Sempre que encontro algum tipo de tutorial ou plugin para ajudar no trabalho de rotoscopia, penso que algum dia os algoritmos dos softwares de vídeo podem deixar esse trabalhoso processo, muito mais simples de executar. Se você é leitor aqui do blog, já deve ter lido alguns dos artigos que escrevi sobre rotoscopia, que é a atividade de separar um objeto presente em vídeos, de maneira que ele possa ser isolado para a edição. O funcionamento é parecido com uma máscara do Photoshop, mas muito mais complexo pelo fato do objeto estar em movimento. Por exemplo, já pensou trabalhar uma máscara em vídeo, que envolva os cabelos de uma personagem? Voando ao vento? Esse é o terror que qualquer editor de vídeo!

Para ajudar nessa tarefa, um artista de motion design da Alemanha desenvolveu um plugin para o After Effects, que tem como objetivo ajudar na tarefa da rotoscopia. O mais interessante é que o plugin é poderoso, e ao mesmo tempo totalmente gratuito, podendo ser copiado no web site do autor de maneira totalmente gratuita.

Quer ver como ele funciona? O tutorial abaixo mostra o funcionamento do Script e também funciona como uma introdução ao processo de rotoscopia para quem não conhece o assunto.


Tracker2Mask Tutorial from Mathias Möhl on Vimeo.

O autor do tutorial aproveita o poder do script, para fazer a rotoscopia de um carro em movimento. O vídeo mostra a delimitação da máscara no After Effects e a posterior edição do material com o software. A vantagem do plugin é a pequena quantidade de pontos de controle, para fazer o tracking do movimento desse objeto. No caso desse tutorial, o autor usou apenas quatro pontos para seguir o movimento do carro.

Os artistas que usam o After Effects para trabalhar podem se beneficiar muito desse tipo de ferramenta. Repare no vídeo do exemplo, que a maior dificuldade é adaptar a mascara as formas diferentes geradas pelo movimento do carro. Com o plugin, essas formas são adaptadas automaticamente! Claro que não é perfeito, mas muito do trabalho que teria que ser feito quase que manualmente pode ser acelerado, com esse recurso extra.

O link para o download do plugin, está na página do Vimeo.