Tutorial Photoshop: Efeitos avançados de Glow

Sempre que falo com professores que precisam ministrar aulas de Photoshop, eles comentam comigo que os alunos são ávidos pelas famosas receitas prontas, para criar aqueles efeitos pirotécnicos com o Photoshop. A quantidade e variedade são enormes, como seqüências de ações para criar efeitos de fogo, gelo, neve, chuva e outros. Alguns deles até perguntam como é possível chegar nesses efeitos? A resposta é simples, na base da tentativa e erro. Isso mesmo! Na maioria dos casos, esses efeitos são o resultado de horas de experimentação em frente ao computador.

Essa semana mais um desses efeitos me chamou a atenção, agora um muito útil já que ele pode ser usado para vários propósitos. Como por exemplo, o plano de fundo de uma apresentação ou vídeo produzido no after effects.

Esse efeito simula um efeito de Glow avançado, que resulta na imagem abaixo:

Tutorial Photoshop Glow

O tutorial está disponível nesse endereço, no total são aproximadamente 15 passos necessários para se conseguir esse efeito. Tudo envolve o uso correto de transparências e misturas de camadas. Veja uma pequena descrição dos principais passos:

  • O primeiro passo é criar um plano de fundo, com um gradiente alaranjado, que serve como base para o fundo.
  • Depois esse mesmo fundo deve ser duplicado, e nele aplicado uma mistura de camada do tipo Color Dodge.
  • Para compor o efeito é necessário um pouco de texturas. Então o tutorial orienta o usuário a criar uma imagem com o filtro de clouds. Configure as cores do efeito para que a texturas seja em escala de cinza. Depois precisamos transformar essa imagem com o filtro Chrome, assim a imagem lembrará algo parecido com um líquido.
  • O fundo da imagem está pronto, agora é necessário criar uma curva que será usada no efeito de glow. O desenho da curva é simples e não envolve nenhuma técnica especial.
  • Na camada da curva o tutorial orienta o artista a aplicar uma série de efeitos de mistura, como sombras, outer glow e color overlay. Esse conjunto de efeito dará o efeito final.

Além desses passos básicos, existem outros ajustes necessários até que se chegue ao resultado final. O importante é entender a seqüência, para quem sabe planejar algumas variações ou adaptações do efeito. Quem sabe algo parecido com o Gimp.

Se você quiser, existe um tutorial muito parecido com esse, voltado para o Gimp, nesse endereço.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Tutorial Photoshop: Efeitos avançados de Glow”

  1. ola tudo bem??
    gostei da sua materia eu estou aprendendo mesmo com suas dicas e tecnicas!!
    onde eu acho livros especializado em fotoshop

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *