A criação de objetos em 3d não é exclusividade de ferramentas como o Blender e 3dsmax, e pode muito bem ter origem em outros softwares que oferecem ambientes e recursos necessários para gerar objetos tridimensionais. Esse é o caso do AutoCAD que permite a criação de modelos 3d relativamente complexos, e que atendem as necessidades de muitos usuários oriundos do desenho técnico. Nos últimos dez anos a modelagem de objetos 3d no AutoCAD melhorou muito e se equipara em muitos pontos ao que temos em ferramentas especializadas. Ainda me recordo da época em que não era possível trabalhar com modelagem de objetos usando o modo Shade, apenas com a visualização em Wireframe.

Depois do lançamento do AutoCAD 2000 no final dos anos 90 isso mudou e vêem evoluindo até hoje.

Se você é usuários do AutoCAD e ainda não enveredou para a modelagem 3d no software, encontrei uma ótima referência sobre o uso da ferramenta para a parte de 3d, que é um guia sobre os comandos do AutoCAD 3D. O material não está em vídeo, mas organizado em uma série de lições totalizando 17 artigos que abrangem desde a explicação da visão isométrica até a renderização.

brick

Uma coisa interessante sobre o guia é o foco nas explicações sobre os comandos do AutoCAD, e como podemos criar elementos 3d usando esses valores. Essa é ao mesmo tempo uma das vantagens do AutoCAD e também um dos grandes entraves para que usuários iniciantes aprendam o funcionamento da ferramenta. Sempre que tenho a oportunidade de ministrar cursos sobre o AutoCAD, percebo que a dificuldade dos alunos é com o domínio dos comandos, que faz com que a grande maioria recorra as barras de ferramenta.

Mas, mesmo evitando a linha de comandos com os ícones, ainda é necessário recorrer a essa parte do software para informar valores e confirmar algumas operações.

Na lição 16 é possível acompanhar a modelagem completa de uma pequena edificação que aplica na prática todos os conceitos abordados nas outras áreas do material. Mesmo que você não consulte o resto do guia, recomendo a leitura da lição 16.

Com o guia, você terá ao menos uma boa lista documentada de comandos e as suas respectivas funções no AutoCAD para gerar modelos 3d.