Os softwares 3d para a plataforma da Apple sempre foram vistos com um pouco de descaso no passado pela maioria das empresas que mantinham versões dos seus aplicativos no Windows. Isso era devido a pouca base de usuários e os altos custos de manter uma ferramenta complexa como uma suíte 3d para duas plataformas diferentes. O cenário hoje é bem diferente e a demanda para artistas 3d usando Macs é bem superior, inclusive me coloco nessa estatística já faz alguns anos, usando apenas a plataforma da maçã. Entre os softwares mais antigos que tinham versões para Mac está o Cinema 4D, que é uma das melhores opções em termos de suítes 3d proprietárias para usuários que desejam utilizar Macs.

Já utilizei muito o Cinema 4D, principalmente ministrando treinamentos, e só não utilizo mais o software para produção de tutoriais ou vídeos, devido a falta de uma política educacional da Maxon.

Mas, o artigo de hoje não é para falar da política educacional da Maxon e sim para anunciar que o Cinema 4D está recebendo uma atualização muito interessante. Agora a sua versão 13 conta com recursos como um renderizador baseado em física e outras facilidades para animadores 3d.

O vídeo abaixo faz uma rápida compilação sobre as novidades do Cinema 4D R13:

Entre as novidades para o Cinema 4D R13 temos:

  • Novo renderizador: Opções como render baseado em física de maneira semelhante ao que temos em vários softwares que usam métodos unbiased. Outros métodos foram melhorados como o uso de Subsurface Scattering.
  • Opções de saída com render estereoscópio: Agora na versão 13 o Cinema 4D conta com inúmeras opções para que você converta o seu projeto de animação ou efeitos
  • Novas opções para animação de personagens: Entre os recursos disponíveis para animar personagens, existe agora algo semelhante a um Autorigger, que adiciona estruturas de controle para personagens de maneira automática.
  • Novo sistema CMotion: Permite que os usuários criem templates de ciclos de caminhada para reaproveitamento em animações.
  • Novo sistema Muscle: As deformações dos personagens podem ser melhoradas com o uso de simulações de músculos.

Para quem utiliza o Cinema 4D para trabalhar e produzir animações, os avanços e novas ferramentas na área de animação para personagens são impressionantes. Para mais informações, visite a página oficial da Maxon com as informações dessa atualização.