Tutorial Indesign CS3: Automação de processos com o GREP

Um novo episódio do melhor videocast sobre o Adobe Indesign está disponível para download. O The Indesigner, na sua edição de número 45, comemora 2 anos de aniversário falando sobre seis ferramentas do Indesign CS3 ao mesmo tempo. Geralmente os tutoriais são focados em apenas uma ferramenta, mas dessa vez o autor preferiu mostrar vários recursos em conjunto, para realizar uma tarefa mais complexa. Que tarefa foi essa? O tutorial aborda a criação de um catálogo de músicas com os nomes de várias bandas. A tarefa, a principio, não apresenta grandes desafios, mas com um pouco de criatividade o Michal Murphy conseguiu complicar o processo de criação.

Indesign CS3 GREP

No layout do catálogo, existem os nomes das bandas com as respectivas imagens dos álbuns. O que acontece é que ele pretende automatizar o processo de inclusão das capas. Assim o próprio Indesign CS3 cuidaria do trabalho, identificando o nome do álbum e associando a imagem correta, exatamente ao lado do nome. Mas como fazer isso? Quer descobrir? Assista ao tutorial em vídeo!

O procedimento envolve o uso de ferramentas como o Anchor Object, ligado a uma caixa de texto. Além da configuração das âncoras, o autor também usa estilos de objetos para configurar a moldura em que as capas devem aparecer. Se você não sabe usar esse recurso, essa é uma ótima oportunidade de aprender.

Agora o que é realmente interessante nesse tutorial, e que faz a diferença no Indesign CS3, é a opção de busca chamada GREP. Essa ferramenta de busca procura por padrões repetidos no layout do documento, para realizar alguma tarefa de edição. Com o GREP será possível distribuir as capas dos álbuns, no início de cada parágrafo.

O tutorial mostra como associar a busca com um estilo de parágrafo, para deixar a busca ainda mais fácil e precisa. A ferramenta usa até dados que estão na área de transferência!

Mesmo mostrando esse pequeno exemplo, o autor deixa claro que seria necessário muito mais tempo para demonstrar o real poder dessa nova ferramenta. Inclusive, ele cita como exemplo que em suas palestras sobre o Indesign, geralmente leva uma hora para explicar por completo a função do GREP.

Devo confessar que não esperava algo assim no tutorial, fiquei surpreso com o poder dessa ferramenta. Para quem passou um bom tempo usando o Indesign sem o GREP, essa nova ferramenta é uma benção! Não perca mais tempo e corra para assistir ao tutorial, que está no formato MP4.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Tutorial Indesign CS3: Automação de processos com o GREP”

  1. olá tenho uma dúvida em relação ao indesign cs3
    tem um certo tipo de template que ele fica com uma especie de marca dágua sem que possa ser alterado e quando vc insere novas paginas ele ja aparece fixo como um template
    queria saber
    como eu faço um template fixo sem que mexa nele entende sem usar o unlocked entende …

    abração

  2. Tenho um grande problema com o In. Qdo. abro várias vezes uma mesma página ela dá erro e não abre mais, até o Indesign fecha (e não consigo mais abrir a página).
    Por favor, ajudem-me!!! Alguém conhece uma solução?
    Desde já muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *