Como criar cabelos usando geometria e texturas no Maya e Photoshop?

Quando você pensa na criação de cabelos para personagens, deve associar imediatamente o uso de partículas, como já havia mostrado em um tutorial aqui no Blog, essa semana. Mas, em algumas situações o uso de partículas para simular esse tipo de objeto é impraticável, pela dificuldade técnica, ou simplesmente por demandar muitos recursos do hardware do computador. A criação de animações interativas ou jogos é uma dessas situações, em que os artistas precisam encontrar artifícios para simular cabelos em personagens, sem o uso de partículas.

Nesse caso, a melhor solução é o uso de uma combinação de polígonos e texturas.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre essa técnica, que mesmo com o avanço das Engines gráficas, continua sendo muito usada em estúdios ao redor do mundo, um tutorial mostrando como criar cabelos com texturas e geometria com o Maya e Photoshop, mostra de maneira clara e detalhada o processo completo de criação.

O tutorial mostra a técnica e organização necessária para conseguir o efeito, que pode muito bem ser reproduzido em qualquer ferramenta 3d e software de pintura.

Nesse tipo de técnica, o segredo de tudo é a manipulação correta do material que é usado para reproduzir o cabelo. O artista precisa adicionar no modelo 3d da cabeça, vários planos organizados de maneira a seguir o estilo do cabelo do personagem. Por exemplo, se você estiver criando um “guerreiro samurai“, os polígonos que representam os cabelos devem representar a morfologia aproximada do estilo de cabelo para o personagem, com o menor número de vértices para a simulação.

No tutorial existe até um comparativo, dos tipos diferentes de topologia usados para representar cabelos e os diferentes resultados obtidos no personagem.

Depois que esses polígonos estiverem estrategicamente posicionados na cabeça do personagem, o próximo passo é desenhar as texturas no software de edição, no caso desse tutorial, o Photoshop.

Para quem precisa economizar em recursos do computador, esse tipo de técnica é perfeita para elaborar simulações complexas e ao mesmo tempo, realistas para que o seu personagem tenha uma boa caracterização, o tutorial é muito útil explicando a técnica. Basta aplicar os conhecimentos na sua ferramenta 3d preferida.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Como criar cabelos usando geometria e texturas no Maya e Photoshop?”

  1. Uau, estou completamente boqueaberto com este tutorial (e com o outro que tem na página).

    Realmente vale a leitura … muito bom o material.

    Obrigado Allan por postar isso.

  2. Realmente, muito bom este tutorial. Principalmente, porque cabelos, pelos e mãos dão um trabalho para deixar um bom acabamento.

    Valeu, Allan.

  3. prescizo de um progama e aula em que eu possa fazer personagens com movimentos e ambientes diferentes
    escolas, igrejas , e etc

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