Vídeos e palestras da Autodesk na Game Developers Conference 2009

Uma das coisas que ainda pretendo fazer no futuro próximo é viajar para uma das grandes feiras de computação gráfica como a Siggraph ou a Game Developers Conference, para conferir de perto os lançamentos e novidades do setor. e claro assistir algumas palestras sobre as mais novas tecnologias. Se você também tem essa vontade, mas ainda não tem os incentivos financeiros necessários para investir na viagem, a solução é acompanhar as palestras e vídeos disponibilizados sobre o evento. A Autodesk é uma das empresas que investe forte em marketing nesse setor, e para promover o uso dos seus produtos entre estúdios e artistas que criam jogos, eles organizam várias palestras e apresentações ao longo do evento.

Caso você queira assistir a essas palestras, que envolvem assuntos como modelagem 3d para jogos e a aplicação de tecnologias para animação 3d baseada em inteligência artificial, os vídeos podem ser assistidos de maneira totalmente gratuita no Autodesk Area. Alguns dos vídeos não apresentam novidade alguma, como o lançamento e demonstração das ferramentas de modelagem 3d e renderização do recém lançado 3ds Max 2010. Mas, outros podem ser muito interessantes para artistas envolvidos apenas com animação tradicional e que gostariam de expandir um pouco mais os seus horizontes, com tecnologia voltada a animação interativa.

palestra-inteligencia-jogos-3d.jpg

Essa é a lista de vídeos, acompanhada de um breve comentário sobre o seu conteúdo:

  • Autodesk HumanIK e Kynapse
  • Autodesk HumanIk, Kynapse e 3ds Max na produção do Warhammer online 3
  • Autodesk MotionBuilder
  • Autodesk Maya
  • Autodesk Softimage, ICE e Face Robot na produção dos animatics para o 007 Quantum of Solace
  • 3ds Max 2010 (palestra em duas partes)
  • Autodesk Softimage
  • Escultura digital com o Mudbox

Como você pode perceber pelos títulos das palestras, o material é bem amplo e apresenta de maneira interessante alguns projetos reais. O melhor de todos é o primeiro vídeo, que mostra a aplicação de sistemas intermediários para controla multidões e a aplicação de inteligência artificial em personagens. A parte relacionada a descoberta de trajetórias e caminhos em terrenos é bem interessante. A palestra sobre o Warhammer online também mostra muita aplicação prática de tecnologias 3d para o desenvolvimento de aplicativos reais.

Um ponto interessante em relação ao material é que essa GDC 2009, apresenta pela primeira vez a equipe da Softimage apresentando suas ferramentas já integradas a Autodesk.

Cada uma das palestras tem em média 40 minutos de duração, portanto assista quando tiver bastante tempo disponível.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *