Sempre que alguém está começando a trabalhar com o After Effects, encontra na interface dele uma barreira e tanto para começar a usar a ferramenta. Nas últimas versões do After, a Adobe vem fazendo um grande esforço para melhorar a usabilidade e organização dos dados na timeline. Quem está acostumado a trabalhar com Flash ou Premiere, sempre estranha a organização e quantidade de informações existentes para gerenciar.

Para ajudar essas pessoas, resolvi fazer um pequeno guia, mostrando os principais comandos e opções da timeline do after effects.

Essa é a timeline:

Timeline After Effects - Interface

  • Canais ou camadas: Essa é a parte que organiza a ordenação dos elementos de uma composição no After. O funcionamento é semelhante às camadas do Photoshop. As camadas mais acima, aparecem no topo da ordenação.
  • Controles individuais: Clicando nessa seta, podemos acessar os controles individuais de ajustes, para cada elemento. Por exemplo, os controles de transformação de um objeto como escala, rotação e outros. A função aqui é semelhante ao menu Effects Controls do
    [BP:215]Premiere[/BP].
  • Linha do tempo: Aqui escolhemos quando um elemento deve ou não aparecer. Para fazer o ajuste no tempo, clique com a ferramenta de seleção nas bordas de uma trilha e arraste o mouse para ajustar.
  • Propriedades das camadas: Aqui podemos adicionar algumas propriedades individuais para cada camada o After. Por exemplo:
    • Shy Layer
    • Layer 3D
    • Motion Blur
  • Controle de Propriedades: Mesmo que uma propriedade de camada esteja habilitada, será necessário ligar o controle geral da propriedade. Por exemplo, se acionarmos a opção Motion Blur para três camadas, nada acontecerá com os objetos nessas camadas até que o controle geral do Motion Blur esteja habilitado. Imagine isso como uma maneira de agrupar essas propriedades. Se tivermos 10 ou 20 camadas com Motion Blur, podemos ligar e desligar facilmente a propriedade em todas as camadas ao mesmo tempo.
  • Hierarquia: Sim! Se você está acostumado com ferramentas 3D, deve estar familiarizado com hierarquias. Podemos determinar que uma camada seja filha de outra camada. Quando temos esse tipo de relação, as transformações aplicadas na camada pai são transmitidas automaticamente para as filhas. Mas o contrário não acontece. No seletor, escolha qual é a camada Pai.
  • Zoom: Aqui é possível ajustar o Zoom da timeline.

Com essa pequena introdução, espero que fique mais fácil usar o After Effects, por sinal me esqueci de dizer qual a versão foi usada para a imagem da timeline, foi o After Effects 7.