O que é um arquivo com extensão HDR? Para quem nunca teve oportunidade de trabalhar com arquivos dessa natureza, podemos definir ele como uma imagem que consegue armazenar informações sobre a iluminação de um ambiente ou cenário. Por exemplo, para reproduzir a iluminação de uma sala, com o máximo de fidelidade, podemos usar um equipamento especial, para tirar uma foto do ambiente e nessa foto armazenar as informações de luz. Com isso, podemos usar técnicas e ferramentas nos softwares 3d, para gerar a iluminação de cenários virtuais com essas imagens HDR. Algumas pessoas costumam chamam essas cenas iluminadas com mapas HDR, como sendo a base para o hiper-realismo.

Essa é uma ótima opção, para iluminar um ambiente ou cenário com o máximo de realismo. O problema é que a maioria dos mapas HDR, com qualidade é pago. Caso você não tenha condições financeiras de comprar um deles, como as famosas bibliotecas do Dosch Studio, o resultado é aproveitar as imagens do Debevec, autor do famoso HDR Shop, software para editar e criar mapas HDR.

Para ajudar as pessoas interessadas em utilizar esse tipo de recurso, seja no Blender 3d, 3ds Max ou Maya, compilei uma pequena lista, com locais e bibliotecas gratuitas de mapas HDR.

Imagens HDR

Lembre que alguns dos arquivos disponibilizados nessas bibliotecas, por serem gratuitos estão com baixa resolução.

A primeira biblioteca é de um artista chamado smashmethod, que disponibilizou o material em duas páginas no deviantart. A quantidade de mapas HDR disponibilizados até que é impressionante! Para visitar as coleções de mapas HDR, visite os seguintes endereços:

Outra biblioteca com grande quantidade de imagens:

Só um detalhe, não tente abrir esse tipo de imagem no photoshop ou outro editor de imagens tradicional. Esses mapas são para uso em ferramentas 3d, seja ele o 3ds Max, Maya ou Blender. Por sinal, para usar esse tipo de imagem com o Blender você precisará do YafRay.

Só mais um detalhe, talvez o seu render fique um pouco mais lento com o uso dessas imagens, mas geralmente a qualidade da iluminação resultante, vale o sacrifício.