Tutorial de composição para vídeo com o Apple Motion

Sempre que falo sobre composição em vídeo aqui no Blog, uso o After Effects da Adobe como referência, por ele ser a ferramenta mais usada no nosso mercado para esse propósito. Mas, esse tipo de referência estaria errada em mercados como o americano, em que o After Effects não é nem de longe a ferramenta de composição em vídeo mais usada. O que acontece aqui é o predomínio de PC's em que o After Effects é o mais conhecido, até pelo fato da Adobe ter representantes para vendas aqui no Brasil, facilitando o acesso ao After.

Quais as outras opções para fazer efeitos e composição em vídeo? Existem várias, sendo quem uma das opções que melhor trabalham em plataformas diferentes do PC é o Motion da Apple, que funciona muito bem com o Final Cut. Na verdade o Motion faz parte de um pacote da Apple chamado Final Cut Studio, que disponibiliza várias ferramentas para autorar DVDs, editar áudio e criar efeitos especiais em 3d.

O Motion é a solução para criar animações 2d e 3d para usar no Final Cut e ilustrar produções em vídeo de todas as escalas.

Quer aprender um pouco como ele funciona? O tutorial abaixo mostra um truque bem comum no Motion, usando máscaras e efeitos em perspectiva, para trabalhar com vídeos.

O autor do tutorial nos apresenta algumas ferramentas de edição do Motion encontradas no After Effects, como o controle de camadas, timeline e opções de desenho para elaborar formas e máscaras no vídeo.

O efeito que ele mostra consiste na criação de duas camadas com o mesmo vídeo, em que na camada superior, um efeito de repetição do vídeo semelhante a um Array e a distorção do plano em forma de perspectiva, permite simular uma parede de imagens. Nessa parede, uma máscara desenhada sobre a posição do vídeo na parte inferior, faz com que um buraco apareça na parte central do vídeo.

Esse é apenas um exemplo do que é possível fazer com o Motion. A Apple praticamente tirou a Adobe do mercado de edição de vídeos para Mac, com essas e outras ferramentas muito poderosas e incrivelmente fáceis de usar.

Para quem quiser conhecer, a ferramenta mais poderosa de composição da Apple é o Shake. A maioria das grandes produções que assistimos nos cinemas é finalizada com essa ferramenta.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Tutorial de composição para vídeo com o Apple Motion”

  1. tiraram o vídeo do ar… queria ver mais sobre o motion. Allan, vc sabe me dizer se o premiere faz efeito de texto tipo star wars? outra pergunta: qual a ferramenta que vc recomenda pra transformar dvd em avi, para ser importado no premiere? estava usando o alldj dvd2avi mas quando importo no premiere só vem o vídeo. o áudio não aparece.
    valeu!

  2. Aí mano me manda aí uns macetes bacana de como trabalhar com o Motion 3 da Apple, eu tenho um Mac aqui mas ainda não sei usar bacana……….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *