Além de uma boa biblioteca de blocos 3D e texturas, o que um artista 3D precisa mais? Imagens com vegetação e figuras humanas! Existem alguns softwares no mercado que fazem verdadeiros milagres nessa área, como o RPC da ArchVision. Com ele é possível usar blocos especiais compostos por múltiplas fotografias de pessoas e vegetação. Na verdade os blocos têm 360 fotografias, uma para cada lado do bloco. Assim um observador que olhe para o objeto, poderá ver sempre uma fotografia equivalente ao ângulo em que ele está visualizando o bloco. Isso é fantástico! Mas na mesma proporção é muito caro! Você precisa comprar o plugin e os blocos individuais, sem falar que não existe versão compatível com o Blender.

Para quem não quiser comprar o plugin RPC, pode optar por usar texturas e imagens com canal alpha de vegetação e figuras humanas. Hoje pela manhã encontrei o web site do estúdio Vyonyx, que disponibiliza texturas e imagens de vegetação e figuras humanas de maneira gratuita para download.

Exemplo figuras humanas para composição

Podemos fazer o download de vários arquivos e figuras humanas, que facilitam muito o trabalho de ambientação para os profissionais que trabalham com maquetes eletrônicas. Para usar as imagens, precisamos realizar uma pequena edição nas mesmas. Isso porque os arquivos estão no formato JPEG, mas existe sempre o arquivo com a imagem e outro já com a máscara pronta.

A navegação no sistema do site deles é um pouco diferente, procure no canto inferior esquerdo pelas opções. No menu download temos as seguintes opções:

  • Texture: Essa área agrupa as texturas que eles disponibilizam de maneira gratuita. Existem texturas de madeira, pedras e outras.
  • Cutout people: Aqui temos imagens de pessoas de vários ângulos. Por exemplo, pessoas sentadas, pessoas andando, conversando e vários outros.
  • Cutout tress: Esse grupo mostra imagens de árvores e vegetação. Da mesma maneira que as imagens das pessoas.
  • References: Aqui temos fotografias variadas, para referência na modelagem.
  • Tutorials: No momento em que escrevo esse artigo, existe apenas um tutorial sobre photoshop.

Fora essas texturas, ainda existem ótimas fotografias e imagens de referencia para modelagem. Por exemplo, na área de fotografias o pessoal do estúdio disponibilizou várias imagens de céu e nuvens, para compor com cenários virtuais.