Como explodir as coisas em 3D? Pode até parecer um procedimento relativamente simples, mas exige também uma boa dose de preparação. Nas minhas aulas de 3ds Max, o momento em que abordada o uso de campos de força, em especial o chamado Bomb era especial, parece que os alunos voltavam à infância. Por exemplo, quem estava trabalhando com projetos de modelagem mais complexos, como a modelagem de carros, se divertia a aula inteira apenas explodindo os objetos que demorou horas e até dias para modelar.

Se você quiser saber o procedimento correto, para explodir um objeto com o máximo de controle sobre a dinâmica dos objetos, encontrei um ótimo tutorial sobre o assunto. Um artista chamado Henry Mbata, disponibilizou no seu web site um vídeo, que mostra o processo de modelagem e detonação de um objeto. No caso, o objeto é uma rocha. Para fazer o download do vídeo, visite esse endereço.

Sim, uma rocha. Pode até parecer simples, mas não é tão fácil como você imagina. No vídeo é possível perceber que a modelagem é a parte mais simples, mas o processo de explosão da rocha é mais trabalhoso.

O segredo de tudo está o uso eficiente de partículas. Depois que o modelo está pronto, o autor adiciona um sistema de partículas para simular os fragmentos da rocha, resultantes da explosão. Esses fragmentos das partículas podem ser controlados e manipulados de maneira fácil com campos de força. Caso você decida usar apenas o Bomb, um dos únicos “deformadores” para os fragmentos é a gravidades.

Com o uso das partículas a animação fica mais dinâmica, com a possibilidade de controlar e aplicar vários modificadores de movimento e até resolver o maior problema do Bomb, a falta de interação dos fragmentos com as superfícies do modelo 3d.

No Blender 3D, esse tipo de ferramenta foi implementada recentemente, na versão 2.46 já é possível usar um modificador chamado Explode, que funciona de maneira muito semelhante. Caso você não lembre, eu já escrevi um tutorial sobre o funcionamento do modificador Explode.

Antes de tentar reproduzir esse tipo de animação, tome muito cuidado! Esse tipo de animação pode deixar você viciado!