AutoCAD 2010: Usando o comando Align para organizar desenho técnico

Nesses últimos dias estava revisando o meu material de aula que uso para ajudar nas explicações sobre ferramentas do 3ds Max e AutoCAD, quando me deparei com os textos e imagens sobre a ferramenta align. Esse é um comando bem antigo do AutoCAD e que está presente também no 3ds Max. O princípio de funcionamento é basicamente o mesmo, alinhar os eixos de um determinado objeto em relação a outro. Explicando assim pode até parecer simples, mas a quantidade de informação necessária para executar o comando pode ser um desafio e tanto para pessoas que nunca tiveram experiências com a ferramenta.

No AutoCAD é necessário informar os pontos de referência de ambos os objetos. Se for um desenho 2d, precisamos determinar quatro pontos. Dois no objeto que será movido e outros dois no objeto usado como referência. Caso você nunca tenha usado esse tipo e opção no AutoCAD, o vídeo abaixo mostra uma introdução ao AutoCAD 2010 LT e também ao uso do align.

A primeira parte do vídeo mostra uma introdução mesmo aos comandos e ferramentas do AutoCAD, com a apresentação do desenho com linhas e algumas opções de modificação. Na parte final do vídeo é possível acompanhar o uso da ferramenta align.

No desenho criado para a introdução do vídeo temos dois elementos separados, que apresentam linhas inclinadas e que devem ser colocadas na mesma orientação. O comando align é acionado e logo em seguida já precisamos informar quais objetos devem sofrer a transformação do align. O próximo passo é informar o primeiro ponto usado para o alinhamento, sendo um no objeto de origem e outro no destino.

A mesma informação deve ser passada para um segundo ponto, com referência para origem e destino. Esses pontos de origem e destino ficam na mesma posição do plano cartesiano no final do comando. Isso faz com que o objeto seja movido e rotacionado ao mesmo tempo. O align do AutoCAD ainda permite aplicar um fator de escala proporcional que altera o tamanho do objeto para que a escala se adapte aos pontos informados.

Esse mesmo comando funciona para modelagem 3d no AutoCAD também, mas nesse caso precisamos informar a referência de mais um ponto. No 3ds Max esse tipo de ferramenta é um pouco mais interativa, pois as informações são organizadas em um menu com opções de alinhamento baseadas em eixos.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *