Cronologia do AutoCAD: Desde a versão 1 até o 2008

Não sei quanto a você, mas eu gosto muito da história da informática, mesmo que isso não traga nenhuma melhoria ao trabalho da computação gráfica nos dias de hoje. Saber como surgiu o PC, apareceram soluções para resfriamento dos computadores e os softwares que usamos hoje é muito interessante. Para as pessoas que usam o AutoCAD, assim como os novos usuários, existem uma imagem muito legal que mostra a cronologia da ferramenta, desde a sua primeira versão.

Linha do tempo para o autocad

Imagine as capacidades de desenho que a ferramenta oferecia na sua primeira versão? Sem mencionar que deveria ser executado diretamente de um disquete de 5 ¼, sem a possibilidade de ser armazenado no HD. Isso eu não sei!

Minha experiência com o [fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][BP:215]AutoCAD[/BP] começou na versão 12, ainda para o MS-DOS que por sinal era ótimo. Rodando no DOS, as perdas de arquivo por travamento eram mínimas. Claro que perdíamos na parte 3D, mas para projetos 2D, ele atendia a todas as necessidades. Claro que hoje com os blocos inteligentes é difícil voltar atrás.

Outra coisa que é um pouco nostálgica no CAD é aquela barra lateral, na esquerda que facilitava o acesso a vários comandos.

AutoCAD 12

Você também gosta de história? Pois tenho algumas dicas sobre a história da computação gráfica e informática. Primeiro um filme, assista ao Pirates of Sillicon Valley, que mostra em um documentário/biografia não autorizada, como surgiram a Apple e Microsoft. Claro que nem Steve Jobs ou Bill Gates confirmam os fatos narrados no filme, mas mesmo assim é legal saber que se Bill Gates é malvado, Steve Jobs está no mesmo nível!

Esse filme é muito difícil de encontrar em DVD, na verdade eu nunca vi, só em VHS mesmo. Eu tenho uma versão que gravei da TV, ele de vez em quando, muito de vez em quando passa na TNT.

Se você estiver interessado no filme, parece que agora ele será lançado aqui em DVD, sob o nome de Piratas do Vale do Silício.

Outra fonte legal sobre história, um web site disponibiliza as splash screens de várias ferramentas. Por exemplo, você sabe como era a Splash Screen do Photoshop 1.0? Eu também não sabia, veja nesse site, lá existe uma cronologia com várias ferramentas.

Photoshop 1

Além do Photoshop, existem várias ferramentas com as splash screens documentadas lá. Se você gosta de um pouco de história, vale a visita.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Cronologia do AutoCAD: Desde a versão 1 até o 2008”

  1. Estou fazendo um trabalho sobre autocad e gostaria q me passasse algumas informaçoes sobre como surgiu , td q tivesse sobre autocad. Se puder me ajudar , mt grato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *