No próximo semestre vou ministrar uma disciplina chamada “Composição e efeitos para vídeo”, aqui no curso de animação em que sou professor. Como parte da preparação para essa disciplina, pesquisei alguns tutoriais e materiais de referencia que tenho guardado ao longo dos últimos meses. Encontrei uma relação de tutoriais, publicado no sítio cmivfx.com, sobre várias ferramentas como Cinema 4D, PaintFX, Shake, Combustion, Flame e Fusion. Claro que os tutoriais que me interessam são os de composição, então descartei de cara os que abordam o Cinema 4D.

Mas que tutoriais são esses de composição? Você lembra esse comercial da Sprite?

Gostou dos efeitos e da composição? Pois na lista de tutoriais, existe um vídeo que mostra como tudo foi feito, utilizando o

[BP]Shake[/BP] da Apple.

Comercial Sprite

Apesar das minhas aulas serem focadas na utilização do Adobe After Effects, que é a ferramenta de composição mais utilizada aqui na região, os conceitos e técnicas abordadas nesses tutoriais podem ser utilizadas no after effects sem nenhum problema. Para quem utiliza o Blender também, já que como a grande maioria dessas ferramentas funciona com base em sistemas de nós, podemos tirar algumas idéias para o próprio editor de nós do Blender.

Para quem quiser fazer o download dos tutoriais, visite: http://www.cmivfx.com/tutorials.asp