Antes de começar a trabalhar com modelagem 3d, ilustração ou animação acho que todos os aspirantes a artistas, deveriam ter noções básicas sobre fotografia. Muito do que fazemos na criação de imagens, envolve o uso de técnicas de iluminação e principalmente composição de cenários. Quando trabalhamos um modelo 3d, apenas o modelo, poucas pessoas se preocupam no enquadramento dele na câmera e como fazer uma imagem interessante. No posicionamento de luzes, tudo pode influenciar a cena, desde a distância da luz até a cor das mesmas.

Lembro que confeitos comuns em softwares 3d hoje, como Depth of Field, não são bem compreendidos por artistas que não tem um mínimo de intimidade com lentes de câmera.

Como resolver isso? A melhor alternativa seria mesmo fazer um curso de fotografia, mesmo que seja curto.

Mark Lund Photography + Homeroom Studio

O estudo da fotografia pode servir como inspiração para a modelagem e composição 3D.

Para ajudar quem não pode fazer um curso completo de fotografia, encontrei um ótimo recurso para quem quiser aprender com livros e revistas gratuitas sobre fotografia. O Blog DIYPhotography, publicou uma lista com mais de 6 livros gratuitos sobre fotografia. No título o autor menciona que são 6 e dois meios livros, pela quantidade reduzida de informações de dois títulos extras.

Só existe um pequeno inconveniente, todos os títulos são em língua inglesa. Mas acredite; como fonte de informação sobre fotografia, todos são ótimos!

Veja a lista com alguns dos títulos, tomei a liberdade de traduzir alguns dos títulos:

  1. Sistemas de iluminação pessoal (26 páginas)
  2. Básico de iluminação para fotógrafos (36 Páginas)
  3. Revista JPG sobre fotografia
  4. Dicas para fotógrafos digitais, usando Adobe Lightroom (34 Páginas)
  5. Como tirar fotografias para casamentos (99 Páginas)
  6. Como começar a trabalhar com fotografia? (21 Páginas)
  7. Fotografias de paisagens urbanas (160 Páginas)

Os títulos estão em ordem, caso você queira fazer uma visita ao link indicado no inicio do artigo é só acompanhar as orientações aqui. Dentre todos os livros listados, os que você deve fazer um esforço mínimo para ler são os de número 2 e 7! Esses são os melhores e com aplicação direta na criação de elementos visuais, seja 3d ou 2d.

As instruções sobre como fazer o download dos livros estão no artigo original.