Sempre que um novo projeto, envolvendo a criação de cenários virtuais ou maquetes eletrônicas inicia, a pessoa responsável pela modelagem, passa por uma fase de pesquisa. Essa pesquisa envolve a localização e seleção de fotografias, com referências para a modelagem. Por exemplo, se a modelagem envolve a criação de prédios e casas, precisamos de várias fotografias com prédios e casas diferentes. Se você for um arquiteto, talvez possa usar a criatividade para elaborar os detalhes do cenário. Mas mesmo com a criatividade do seu lado, uma boa base fotográfica pode ajudar muito.

Fotografias Panorâmicas

Para ajudar nessas referências fotografias, descobri um web site muito interessante chamado de GigaPan, ele é tipo um Flickr das fotografias panorâmicas. Mas o que é uma foto panorâmica? Nesse tipo de fotografia, as imagens são registradas com uma grande largura. Para obter imagens assim, precisamos usar equipamentos com lentes especiais ou então com o auxílio de um tripé, usando uma máquina fotográfica normal, podemos tirar múltiplas fotografias e depois montar as mesmas no

[BP:215]Photoshop[/BP] ou Gimp.

Lembre que isso não é um QuickTime VR, que é composto por 6 fotografias ou imagens, montadas em forma de um cubo, passam a impressão de ser um ambiente 3D. Aqui temos uma série de fotografias colocadas uma ao lado da outra.

Ainda existem vários recursos legais no sistema. Por exemplo, podemos pesquisar e localizar o local em que as fotografias foram tiradas usando o Google Earth. Então se você gostou de alguma imagem e quer saber a sua localização, existe uma opção para localizar a paisagem em um mapa.

Apesar de não oferecer os elementos da paisagem em 3D, podemos usar de maneira satisfatória a fotografia para começar a produzir um modelo 3d com muitos detalhes. Melhor ainda é usar as imagens com grande largura como cenário de fundo para animações.

Quando fazemos uma animação, com movimentos amplos de câmera, precisamos inserir uma imagem com boa amplitude para compor o cenário. Se você não tiver nenhuma imagem assim, será necessário criar uma em alguma ferramenta da edição ou 3D.

Só para lembrar, as imagens estão em alta resolução!