Um novo episódio do melhor videocast sobre o Adobe Indesign está disponível para download. O The Indesigner, na sua edição de número 45, comemora 2 anos de aniversário falando sobre seis ferramentas do Indesign CS3 ao mesmo tempo. Geralmente os tutoriais são focados em apenas uma ferramenta, mas dessa vez o autor preferiu mostrar vários recursos em conjunto, para realizar uma tarefa mais complexa. Que tarefa foi essa? O tutorial aborda a criação de um catálogo de músicas com os nomes de várias bandas. A tarefa, a principio, não apresenta grandes desafios, mas com um pouco de criatividade o Michal Murphy conseguiu complicar o processo de criação.

Indesign CS3 GREP

No layout do catálogo, existem os nomes das bandas com as respectivas imagens dos álbuns. O que acontece é que ele pretende automatizar o processo de inclusão das capas. Assim o próprio Indesign CS3 cuidaria do trabalho, identificando o nome do álbum e associando a imagem correta, exatamente ao lado do nome. Mas como fazer isso? Quer descobrir? Assista ao tutorial em vídeo!

O procedimento envolve o uso de ferramentas como o Anchor Object, ligado a uma caixa de texto. Além da configuração das âncoras, o autor também usa estilos de objetos para configurar a moldura em que as capas devem aparecer. Se você não sabe usar esse recurso, essa é uma ótima oportunidade de aprender.

Agora o que é realmente interessante nesse tutorial, e que faz a diferença no Indesign CS3, é a opção de busca chamada GREP. Essa ferramenta de busca procura por padrões repetidos no layout do documento, para realizar alguma tarefa de edição. Com o GREP será possível distribuir as capas dos álbuns, no início de cada parágrafo.

O tutorial mostra como associar a busca com um estilo de parágrafo, para deixar a busca ainda mais fácil e precisa. A ferramenta usa até dados que estão na área de transferência!

Mesmo mostrando esse pequeno exemplo, o autor deixa claro que seria necessário muito mais tempo para demonstrar o real poder dessa nova ferramenta. Inclusive, ele cita como exemplo que em suas palestras sobre o Indesign, geralmente leva uma hora para explicar por completo a função do GREP.

Devo confessar que não esperava algo assim no tutorial, fiquei surpreso com o poder dessa ferramenta. Para quem passou um bom tempo usando o Indesign sem o GREP, essa nova ferramenta é uma benção! Não perca mais tempo e corra para assistir ao tutorial, que está no formato MP4.