo de produção apenas para esse tipo de tarefa.

Se você quiser testar o Vue 6, uma versão gratuita de testes pode ser copiada aqui. Ainda não há previsão para que o Vue 7 – PLE esteja disponível.

Tutorial Vue 6: Introdução e interface

Como me perguntam muito sobre o Vue 6, principalmente as pessoas interessadas em utilizar a versão PLE, resolvi fazer um pequeno tutorial para complementar as informações que divulguei no artigo em que falei sobre essa versão. Antes de mais nada, o procedimento para download. Para quem quiser fazer o download do Vue, deve acessar a página da e-on e se cadastrar no campo de download. O link direto para download não está disponível lá, eles mandam para o seu e-mail.

Quando você receber o e-mail, duas opções para o download estão disponíveis. Fazer o download direto ou via BitTorrent. Isso mesmo, inclusive está escrito na mensagem deles que o download via Torrent é mais rápido. Pude comprovar a veracidade disso, o download direto é muito lento! Com o BitTorrent, em apenas 90 minutos terminei de baixar o arquivo que tem aproximadamente 350MB.

Assim que você instala o Vue, o processo necessário para usar a ferramenta é simples, principalmente se você já tem alguma experiência com outra ferramenta 3d. Essa é a interface do Vue:

Vue 6 - Interface

  • Object Bar: Aqui temos uma barra com opções de manipulação dos objetos. Podemos criar e transformar algum objeto existente na cena. Algumas opções estão retraídas, então é necessário clicar sobre um botão e manter o mouse pressionado, para que apareçam as outras opções.
  • Control Bar: Essa barra contém controles gerais para a cena, como salvar, abrir e criar uma nova cena. Assim como acesso ao editor de materiais e controles de renderização.
  • Controle de câmera: O menu de controle para câmeras permite ajustar vários aspectos da câmera existente na cena. Assim como alterar a seleção das câmeras, caso exista mais de uma na cena.
  • Objetos: Esse menu mostra a lista completa de objetos disponível na cena.

Como é possível perceber pela imagem da interface, no Vue as Viewports estão a princípio divididas em 4. Com a tecla F7, podemos maximizar a ViewPort ativa. Pressionando a tecla F7 novamente, podemos dividir a tela novamente. Para determinar que uma Viewport esteja ativa, apenas clique uma vez sobre ela.

Agora vamos a alguns conceitos básicos sobre o Vue, primeiro a manipulação da Viewport. Com o mouse usamos basicamente o botão direito, para fazer Pan (Mover a tela). Usamos o Scroll para aproximar e afastar o Zoom. Com o CTRL e o botão direito podemos aproximar e afastar o Zoom também.

Para orbitar o modelo, temos uma particularidade o Vue. Ele orbita o modelo 3d, de maneira diferente quando temos um modelo selecionado ou quando não temos nada selecionado.

Quando não existe nada selecionado, o menu de controle para a câmera exibe o seguinte ícone.

Vue 6 - Controles

Agora essa é a imagem quando temos alguma coisa selecionada.

Vue 6 - Controles

A diferença aqui é que a rotação é feita clicando nesse ícone. Com um objeto selecionado, a rotação é feita usando objeto como referência e sem nada selecionado, a rotação é livre. Determine que uma Viewport esteja ativa e clique no ícone de controle, no menu da câmera. Clique e com o botão do mouse pressionado, arraste-o. Isso fará a visualização girar.

Para finalizar, os controles de transformação. Quando selecionamos algum objeto no Vue, uma série de pequenos ícones é exibida na lateral do objeto.

Vue 6 - Mover, Rotacionar e Escalonar

Os três ícones mais a direita, mudam as transformações para translação, rotação e escala. Também é possível alterar o Gizmo de manipulação com as teclas M, R e S para mover, girar e escalonar respectivamente.

Vue 6 - Interface com materiais

Pronto! Com isso você já pode começar a usar o Vue e produzir algumas paisagens digitais.

Concurso para criação de paisagens virtuais com Vue

Os desenvolvedores do Vue estão promovendo uma competição para artistas, entusiastas e profissionais. O requisito para participar do concurso é utilizar o Vue na produção. O regulamento deixa bem claro que é possível utilizar a versão Personal Learning Edition, que é totalmente gratuita para produzir as paisagens. O tema da imagem criada para a competição é livre, mas a paisagem deve ser fator predominante no visual para que a renderização seja considerada.

Vue Competition

Os prêmios distribuídos pela E-on somam no total aproximadamente 5000 dólares, com licenças do Softimage XSI e do próprio Vue, assim como assinaturas da 3D World. O período de inscrições vai até o dia 31 de Julho, então ainda existe tempo de sobra para produzir as paisagens.

Para saber mais sobre o concurso, visite a página da Vue Competition.

Vue 6 PLE – Versão gratuita do Vue 6 para estudantes

Agora o Vue 6 que é um dos melhores softwares para gerar paisagens e ambientes 3D do mercado, também disponibiliza gratuitamente uma versão PLE – Personal Learning Edition., que é chamado de Vue 6 PLE.

Segundo o próprio sítio da e-on, o Vue pode ser utilizado por animadores, arquitetos, designer e estúdios de animação para criar ambientes virtuais com o mais alto realismo. As restrições da versão PLE são semelhantes às existentes na versão PLE do Maya.

  • Marca d'água nos renders
  • Incompatibilidade com outras versões do Vue
  • É proibido trocar arquivos com outros usuários

Caso você não conheça o Vue, veja algumas imagens de paisagens produzidas nele:

Vue 6

Vue 6 b

 

Fonte: Galeria do Vue

Para perceber o poder da ferramenta, também é interessante assistir o Show Reel do Vue, qua também está disponível no sítio da e-on.

Agora tudo o que você precisa fazer é instalar o Vue 6 PLE e começar a praticar!