Adobe Edge Preview: Animações com HTML5

A Adobe já teve algum tempo atrás uma ferramenta que era praticamente sinônimo de multimídia e animação para a Web, que é o Flash. Hoje ele ainda é reconhecido como uma das melhores opções para produzir material com animação baseada em vetores, pois o seu plugin está instalado em um grande número de computadores e também é fácil encontrar profissionais e artistas, para trabalhar em projetos com o Flash. Mas, desde que o mundo está adotando tecnologias móveis, principalmente as baseadas no sistema iOS, que representam um grande problema para os artistas e produtoras focadas em Flash. O iOS não suporta o Flash Player, impedindo que donos de iPhones, iPods e iPads consigam visualizar esse tipo de conteúdo no Safari Mobile.

A solução seria adotar tecnologias mais abertas e que são largamente suportadas pelos navegadores atuais. Esse é o caso do HTML5 que com a sua tag <canvas> permite trabalhar com a criação de elementos vetoriais e também animação direto no navegador. Mas, a solução envolvia o aprendizado da linguagem HTML5 e também JavaScript para criar animações, o que deixada muitos artistas desanimados para aprender essas novas tecnologias.

É para atender o público que gostaria de algo como um Flash que cria material multimídia em HTML5 que a Adobe anunciou o preview aberto do software chamado Edge.

Sim, o Adobe Edge está sendo chamado de Flash otimizado para o HTML5. Como ele está em fase de testes, você pode fazer o download gratuito do Adobe Edge nesse endereço, o mesmo funcionara por alguns meses até o fim do período de testes.

O vídeo abaixo mostra uma introdução ao Adobe Edge, mostrando como é possível criar animações com foco no HTML5 de maneira parecida com o que fazemos no Flash. O processo é mais parecido com a animação realizada no After Effects ou Adobe Premire, mas os conceitos de interpolação e keyframes são os mesmos do Flash.

A sua interface lembra muito um Flash resumido, e com os recursos necessários para criar animações simples com texto, imagens e figuras geométricas. Lembre que ainda é um preview e muita coisa deve mudar até que o Edge ganhe uma versão estável. Por exemplo, coisas das quais senti falta versão são a possibilidade de adicionar loop na animação, e também de trabalhar com coisas simples do tipo links no texto.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *