Script para iluminação realista do Mental Ray no Autodesk Maya

Entre os diversos renderizadores existentes no mercado de computação gráfica, o Mental Ray é conhecido pela sua capacidade de gerar renders incrivelmente realistas e ao mesmo tempo, ser um dos softwares mais difíceis de dominar. Devido a sua complexidade e variedade de opções, em algumas situações o manejo e manipulação dos seus parâmetros pode ser um verdadeiro desafio para qualquer artista 3d. Nesse ponto, qualquer ajuda no processo de configuração e ajuste nas suas cenas é muito interessante. Se você é usuário do Maya 2008 ou Maya 2009, existe uma ferramenta que pode ser de grande ajuda, chamada de Fast Mental Ray.

O Fast Mental Ray é uma ferramenta totalmente gratuita que promete acelerar o processo de configuração de materiais, luzes e câmeras no Mental Ray. Isso é feito com o uso de diversos menus a painéis personalizados que o script cria dentro do próprio Maya.

fast-mental-ray-maya-2009.jpg

Assim que o plugin é instalado, podemos alterar os parâmetros e opções em cinco áreas diferentes:

  • Environment: Essas opções permitem determinar a localização geográfica do modelo 3d, para que a luz do sol possa ser direcionada com informações corretas. Ainda é possível determinar uma data e hora, para que a posição da luz solar seja a mais precisa possível.
  • Render presets: O ideal para um artista 3d é configurar as suas cenas de acordo com os requisitos do projeto, mas algumas vezes os prazos e dificuldades técnicas no desenrolar da modelagem, acabam deixando pouco tempo para testar o render. Nesse caso, o Fast Mental Ray tem uma grande gama de opções já prontas de renderização como tamanho, qualidade, uso de iluminação global entre outros.
  • Camera: Para gerar iluminações realistas, o uso de câmeras com parâmetros e opções reais é muito importante. Nessa área do script é possível configurar aspectos como a exposição, ISO, velocidade do obturador entre outros.
  • Area Light: Se a sua cena é um ambiente interno, podemos criar uma luz do tipo área para simular aberturas de janelas de maneira rápida com essa opção.
  • Photometric Light: Por último, uma opção para criar luzes fotométricas que correspondem a luzes reais. Com esse tipo de iluminação é possível trabalhar com imagens realistas correspondendo de maneira fiel, ao que seria a iluminação criada no mundo real.

Essas são apenas as opções de render, pois ainda é possível usar vários shaders prontos, para acelerar a produção e ajuste de cenas, usando materiais do próprio Mental Ray.

Se você é usuário do Maya e trabalha muito com iluminação de cenários virtuais, esse plugin pode ajudar muito na configuração de dos seus projetos, principalmente se você ainda não tiver proficiência no render com o Mental Ray.

Para fazer o download o Fast Mental Ray, visite esse endereço. As instruções e documentação disponíveis estão em Francês. Mas, nada que uma tradução automática do Google não resolva, ao menos para começar a usar a ferramenta. Os menus e painéis do Fast Mental Ray estão em inglês mesmo.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *