Entre os diversos renderizadores existentes no mercado de computação gráfica, o Mental Ray é conhecido pela sua capacidade de gerar renders incrivelmente realistas e ao mesmo tempo, ser um dos softwares mais difíceis de dominar. Devido a sua complexidade e variedade de opções, em algumas situações o manejo e manipulação dos seus parâmetros pode ser um verdadeiro desafio para qualquer artista 3d. Nesse ponto, qualquer ajuda no processo de configuração e ajuste nas suas cenas é muito interessante. Se você é usuário do Maya 2008 ou Maya 2009, existe uma ferramenta que pode ser de grande ajuda, chamada de Fast Mental Ray.

O Fast Mental Ray é uma ferramenta totalmente gratuita que promete acelerar o processo de configuração de materiais, luzes e câmeras no Mental Ray. Isso é feito com o uso de diversos menus a painéis personalizados que o script cria dentro do próprio Maya.

fast-mental-ray-maya-2009.jpg

Assim que o plugin é instalado, podemos alterar os parâmetros e opções em cinco áreas diferentes:

  • Environment: Essas opções permitem determinar a localização geográfica do modelo 3d, para que a luz do sol possa ser direcionada com informações corretas. Ainda é possível determinar uma data e hora, para que a posição da luz solar seja a mais precisa possível.
  • Render presets: O ideal para um artista 3d é configurar as suas cenas de acordo com os requisitos do projeto, mas algumas vezes os prazos e dificuldades técnicas no desenrolar da modelagem, acabam deixando pouco tempo para testar o render. Nesse caso, o Fast Mental Ray tem uma grande gama de opções já prontas de renderização como tamanho, qualidade, uso de iluminação global entre outros.
  • Camera: Para gerar iluminações realistas, o uso de câmeras com parâmetros e opções reais é muito importante. Nessa área do script é possível configurar aspectos como a exposição, ISO, velocidade do obturador entre outros.
  • Area Light: Se a sua cena é um ambiente interno, podemos criar uma luz do tipo área para simular aberturas de janelas de maneira rápida com essa opção.
  • Photometric Light: Por último, uma opção para criar luzes fotométricas que correspondem a luzes reais. Com esse tipo de iluminação é possível trabalhar com imagens realistas correspondendo de maneira fiel, ao que seria a iluminação criada no mundo real.

Essas são apenas as opções de render, pois ainda é possível usar vários shaders prontos, para acelerar a produção e ajuste de cenas, usando materiais do próprio Mental Ray.

Se você é usuário do Maya e trabalha muito com iluminação de cenários virtuais, esse plugin pode ajudar muito na configuração de dos seus projetos, principalmente se você ainda não tiver proficiência no render com o Mental Ray.

Para fazer o download o Fast Mental Ray, visite esse endereço. As instruções e documentação disponíveis estão em Francês. Mas, nada que uma tradução automática do Google não resolva, ao menos para começar a usar a ferramenta. Os menus e painéis do Fast Mental Ray estão em inglês mesmo.