Tutoriais de composição, efeitos e Cinema 4D

No próximo semestre vou ministrar uma disciplina chamada “Composição e efeitos para vídeo”, aqui no curso de animação em que sou professor. Como parte da preparação para essa disciplina, pesquisei alguns tutoriais e materiais de referencia que tenho guardado ao longo dos últimos meses. Encontrei uma relação de tutoriais, publicado no sítio cmivfx.com, sobre várias ferramentas como Cinema 4D, PaintFX, Shake, Combustion, Flame e Fusion. Claro que os tutoriais que me interessam são os de composição, então descartei de cara os que abordam o Cinema 4D.

Mas que tutoriais são esses de composição? Você lembra esse comercial da Sprite?

Gostou dos efeitos e da composição? Pois na lista de tutoriais, existe um vídeo que mostra como tudo foi feito, utilizando o [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP]Shake[/BP] da Apple.

Comercial Sprite

Apesar das minhas aulas serem focadas na utilização do Adobe After Effects, que é a ferramenta de composição mais utilizada aqui na região, os conceitos e técnicas abordadas nesses tutoriais podem ser utilizadas no after effects sem nenhum problema. Para quem utiliza o Blender também, já que como a grande maioria dessas ferramentas funciona com base em sistemas de nós, podemos tirar algumas idéias para o próprio editor de nós do Blender.

Para quem quiser fazer o download dos tutoriais, visite: http://www.cmivfx.com/tutorials.asp[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Tutoriais de composição, efeitos e Cinema 4D”

  1. Está espetacular a publicidade, alem de bem feita muito criativa… 😉

  2. Olá Allan,
    O link está inativo, vc sabe onde posso encontrar esse tutorial para saber como esse comercial foi feito?

    Abraços.

  3. Oi Carlos,

    Infelizmente não. Acho que eles reformularam a estrutura do Web Site e removeram esses vídeos. Assim que esses vídeos ficarem ativos novamente eu aviso.

    Allan

  4. gostaria de saber se existe algum material que fornece dados detalhados sobre o autodesk, pois sou novato no programa.

    Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *