Clicky

Tutorial After Effects: Introdução a Timeline

Sempre que alguém está começando a trabalhar com o After Effects, encontra na interface dele uma barreira e tanto para começar a usar a ferramenta. Nas últimas versões do After, a Adobe vem fazendo um grande esforço para melhorar a usabilidade e organização dos dados na timeline. Quem está acostumado a trabalhar com Flash ou Premiere, sempre estranha a organização e quantidade de informações existentes para gerenciar.

Para ajudar essas pessoas, resolvi fazer um pequeno guia, mostrando os principais comandos e opções da timeline do after effects.

Essa é a timeline:

Timeline After Effects - Interface

  • Canais ou camadas: Essa é a parte que organiza a ordenação dos elementos de uma composição no After. O funcionamento é semelhante às camadas do Photoshop. As camadas mais acima, aparecem no topo da ordenação.
  • Controles individuais: Clicando nessa seta, podemos acessar os controles individuais de ajustes, para cada elemento. Por exemplo, os controles de transformação de um objeto como escala, rotação e outros. A função aqui é semelhante ao menu Effects Controls do
    [BP:215]Premiere[/BP].
  • Linha do tempo: Aqui escolhemos quando um elemento deve ou não aparecer. Para fazer o ajuste no tempo, clique com a ferramenta de seleção nas bordas de uma trilha e arraste o mouse para ajustar.
  • Propriedades das camadas: Aqui podemos adicionar algumas propriedades individuais para cada camada o After. Por exemplo:
    • Shy Layer
    • Layer 3D
    • Motion Blur
  • Controle de Propriedades: Mesmo que uma propriedade de camada esteja habilitada, será necessário ligar o controle geral da propriedade. Por exemplo, se acionarmos a opção Motion Blur para três camadas, nada acontecerá com os objetos nessas camadas até que o controle geral do Motion Blur esteja habilitado. Imagine isso como uma maneira de agrupar essas propriedades. Se tivermos 10 ou 20 camadas com Motion Blur, podemos ligar e desligar facilmente a propriedade em todas as camadas ao mesmo tempo.
  • Hierarquia: Sim! Se você está acostumado com ferramentas 3D, deve estar familiarizado com hierarquias. Podemos determinar que uma camada seja filha de outra camada. Quando temos esse tipo de relação, as transformações aplicadas na camada pai são transmitidas automaticamente para as filhas. Mas o contrário não acontece. No seletor, escolha qual é a camada Pai.
  • Zoom: Aqui é possível ajustar o Zoom da timeline.

Com essa pequena introdução, espero que fique mais fácil usar o After Effects, por sinal me esqueci de dizer qual a versão foi usada para a imagem da timeline, foi o After Effects 7.

2017-04-11T11:16:17+00:00 By |After Effects|14 Comentários

Compartilhe esse artigo! Escolha a plataforma.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

14 Comentários

  1. Henrique Zorzan 07/09/2007 em 5:49 am

    Mais um excelente post Allan, ate hoje olho para estas ferramentas e acabo por desistir de tentar mexer no AE. Vamos ver se agora com esta luz que deu eu continuo.. Abraços

  2. JOhn 17/10/2007 em 4:42 pm

    Olá tudo bem?!

    Preciso de sua ajuda…. onde posso encontrar um totorial do After Efects?

    Tudo que acho são ensinando a fazer alguma coisa ou outra.. mas eu queria mai completo, um tutorial mesmo manja?!

    Você pode me ajudar?

    Desde já agradeço..

    John

  3. Guilherme Menezes 12/02/2008 em 12:02 pm

    Por favor, eu gostaria de saber como eu faço um raikiri descente no Adobe After Effect…
    espero respostas e ja sou grato desde já.

  4. Allan Brito 12/02/2008 em 1:59 pm

    Oi Guilherme,

    O que é um raikiri????

  5. Pedro Alexandre de Almeida 29/02/2008 em 12:53 pm

    Oi trabalho em um studio de video e consegui um programa chamado adobe after effects 7.0 e queria saber se poderia me dar umas dicas só me add no e mail
    pedro_direct@hotmail.com

  6. kennedy 04/04/2008 em 3:39 pm

    olá amigo, se pode me mostre onde incontra um tutorial do affter effects. aguardo resposta….

  7. junior 12/07/2008 em 10:12 pm

    cara, preciso de sua ajuda, eu faço o projeto no after cs3 , más na hora de salvar não consigo, tento exportar, más só tem opção de exportar com extensões desconhecidas, ou pro premiere, más mesmo assim não abre no premiere cs3.
    dá uma força ai.

  8. Romildo 07/08/2008 em 7:48 pm

    Valeu cara, instalei hoje este programa nada melhor do que conhecer as principais ferramentas, parabéns.

  9. Filipe 08/08/2008 em 10:25 am

    Comprei o AE cs3 ontem , espero com essas dicas aqui ja consiga fazer alguma coisa, para poder começar a mexer nele …
    Vlw ai pela ajuda …

  10. Rogerinho 20/01/2009 em 10:43 pm

    Por favor. eu comecei agora estudar o AE cs4 . preciso muito de sua ajuda , quero muito aprender a usalo. sera q tem um tutorial mais detalhado para iniciantes?? Valeu

  11. Guilherme Menezes 16/02/2009 em 1:38 pm

    Oi Allan, desculpa a demora rsrs, um Raikiri eh um efeito de raio nas maos de um Anime (desenho animado) chamado naruto, cujo personagem do desenho kakashi faz, ele consegue concentrar uma grande quantidade de energia na mao e transformar em raio, se vc tiver msn Allan, poderia me adicionar???
    abraços
    msn: guiimenezes@hotmail.com

  12. Jirrê 11/10/2009 em 11:45 pm

    Minha timeline no After Effects 6.5 desapareceu. Como posso habilitá-la? o amigo poderia me responder por e-mail? ficarei muitissimo grato.

  13. Jayr 10/03/2010 em 7:09 am

    Olá, gostaria de saber como eu add a barrinha preta que fica no timeline

    tipo assim
    { —- }

    esse } é a barrinah preta!

    como eu coloco ela?
    obrigado!

  14. walter 09/09/2010 em 1:49 pm

    ola estou com um problema não consigo copiar textos rasterizados no ilustrator ou no photo shop e colar no affter effcts , la ano affer a opçãoe paste esta ate desligada o que sera isso?

Deixar Um Comentário