Clicky

Tutorial After Effects: Produzindo uma montagem de vídeos

Esse semestre eu infelizmente não estou ministrando aulas sobre o After Effects ou outra ferramenta de composição e efeitos. Mas, mesmo assim para continuar sempre aprendendo mais sobre essa ferramenta, continuo sempre em busca de tutoriais e exemplos da sua utilização. Se você está nessa mesma situação, encontrei um ótimo tutorial sobre After Effects, que muito provavelmente eu utilizaria nas minhas aulas caso estivesse lecionando sobre efeitos e composição. O tutorial na verdade é um seminário online, oferecido sob demanda em quem um artista chamado John Dickinson fala sobre como produzir material com o After Effects.

After Effects - Tutorial

Mas o que o seminário aborda? Bem, o título do tutorial é Fox Classics e ele aborda a criação de uma pequena vinheta com montagens e trechos de vários filmes da Fox. O processo é interessante e pode ajudar muitas pessoas que não fazem idéia de como o After Effects, a ter uma idéia mais clara sobre esse tipo de montagem para vídeo.

Ficou curioso? Para acessar ao seminário, visite esse link. O artigo original, em que John Dickinson anuncia a disponibilidade do tutorial pose ser conferido aqui.

Veja uma pequena lista de tarefas que você irá aprender assistindo ao seminário:

  • Selecionar partes especifica de um vídeo para extrair apenas o conteúdo desejado. Por exemplo, ele marca nos vídeos apenas os personagens principais em algumas ocasiões.
  • Esses personagens são selecionados e organizados em um projeto/timeline.
  • Alguns dos filmes estão em escala de cinza, mas para deixar tudo padronizado o artista altera as cores dos vídeos para que todos fiquem em preto e branco.
  • Todos os vídeos são montados em planos que flutuam são animados em ambiente pseudo 3d. O After Effects é uma ferramenta que chamamos de 2.5D, ele permite alterar e trabalhar com coordenadas 3D, mas ele não é a priori uma ferramenta 3D completa. No tutorial é possível perceber bem o uso de planos para criar uma composição 3D, com os trechos.

Existe muito mais para aprender no tutorial, esse é apenas um resumo com os principais assuntos abordados. Infelimente o vídeo é oferecido sob demanda, então não existe a possibilidade de salvar o tutorial para consultas posteriores. Mesmo assim, se você quiser aprender a usar o After Effects, esse é um recurso essencial!

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

7 Comentários

  1. Marcelo Mergulhao 28/02/2008 em 4:18 pm

    Olá!
    Não consegui acessar o vídeo. Deu uma mensagem no html que não tenho “cota de largura de banda”, mas tenho conexão de banda larga.

    “Alcançado o limite da conta

    Você não tem cotas de largura de banda suficientes para realizar essa operação.

    Para mais assistência, consulte o Centro de suporte do Connect Enterprise ou o Suporte do Connect Enterprise. “

  2. Marcelo Mergulhao 28/02/2008 em 9:47 pm

    Agora consegui. Acho que na hora que fui acessar tinha muita gente acessando ao mesmo tempo.

  3. Allan Brito 28/02/2008 em 11:27 pm

    Oi Marcelo,

    Fiz o teste aqui e está funcionando normal.

  4. Tutorial After Effects: Produzindo uma montagem de vídeos 16/06/2008 em 2:53 pm

    […] Retirado de:Allanbrito.com […]

  5. Josiel 30/05/2009 em 6:41 am

    Ai cara tudo bem?assisti as suas video aulas parabens…
    tenho uma duvida para tirar alguem de um video para colocalo em outro teria que recorta-lo perfeitamente para não mostrar as bordas ou tem como “disfarçar esta borda de algum modo?

  6. Andeson Telles 20/06/2010 em 12:08 am

    Aew galera, por favor alguem k entenda de after effects, por favor se for possivel me mandar o email pra mi dar umas aulas eu agradeço! flw

    vlw a todos

  7. tuca maia 03/11/2010 em 5:47 pm

    esse programa é muito bom em montagens de video
    gostei muito.

Deixar Um Comentário