Nesses últimos dias estava revisando o meu material de aula que uso para ajudar nas explicações sobre ferramentas do 3ds Max e AutoCAD, quando me deparei com os textos e imagens sobre a ferramenta align. Esse é um comando bem antigo do AutoCAD e que está presente também no 3ds Max. O princípio de funcionamento é basicamente o mesmo, alinhar os eixos de um determinado objeto em relação a outro. Explicando assim pode até parecer simples, mas a quantidade de informação necessária para executar o comando pode ser um desafio e tanto para pessoas que nunca tiveram experiências com a ferramenta.

No AutoCAD é necessário informar os pontos de referência de ambos os objetos. Se for um desenho 2d, precisamos determinar quatro pontos. Dois no objeto que será movido e outros dois no objeto usado como referência. Caso você nunca tenha usado esse tipo e opção no AutoCAD, o vídeo abaixo mostra uma introdução ao AutoCAD 2010 LT e também ao uso do align.

A primeira parte do vídeo mostra uma introdução mesmo aos comandos e ferramentas do AutoCAD, com a apresentação do desenho com linhas e algumas opções de modificação. Na parte final do vídeo é possível acompanhar o uso da ferramenta align.

No desenho criado para a introdução do vídeo temos dois elementos separados, que apresentam linhas inclinadas e que devem ser colocadas na mesma orientação. O comando align é acionado e logo em seguida já precisamos informar quais objetos devem sofrer a transformação do align. O próximo passo é informar o primeiro ponto usado para o alinhamento, sendo um no objeto de origem e outro no destino.

A mesma informação deve ser passada para um segundo ponto, com referência para origem e destino. Esses pontos de origem e destino ficam na mesma posição do plano cartesiano no final do comando. Isso faz com que o objeto seja movido e rotacionado ao mesmo tempo. O align do AutoCAD ainda permite aplicar um fator de escala proporcional que altera o tamanho do objeto para que a escala se adapte aos pontos informados.

Esse mesmo comando funciona para modelagem 3d no AutoCAD também, mas nesse caso precisamos informar a referência de mais um ponto. No 3ds Max esse tipo de ferramenta é um pouco mais interativa, pois as informações são organizadas em um menu com opções de alinhamento baseadas em eixos.