A modelagem de projetos para arquitetura sempre ofereceu mais facilidades para artistas 3d iniciantes, principalmente quando falamos apenas de estruturas simples compostas principalmente por paredes. Como esse tipo de geometria é simples de criar, a maioria dos instrutores e projetos de curso acabam adicionando módulos em que os alunos precisam reproduzir as suas próprias casas em 3d. A representação da arquitetura em si não é o problemas, mas o detalhamento necessário para conseguir atingir os níveis de realismo exigidos pela maioria dos arquitetos e construtoras, que colocam nas renderizações o maior peso do marketing relacionado as vendas do projeto.

Esse tipo de detalhe é tão importante que os profissionais envolvidos com esse tipo de projeto estão sempre agregando modelos 3d com mobiliário ou outros objetos, que possam ser adicionados em espaços no projeto.

Mas, existe um tipo de visualização que é muito difícil de criar usando bibliotecas prontas, que é a relacionada com cozinhas. Assim como acontece no mundo real, em que temos cozinhas feitas sob medida, em 3d os blocos de cozinha acabam sendo feitos sob medida também. A produtividade na representação desse tipo de projeto é significativamente menor que em outros ambientes.

Mas, caso você use o 3dsmax para criar esse tipo de visualização, existe um script que pode ser de grande ajuda. Com o “Kitchen Cabinet Creator” podemos criar de maneira automatizada armários para cozinha preenchendo apenas algumas opções simples no painel do script.

As imagens abaixo mostram alguns exemplos de armários de cozinha que foram criados usando a ferramenta.

cozinha-maxscript.jpg

cozinha-maxscript-02.jpg

O mais interessante desse script é que não só armários de cozinha podem ser criados, pois ao retirar as portas dos gabinetes é possível elaborar outros tipos de mobiliário. O único ponto negativo é ter que configurar uma boa quantidade de valores no painel da ferramenta, o que pode desencorajar algumas pessoas. Mas, caso você já tenha tido a experiência de modelar manualmente uma cozinha, vai preferir muito mais a rapidez desse tipo de script.

Mesmo que você não use a ferramenta de imediato, pode começar a elaborar diversos layouts dos armários para usar posteriormente. Só isso já vale o download!