Composição e efeitos 3d com o Cinema 4D e After Effects

Para trabalhar com softwares 3d é necessário apenas saber usar ferramentas como o 3ds Max, Maya ou Blender 3D? Algumas pessoas acreditam que sim, mas ainda acho que o mercado brasileiro é exigente com os profissionais dessa área, e com muita freqüência só artistas precisam se envolver em várias áreas de um projeto. Portanto, conhecer uma ferramenta de ilustração, edição de vídeo ou pós-produção pode ser o diferencial para ingressar em um estúdio ou produtora. Por isso, sempre incentivo meus alunos a estudar o After Effects, Fusion ou Combustion. Aqui no Brasil o After Effects é de longe o software mais usado para esse propósito.

Quer ver um exemplo do que é possível fazer com o uso de um software 3d e o After Effects? O tutorial que indico nesse artigo, mostra a produção de uma vinheta para TV com gráficos em 3d e transições.

O material em 3d é produzido no Cinema 4D e depois exportado para o After Effects. No tutorial, podemos acompanhar a criação de uma logomarca em 3d, que serve como artifício de transição no After Effects, para mudar cenas em um vídeo.

O objetivo é criar um efeito semelhante a uma máscara, usando como área transparente o interior da letra “O” do logotipo. Assim, quando a marca gira em torno do próprio eixo, o vídeo que passa no plano de fundo é trocado.

No início do vídeo podemos conferir os ajustes necessários no Cinema 4D para gerar a imagem. O artista faz pouco no software 3d, apenas cria em plano que tem a mesma área espaço vazado da letra o.

O truque é fazer o plano seguir a mesma animação do objeto, para depois gerar um arquivo de vídeo apenas com o plano. Assim, o vídeo com a área da máscara pode ser importado no After Effects. No After, o material é posicionado na timeline e é tratado com as propriedades de um Track Matte, mais precisamente um Luma Track Matte. Pronto! Agora é só organizar a ordem dos vídeos e objetos na timeline do After Effects para gerar o efeito.

Esse é um ótimo exemplo do que pode ser feito com softwares 3d e uma ferramenta de composição. O Cinema 4D poderia ser substituído por qualquer software, basta produzir o mesmo tipo de material para ter um efeito semelhante.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Composição e efeitos 3d com o Cinema 4D e After Effects”

  1. gostaria de saber allan s epor acaso bem vejo muita gente usando 3d amx e falando ate do 2010 como o melhor escolha na sua opiniao o que ois futuros profisisonais de 3d deveriamos fazer. claro que usar todos seria uma dadiva mas escolheremos um por que tem muitos programas e sair dor quinteto: 3dmax,maya,cinema4d,blender e houdini e dificil pois todos enchem os olhos sabemos do s efeitos do marketing ams realmente vale a pena?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *