ZWCAD: Alternativa ao AutoCAD para desenho técnico

Os profissionais que trabalham com desenho técnico sempre passam por uma fase em que precisam escolher uma ferramenta de CAD que será criada para fazer seus projetos. Nas universidades e faculdades ainda é comum encontrar professores que recomendam aos seus alunos o uso do AutoCAD, como sendo a única e definitiva solução de CAD para quem precisa trabalhar em grandes projetos. isso já foi praticamente um dogma entre os profissionais de arquitetura, engenharia e demais que precisam criar pranchas técnicas. Mas, hoje existe uma gama enorme de opções que atendem perfeitamente aos requisitos mais exigentes em termos de projetos para substituir o AutoCAD.

ZWCAD como substituto do AutoCAD

Uma dessas opções é o ZWCAD que é comercializado no Brasil pela totalCAD . O ZWCAD é uma ferramenta de CAD bastante completa e que pode substituir perfeitamente o AutoCAD em projetos simples, e também nos mais complexos. Isso tanto é verdade, que fiquei surpreso ao visitar a lista de empresas que adotam o ZWCAD como ferramenta de trabalho.

Mas, quais são as vantagens em usar o ZWCAD como substituto do AutoCAD?

A convite da totalCAD fiquei testando o ZWCAD por alguns dias para escrever essa análise, e posso dizer que fiquei impressionado com o resultado. Sou usuário do AutoCAD já faz mais de 10 anos, e me adaptei de maneira muito rápida ao ZWCAD. Assim como acontece com outros softwares na área, o ZWCAD oferece opções e comandos idênticos ao AutoCAD. Por exemplo, a parte de edição e comandos de criação como Line, Copy, Move e outros são exatamente iguais aos do AutoCAD.

Se você quiser deixar o software personalizado com as configurações que você já possui no AutoCAD, é possível exportar suas configurações para o ZWCAD.

Compatibilidade com arquivos do AutoCAD

A compatibilidade com arquivos DWG é muito boa, e consegui importar projetos antigos criados em versões diversas do AutoCAD, e até mesmo arquivos salvos com o AutoCAD 2011 foram lidos sem nenhum tipo de problema. Só não realizei o teste com arquivos DWG do AutoCAD 2012, pois não tinha nenhum arquivo criado na versão 2012 do AutoCAD para realizar o teste.

A lista completa de recursos do ZWCAD pode ser conferida neste Link.

Comparação entre o ZWCAD e o AutoCAD

Quer ver uma comparação interessante sobre o ZWCAD? O vídeo abaixo faz a comparação direta entre o desempenho do ZWCAD e do AutoCAD:

O meu parecer sobre o software é totalmente positivo, e para todos os que estão procurando uma alternativa viável ao AutoCAD, recomendo testar o ZWCAD. A totalcad oferece o download do software para fins de teste de maneira gratuita, que funciona por 30 dias.

Se você trabalha com desenho técnico, recomendo o download!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 comentários sobre “ZWCAD: Alternativa ao AutoCAD para desenho técnico”

  1. Também já testei para um amigo o zwcad e também achei uma boa solução para quem quer só 2d.
    A licença não é muito cara e corresponde bem ao suporte.

    Para esse meu amigo eu indiquei no final o DoubleCad com a versão Free que também é muito bom.

  2. Não encontrei no seu artigo nenhuma vantagem clara em relação ao uso do software em substituição ao AutoCad.
    Você diz: ” Mas, quais são as vantagens em usar o ZWCAD como substituto do AutoCAD?” Mas no texto somente fala que o ZWCAD consegue “copiar” as funções do AutoCad.

    Abraço.
    Thiago

  3. Concordo com o Allan, o ZW é uma versão mais antiga do autoCad podemos assim dizer, enquanto o CAD tá na versão 2012, o ZW está +- na versão 2008/2009. Mas para quem vai utilizar apenas ferramentas 2D para desenho técnico, o ZW é muito mais barato q o AutoCAD, compensa o onvestimento.

  4. Eu avaliei o ZWCad na empresa onde trabalhava antes, e ele é funcionalmente bem próximo do AutoCAD. Particularmente, para quem só usa 2D ele é uma ótima alternativa pelo preço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *