Qual a diferença entre mapas do tipo Bump e Displacement em texturas?

Mais um excelente tutorial sobre conceitos básicos de computação gráfica 3d foi divulgado pelo projeto Guerrilla CG, que é uma organização sem fins lucrativos para fomentar a educação e informação sobre técnicas e ferramentas relacionadas à computação gráfica. O assunto desse novo vídeo é a diferença entre os tipos de mapas de texturas chamados de Displacement e Bump. Ambos apresentam resultados finais muito semelhantes em termos de objetivo, mas o seu funcionamento e aplicação são bem diferentes. Você sabe quando é ideal aplicar cada um desses mapas? As vantagens e limitações? O vídeo abaixo mostra muito bem as aplicações de ambos os sistemas.

Displacement And Bump: Overview from The Guerrilla CG Project on Vimeo.

Como a narração do vídeo está em inglês, vou descrever a explicação apresentada no vídeo e explicar as diferenças de ambos os tipos de texturas.

O princípio básico de ambas as texturas é o mesmo, que é representar deformações nas superfícies dos objetos 3d, com base em informações de cor nas imagens das texturas. As texturas do tipo Bump são as mais antigas e servem para fazer pequenos relevos nos objetos, com base na escala de cores. Essas deformações são bem suaves e não são indicadas para objetos que estejam próximos da câmera. A razão disso é que essas deformações tem baixa resolução e próximas da câmera a sua natureza 2d fica mais evidenciada. Não é necessário uma superfície com grande quantidade de subdivisões para criar esse tipo de relevo nos objetos.

Já as texturas do tipo Displacement funcionam com o mesmo objetivo, mas nesse caso a malha 3d é deformada com base na textura. No momento em que a cena ou modelo 3d é renderizada, os vértices do objeto sofre um deslocamento com base na textura. Como existe uma deformação no modelo 3d, o problema da proximidade do objeto com a câmera não existe nesse caso. Mas, por outro lado é necessário um modelo 3d com grande quantidade de subdivisões para que a textura possa efetivamente realizar algum tipo de deformação nos objetos.

Por exemplo, no caso das simulações de fluidos é possível usar mapas de Displacement em planos bem subdivididos para conseguir criar os líquidos. Isso sem a necessidade de usar nenhum tipo de sistema de simulação física. Já para os mapas do tipo Bump é possível aproveitar esse tipo de imagem na criação das tábuas de um piso ou outro tipo de relevo nos objetos.

Agora que você já sabe as diferenças e vantagens de cada um dos tipos de mapeamento para texturas, pode escolher de maneira mais segura e consciente o mapa ideal para o seu projeto de modelagem. Sempre é interessante usar esse tipo de recurso, para evitar a modelagem de pequenos detalhes nos modelos 3d.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 comentários sobre “Qual a diferença entre mapas do tipo Bump e Displacement em texturas?”

  1. Esqueceu de dizer que no bump não há deformação real no objeto, apenas uma ilusão.
    Não desmerecendo o bump é claro.
    É um efeito ótimo, mas tem suas ocasiões.

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