Como criar cortes usando maquetes eletrônicas com o SketchUp

Os softwares de visualização como o Blender 3D e o 3ds Max, são excelentes para realizar renderizações realistas e mostrar para um provável cliente, como é que um projeto arquitetônico deve se concretizar em espaços reais. Mas, para o desenvolvimento do projeto ainda é muito complicado desenvolver a volumetria, e a estrutura de um projeto arquitetônico, usando apenas essas ferramentas. Para esse tipo de tarefa, existem alguns softwares mais especializados, e o SketchUp aparece como destaque nessa área, pela sua facilidade de uso e também por ser gratuito.

No processo de desenvolvimento de um projeto arquitetônico, a visualização de cortes dos projetos é muito importante, para que decisões relacionadas com a organização do espaço possam ser tomadas. Esse tipo de visualização é possível no 3ds Max e Blender 3D, mas no SketchUp o processo é bem mais simples e intuitivo.

O vídeo abaixo mostra como é possível acionar a ferramenta do SketchUp chamada de Section Plane. Com essa ferramenta, podemos ocultar uma parte do modelo 3d, permitindo que os planos internos da maquete eletrônica fiquem visíveis.

Não é necessária muita habilidade ou técnica para usar essa ferramenta, que se comporta como um elemento de desenho no SketchUp, portanto, pode ser girada e movida para qualquer parte da área de desenho.

Outra opção interessante é a criação de múltiplos planos de corte, que permitem ao artista 3d escolher entre vários cortes diferentes. Quando existem vários planos de corte, apenas um deles é considerado o plano ativo. Para trocar é só clicar com o botão direito do mouse sobre o plano e escolher a opção Active Cut.

Repare no tutorial em vídeo, que o desenvolvimento do projeto fica muito mais rápido quando usamos esse tipo de opção, para visualizar a organização interna dos planos e paredes. Mas, caso você precise usar o plano de secção, uma das “regras” de ouro das maquetes eletrônicas, que é modelar apenas o que será visível nas renderizações.

Isso é evidente, caso o modelo 3d não esteja completo na parte interior, com escadas, paredes e os respectivos planos e detalhamento interno, esse tipo de recurso terá pouco ou nenhum impacto no desenvolvimento do projeto.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 comentários sobre “Como criar cortes usando maquetes eletrônicas com o SketchUp”

  1. gostaria de saber se é possível renderizar um corte feito no sketchup com o section plane no Indigo. Tentei renderizar depois de fazer o corte mas não aparece a mesma imagem que enxergo no sketchup como acontece qdo renderizo uma maquete, ou nao aparece nada ou aparece a imagem sem o corte.
    O que eu preciso fazer para renderizar a imagem do corte?

    Se vc puder me responder por e-mail ficaria mto grata.
    Obrigada pela atenção

  2. A mesma pergunta do ultimo comentario. queria saber como rederizar em corte se e possivel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *