Quando você pensa na criação de cabelos para personagens, deve associar imediatamente o uso de partículas, como já havia mostrado em um tutorial aqui no Blog, essa semana. Mas, em algumas situações o uso de partículas para simular esse tipo de objeto é impraticável, pela dificuldade técnica, ou simplesmente por demandar muitos recursos do hardware do computador. A criação de animações interativas ou jogos é uma dessas situações, em que os artistas precisam encontrar artifícios para simular cabelos em personagens, sem o uso de partículas.

Nesse caso, a melhor solução é o uso de uma combinação de polígonos e texturas.

Se você quiser aprender um pouco mais sobre essa técnica, que mesmo com o avanço das Engines gráficas, continua sendo muito usada em estúdios ao redor do mundo, um tutorial mostrando como criar cabelos com texturas e geometria com o Maya e Photoshop, mostra de maneira clara e detalhada o processo completo de criação.

O tutorial mostra a técnica e organização necessária para conseguir o efeito, que pode muito bem ser reproduzido em qualquer ferramenta 3d e software de pintura.

Nesse tipo de técnica, o segredo de tudo é a manipulação correta do material que é usado para reproduzir o cabelo. O artista precisa adicionar no modelo 3d da cabeça, vários planos organizados de maneira a seguir o estilo do cabelo do personagem. Por exemplo, se você estiver criando um “guerreiro samurai“, os polígonos que representam os cabelos devem representar a morfologia aproximada do estilo de cabelo para o personagem, com o menor número de vértices para a simulação.

No tutorial existe até um comparativo, dos tipos diferentes de topologia usados para representar cabelos e os diferentes resultados obtidos no personagem.

Depois que esses polígonos estiverem estrategicamente posicionados na cabeça do personagem, o próximo passo é desenhar as texturas no software de edição, no caso desse tutorial, o Photoshop.

Para quem precisa economizar em recursos do computador, esse tipo de técnica é perfeita para elaborar simulações complexas e ao mesmo tempo, realistas para que o seu personagem tenha uma boa caracterização, o tutorial é muito útil explicando a técnica. Basta aplicar os conhecimentos na sua ferramenta 3d preferida.