Existe um web site chamado Think, que é especializado em recursos e tutoriais para o Maxwell render, sendo em algumas ocasiões eles publicam tutoriais mostrando a integração do Maxwell com outras ferramentas. Ontem descobri um tutorial que mostra como configurar os materiais do SketchUp, para que a cena seja renderizada no Maxwell Render. O tutorial é muito informativo em relação aos materiais e explica em detalhes, as diferenças na configuração de materiais de ambas as ferramentas. O vídeo pode ser acessado nesse endereço, com a possibilidade de fazer download do mesmo.

São aproximadamente 8 minutos de vídeo, que podem ser úteis para quem pretende usar o SketchUp como ferramenta de modelagem, e gerar imagens realistas com o Maxwell Render. O tamanho total do arquivo é de 43 MB aproximadamente e você pode usar o VLC Player para assistir ao arquivo no formato FLV.

Além de mostrar alguns aspectos do SketchUp, o vídeo ensina alguns dos comandos existentes no plugin responsável pela integração entre o SketchUp e Maxwell. Tanto é que ele configura parâmetros dos materiais do Maxwell diretamente no SketchUp. O vídeo é baseado em uma cena padrão, que é configurada com os materiais relacionados a todos os objetos. Por exemplo, ele escolhe as propriedades físicas das superfícies.

O plugin já disponibiliza opções para escolher entre Plásticos, metais e emissores de luz. Mesmo usando o plugin, o autor deixa claro que isso é apenas uma pré-configuração e que para atingir níveis mais altos de qualidade, o artista precisa fazer os ajustes posteriores no editor do Maxwell.

Uma coisa que achei interessante no vídeo é a explicação sobre a configuração de texturas, que ainda atrapalha algumas pessoas no SketchUp. Apesar de ser curta, a explicação é elucidativa.

A imagem que ilustra esse artigo mostra o resultado final da renderização, repare que é realmente uma verdadeira transformação o render do Maxwell, em comparação com a visão esboçada do SketchUp.

Se você trabalha com visualização arquitetônica, usando o SketchUp recomendo que assista e estude o tutorial. Ele mostra o poder da visualização do SketchUp com um renderizador externo. O Maxwell Render é pago, mas você pode fazer a opção pelo Indigo Render ou Kerkythea, que tem princípios semelhantes e níveis de qualidade muito parecidos, trabalhando com física real.